Enduro

Brad Freeman vence “mundialistas” em Góis

A segunda jornada do Campeonato Nacional de Enduro, que incluiu os troféus monomarca da Beta, GasGas, Sherco e TM, bem como da ronda de abertura do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar, encheu a vila de Góis de muito entusiasmo.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: JOÃO DA FRANCA

Brad Freeman (Beta)

O Góis Moto Clube serviu um “prato” de excelência, contando com uma lista de inscritos de 190 pilotos, não primava apenas pela quantidade mas também pela qualidade, com os pilotos portugueses regulares do campeonato a contarem com a presen­ça de várias “estrelas” mundiais da modalidade.

De facto, foi repleto de estrelas que competem no Mundial de Enduro que a 19.ª edição do Enduro de Góis, segunda ronda do campeonato nacional da especialidade, que o campeão do mundo de E3 em título venceu três das 11 especiais e foi o mais consistente ao longo de todo o dia. A fortíssima reta final de Nathan Watson, companheiro de equipa na Beta que logrou o triunfo em seis especiais, entre as quais as últimas quatro, Brad Freeman não se intimidou e conquistou, sem apelo nem agravo, o triunfo absoluto.

Julien Roussaly (Sherco)

Na classificação geral, Julien Roussaly colocou a Sherco entre as duas motos Beta oficiais e reforçou o seu posto de comandante do campeonato. O francês geriu muito bem a sua corrida, venceu duas das três passagens pela Extreme Test e bateu Nathan Watson por escasso 1,2 segundo.

Nathan Watson subiu ao degrau mais baixo do pódio na sua estreia aos comandos de uma Beta, enquanto o 4.º posto final foi para Jamie McCanney, vencedor entre as motos da classe Elite 1, seguido pelo melhor português que foi o “herói” local, na circunstância Diogo Ventura (Beta), ao bater Harry Edmonson e Luís Oliveira, que mantém a liderança na classe Elite 1. Renato Silva, Bruno Charrua e Frederico Rocha foram os pilotos que completaram o “top 10” em Góis.

Nathan Watson (Beta)

Lutas bastante intensas foram igualmente as vividas nas classes Open e Verdes, com os triunfos finais a pertencerem a pilotos da Beta, num dia em cheio para a marca italiana. Rúben Ferreira repetiu a vitória obtida há três semanas e cimentou a sua liderança na Open, batendo José Borges e Filipe “Taniko” Oliveira, enquanto Luís “Likas” Cardoso encabeçava a tabela absoluta dos Verdes, com menos 27 segundos que Igor Domingos, com Gonçalo Maria a subir ao pódio na classe Open 1, ao ficar na segunda posição.

Nas senhoras, a vitória sorriu a Vilde Marie Holt, aos comandos de uma Husqvarna, secundada por Mariana Afonso, de Viana do Castelo, em KTM. O terceiro lugar foi conquistado pela lousanense Kika Henriques, em Sherco. A jovem piloto da Lousãmotos não evitou alguns percalços ao longo da prova mas, no final, retirou os devidos dividendos, tendo em vista os próximos compromissos.

Pódio das Senhoras

Nas restantes classes, Fábio Magalhães (Verdes 1), Hélder Fernandes (Verdes 3), Gil Carmo (Veteranos), Cláudio Belchior (Super Veteranos) e Hugo Matos (Promoção). Finalmente, nas várias competições monomarca, o Troféu Beta, que tinha aqui a sua primeira ronda, foi o mais concorrido, com 22 pilotos, com Diogo Nogueira a ganhar na mais preenchida classe 2T e Tony Carvalho nas 4T. No Troféu Enduro GasGas Portugal, que se tinha iniciado em Santiago do Cacém, participaram 11 pilotos, com o triunfo final para o Veterano Bruno Freitas.

Arranque em Góis também para o Troféu Sherco, com 11 pilotos presentes e vitória para Nuno Santos, e para o Challenge TM Racing, no qual alinharam quatro pilotos, tendo ganho Filipe Fragoso.

Nos dias 16 e 17 de Março, Santa Marta de Penaguião recebe a terceira etapa do Campeonato Nacional de Enduro, a primeira dupla jornada da época.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *