VELOCIDADE

Protótipo Rodin Cars FZERO em estreia em pista

O Rodin FZero é um hipercarro pensado para circuitos e junta um motor V10 biturbo a um motor elétrico, para uma potência máxima de 1013 cv. Estreia na pista FZERO, protótipo teve a sua estreia em pista.

carlos.sousa@autolook.pt

A incrivelmente tranquila Ilha Sul da Nova Zelândia reverberou recentemente com a evocativa nota do motor do automobilismo do hipercarro Rodin Cars FZERO. O conceito do FZERO foi revelado ao mundo pela primeira vez no ano passado, e agora o hipercarro projetado e fabricado na Nova Zelândia entrou na fase de teste e desenvolvimento.

O FZERO entrou em pista para testes e, para a marca, representa um grande marco, não apenas para o projeto FZERO, mas também para a Rodin Cars como um todo. Tendo desenvolvido com sucesso o carro de roda aberta e assento único FZED, o próximo projeto da Rodin Cars, o FZERO, é muito mais ambicioso.

O FZERO foi projetado e desenvolvido nas instalações de última geração da Rodin Cars, perto de Mount Lyford, na incrivelmente bela ilha sul da Nova Zelândia. A instalação inclui três circuitos de testes especialmente construídos e uma instalação de produção de alta tecnologia. A força motriz por trás da Rodin Cars, o designer do FZERO e seu V10 biturbo personalizado, é David Dicker, bilionário da tecnologia e piloto entusiasmado.

David Dicker assumiu pessoalmente o volante do FZERO na sua primeira saída para a pista e ficou muito impressionado com o desempenho e durabilidade do carro.

«Embora haja um longo caminho pela frente em termos de testes e desenvolvimento, rodar o FZERO pela primeira vez deu-me imenso orgulho pelo que todos na Rodin Cars estão de parabéns por dar vida a este programa. O teste correu muito bem e conseguimos trabalhar no nosso programa. Estamos entusiasmados com a entrada do projeto FZERO na próxima fase. É realmente um carro como nenhum outro», referiu David Dicker.

Depois de várias voltas à pista, o FZERO regressou ao complexo das boxes da Rodin Cars para um múltiplas verificações a todos os sistemas, antes do hipercarro voltar ao circuito para rodar durante o resto do dia, registrando muitos quilómetros importantes de desenvolvimento.

Muitos dos funcionários da Rodin Cars alinharam-se no circuito durante a pausa para o almoço para dar uma olhada no FZERO em ação. Sobre a experiência, Emma Duncan, diretor geral da Rodin Cars, afirmou que «ver o FZERO entrar na pista sem esforço foi um momento inspirador». «O carro representa a excelência da engenharia e é verdadeiramente uma obra-prima. Este é um desenvolvimento fundamental para o futuro da Rodin Cars», acrescentou Emma Duncan.

O hipercarro FZERO de cabina fechada promete níveis exorbitantes de desempenho e dinamismo e desafiará os hipercarros de pista estabelecidos da Aston Martin, Gordon Murray Automotive e Mercedes-AMG. O foco principal do FZERO é proporcionar uma experiência de condução como nenhuma outra, aproveitando a emoção crua da velocidade e do desempenho visceral.

O FZERO é movido por um motor V10 biturbo de 4,0 litros projetado pelo fundador e CEO da Rodin Cars, David Dicker. Este motor – conhecido como RC.TEN – desenvolve 1.013 cv (755 kW) a 9.500 rpm, usando apenas 11 psi de impulso.

Uma iteração naturalmente aspirada do RC.TEN está atualmente em desenvolvimento. O RC.TEN irá impulsionar o FZERO a uma velocidade máxima de 360 km/h.

Depois que dois protótipos de motores foram construídos no Reino Unido pela Neil Brown Engineering, o desenvolvimento e a fabricação do RC.TEN passaram a ser realizados internamente na Rodin Cars. Num desenvolvimento ainda mais emocionante, a Rodin Cars pretende oferecer o RC.TEN como um motor de caixa para aplicações no automobilismo.

Em conjunto com o LINK Engine Management, o Rodin Cars RC.TEN foi exibido no Performance Racing Industry Show em Indianápolis, de 7 a 9 de dezembro.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *