Enduro

Jovens deram muito espetáculo no Mini Enduro

A prova de abertura do Campeonato Nacional Minis Enduro – Jetmar 2024, conheceu contornos verdadeiramente apoteóticos, com os mais novos a mostrar aos mais velhos uma técnica corajosa e apelativa.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: JOÃO DA FRANCA

Na prova desenhada pelo Góis Moto Clube, os pilotos das diversas categorias, onde foram encaixadas as motos clássicas, atingiram um excelente nível, mostrando muita garra e determinação.

A história do Enduro em Portugal está recheada de grandes momentos, protagonizados por grandes pilotos, carregados de talento, com conduções diferentes, com diferentes estilos. Vários deles ficarão para sempre relembrados, uns pelos seus feitos ou títulos conquistados, outros pela mística e pelas boas recordações. Em Góis, os mais novos, que se “aliaram” aos mais velhos, com as suas Clássicas, evidenciaram destreza e atitude quanto baste. A nova “fornada” de jovens talentosos querem, com toda a certeza, fazer história nesta disciplina das duas rodas.

Na classe de juniores, Domingos da Cunha, da equipa Offroad Camp, conduziu com subtileza a sua Yamaha ao lugar mais alto do pódio, depois de uma incursão perfeita pelo traçado, terminando com o tempo total de 1h01m44,8s. Na segunda posição terminou o piloto da equipa Pedrinha Motor, Tomás Santos, numa GasGas, 37 segundos de diferença.

Afonso Cruz, mais habituado ao supermoto, está apostado esta temporada no Enduro para treinar. Na prova de Góis, marcada pelo seu batismo, o piloto Ferreira Racing, que claudicou na parte final da competição, levou a sua KTM ao lugar maios baixo do pódio, a 45,2 segundos para o vencedor.

Aos comandos de uma Yamaha, Simão Severino logrou o triunfo nos juvenis, com o tempo de 1h10m00s, relegando para o segundo lugar Tiago Oliveira Castro, em TM, a 1m52s, enquanto Gustavo Capela, com a austríaca KTM, ocupou o lugar maios baixo do pódio, a 1m55,3s, depois de uma luta titânica pelo lugar intermédio do pódio.

Quanto à categoria mais jovem, a de infantis, Santiago Pereira clareou os seus propósitos ao longo da prova, levando a sua Yamaha ao triunfo, com o tempo de 59m49,4s. Por seu turno, Luís Correia, que conduz uma KTM, reclamou para si o segundo lugar, a 6m53,3s de Santiago Pereira, com Gabriel Xavier, em Yamaha, a subir ao degrau mais baixo do pódio, a 17m52,7s do vencedor. A classe Hobby teve como vencedor Cristóvão Miguel, em Honda, com o tempo total de 57m58,5s.

No Troféu das Clássicas, a primeira posição nas Clássicas 1 foi para António Alberto, em KTM, gastando 54m27,9s para concluir o traçado. Luís Guerra, em Suzuki, , terminou em segundo, a 1m16,8s, com João Paulo Fragoso a completar a prova do Góis Moto Clube na terceira posição, a 15m38,4s do vencedor.

Na Clássica 2, a vitória sorriu a Vítor Barbosa, em Honda, com o tempo de 59m55,7s, enquanto na Clássica 3, o vencedor foi Manuel Moura, em Honda, em 47m41,1s, seguido de António Oliveira e Filipe Leite Silva, ambos em Honda, no segundo e terceiro posto, a 3m13,7s e 12m01,5s, respetivamente. Ricardo Belém, em KTM, foi o quarto classificado, a 20m30,9s.

Ricardo Rendeiro, da Lousãmotos, conduziu a sua Honda ao topo da classificação na Clássica 4, com o tempo de 49m34,9s, relegando para a segunda posição José Tiago Nogueira, da equipa 100 Team e também numa moto da marca nipónica, a 57,2s. O piloto da Moto Pro, Hugo Gonçalves, em Suzuki, culminou na terceira posição, a 7m54,5s de Ricardo Rendeiro. Finalmente, na Clássica 5, Renato Lourenço levou a sua Honda ao primeiro lugar, com o tempo de 54m18,4s.

O Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar terá a segunda jornada marcada para Tábua, no dia 8 de junho

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *