Enduro

Diogo Ventura e Bruna Antunes são campeões

Na derradeira prova da temporada do Campeonato Nacional de Enduro Sprint Moto-Espinha, versão 2023, Diogo Ventura (Elite) e Bruna Antunes (Senhoras) confirmaram as suas lideranças na competição.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: JOÃO DA FRANCA E OFICIAIS

Diogo Ventura (Beta) terminou no lugar mãos baixo do pódio na segunda edição do Enduro Sprint Paleke, realizado em Pataias, no concelho de Alcobaça, e sagrou-se campeão nacional da disciplina, numa prova marcada pelo triunfo de Paulo Alberto.

Aos comandos de uma Yamaha, o piloto de Leiria dominou nas areias de Pataias, relegando para a segunda posição Renato Silva (Beta), mas foi Diogo Ventura, piloto da Beta, apoiado pelo Góis Moto Clube, que fez a festa final.

«A terceira posição registada em Alcobaça, no derradeiro compromisso do Enduro Sprint, garantiu o meu quarto título nacional consecutivo na modalidade. Comecei 2023 sem objetivos de ganhar corridas e campeonatos, mas depois de fazer as primeiras duas corridas quis estar presente nas duas últimas e garantir mais esta conquista extensível para todos os meus parceiros, aos quais agradeço por que continuarem ao meu lado», sublinhou Diogo Ventura.

No Parque Recreativo da Cecil, em Pataias, Paulo Alberto foi o mais rápido entre a centena e meia de participantes na prova organizada sob a égide da Associação Recreativa Cultural e Desportiva os Palekes. Os pilotos enfrentaram um percurso de 30 quilómetros onde estavam integradas duas especiais muito técnicas e ambas disputadas em areia.

A pista de motocross “Super Arena” e terrenos confinantes foi aproveitada para produzir a primeira especial com 3,7 km de pura diversão. Já a segunda, com um traçado de 6,9 km, bastante técnica e longa, colocou à prova os especialistas desta modalidade e ditou as diferenças na tabela classificativa.

Foi em formato de “Open Course” e com caraterísticas únicas devido a competição ter-se desenrolado em pistas totalmente arenosas, que Paulo Alberto, depois de Steve Holcombe, ter quebrado a invencibilidade de Diogo Ventura.

Na quarta posição terminou Ruben Ferreira (Beta), confidenciando, no final, que «foi das melhores corridas do ano, pois correr na “Super Arena” é como correr em casa». «Consegui impor um bom ritmo e andar perto dos lugares cimeiros e, por isso, fiquei contente por terminar o ano numa boa posição, depois da lesão sofrida a meio da época».

O jovem piloto aproveitou a oportunidade para «parabenizar também os meus colegas de equipa pela excelente época», assim como deixar «um obrigado a toda a minha equipa, a Beta Portugal – Moto Espinha por todo o apoio prestado, em que não podia faltar o meu agradecimento especial aos meus pais por serem incansáveis no que toca ao apoio».

GONÇALO MARIA FIGUEIREDO VENCE CLASSE VERDES

Referência para o piloto de Coimbra, Gonçalo Maria Figueiredo, que terminou na segunda posição na classe Verdes, atrás de Francisco Salgado, sagrou-se campeão da categoria ao cabo da derradeira prova do Campeonato Nacional de Sprint Enduro.

Para o piloto conimbricense, que em Pataias relegou Marco Vicente para a terceira posição, confidenciou que «foi um dia difícil, em que não encontrei o ritmo certo e, por isso, fez com que não alcançasse a fórmula para lutar por mais».

«Estou feliz por conseguir dar a volta a um ano tão difícil que culminou com a vitória no Troféu Nacional de Sprint Enduro na classe Verdes. Obrigado a todos aqueles que me ajudam diariamente a tirar este sonho do papel e, em especial, ao meu pai, que acreditou em mim quando nem eu próprio acreditava», referiu Gonçalo Maria Figueiredo.

BRUNA ANTUNES LOGROU

O TRIUNFO ABSOLUTO NAS SENHORAS

Nas Senhoras, Bruna Antunes (GasGas), que em Pataia terminou em segundo, atrás de Vilde Marie, foi quem também fez a festa final, saboreando a preceito o título de campeã nacional de Sprint Enduro 2023. A jovem promessa da Lousã, Francisca (Kika) Henriques, encerrou a temporada com a terceira posição.

A jovem piloto de Sesimbra com o número 555 estampado na sua GasGas, não escondeu a emoção pela conquista de mais um título a juntar ao seu já extenso pecúlio, dedicando o título «a Jorge Carpinteiro».

«Para mim foi um ano de viragem, muito diferente de todos os outros. Desde o início de 2023 que o meu objetivo principal foi dedicar-me a 100% e, felizmente, foi possível a minha participação nas corridas que tanto gosto e que estou muito contente por isso. Desfrutei ao máximo e vim para casa sempre feliz que é sempre o principal ensejo. Obrigado a todas as pessoas que estão do meu lado», sublinhou ainda a jovem piloto da margem sul do Tejo.

Os pilotos enduristas fazem agora uma pausa para “oxigenar” a quadra natalícia, regressando às competições já em janeiro de 2024.

RESULTADOS

PROVA DE PATAIAS

ELITE – Paulo Alberto (1.º), Renato Silva (2.º) e Diogo Ventura (3.º).

VERDES 1 – Francisco Salgado (1.º), Gonçalo Jesus (2.º) e Marco Vicente (3.º).

VERDES 2 – Salvador Vargas (1.º), João Rafael (2.º) e Tiago Rodrigues (3.º).

VETERANOS – Manuel Moura (1.º), Fernando Ferreira (2.º) e Carlos Pedrosa (3.º).

SUPER VETERANOS – Albano Mouta (1.º), Diogo Salema (2.º) e Paul Prowse (3.º).

SENHORAS – Vilde Holt (1.ª), Bruna Antunes (2.ª) e Francisca (Kika) Henriques (3.ª).

PROMOÇÃO – Tiago Sena (1.º); António Nobre (2.º) e Kevin Mendes (3.º).

CAMPEONATO NACIONAL

ELITE – Diogo Ventura, Renato Silva e André Sérgio

VERDES 1 – Gonçalo Jesus, Francisco Salgado e João Pedro Oliveira

VERDES 2 – João Rafael, Marco Baltazar e Carlos Moita

VETERANOS– Fernando Ferreira, Carlos Pedrosa e Bruno Freitas

SUPER VETERANOS – Diogo Salema, Nelson Cabeça e Paul Prowse

SENHORAS – Bruna Antunes, Mariana Afonso e Wilde Holt

PROMOÇÃO – Tiago Sena, Lucas Cêpa e Hugo Matos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *