Enduro

Domínio absoluto de Josep Garcia em Valpaços

O Campeonato do Mundo de EnduroGP fez um retorno emocionante em Valpaços após a pausa de verão com Josep Garcia (KTM) a surpreender todos com um ritmo imbatível, mostrando estar completamente recuperado da lesão deixando tudo em aberto para a decisão final do campeonato em Santiago do Cacém.

carlos.sousa@autolook.pt

Após a pausa de verão, a sexta ronda Paulo Duarte FIM Campeonato do Mundo de EnduroGP teve lugar em Valpaços com a emocionante AKRAPOVIC Super Teste. Josep Garcia (KTM) destacou-se imediatamente impondo o ritmo para as especiais do fim de semana.

Sob as luzes dos projetores, o espanhol dominou o percurso e marcou o tempo mais rápido mostrando claramente estar recuperado e em boa forma após sua lesão na sexta etapa.

O francês Zach Pichon (Sherco) foi o segundo melhor, ficando a menos de meio segundo de Garcia. O campeão em título, Andrea Verona (GasGas) foi terceiro, muito próximo dos dois primeiros. O público, aproveitando o bom tempo, acorreu em grande número, acolhendo os pilotos com grande entusiasmo.

Sob um calor intenso, a primeira etapa, no sábado, foi um grande dia para Josep Garcia, que conquistou uma vitória disputada. O piloto da Red Bull KTM Factory Racing liderou uma luta acirrada pela vitória em Valpaços, com Andrea Verona (GASGAS Factory Racing) e Steve Holcombe (Beta Factory Racing) que ficaram respetivamente em segundo e em terceiro lugar.

A batalha pelo pódio no GALFER FIM Junior Enduro World Championship também foi intensa, com Jed Etchells (Fantic JET Racing) vencendo por apenas um segundo Albin Norrbin (Fantic Factory Racing).

O dia foi encerrado com uma grande festa promovida pelos organizadores locais, os Usprigozos de Vilarandelo, com uma exibição de Free Style de Paulo Martinho e um concerto de Rossana e a sua banda que vieram do Reino Unido para abrilhantar o fim de semana. A comunidade local compareceu em peso disfrutando da animação proporcionada com grande entusiasmo.

No domingo, o último dia da ronda de Valpaços, também sob um calor intenso, Josep Garcia da Red Bull KTM Factory Racing fez a dobradinha e, após uma batalha épica, conquistou o lugar cimeiro do pódio. O espanhol venceu por apenas um segundo de vantagem Steve Holcombe (Beta Factory Racing). Andrea Verona  (GASGAS Factory Racing) completou o pódio.

No final da penúltima etapa do Campeonato, Steve Holcombe mantém a liderança em pontos do EnduroGP indo para a final da próxima semana com 19 pontos de vantagem sobre Andrea Verona.

No GALFER FIM Campeonato do Mundo de Enduro Júnior, Albin Norrbin (Fantic Factory Racing) conquistou a vitória no segundo dia, trocando de lugar no pódio com Jed Etchells (Fantic JET Racing) que tinha ganho na véspera.

Kevin Cristino (Fantic) também conquistou duas vitórias nas duas corridas em Portugal. O italiano é agora o favorito para conquistar o título na última etapa, em Santiago do Cacém/Santo André, já no próximo fim de semana, tendo 27 pontos de vantagem sobre o segundo classificado Léo Joyon (Beta).

Estando tudo em aberto, a ronda final do Campeonato do Mundo de EnduroGP 2023 será disputada no próximo fim de semana em Santiago do Cacém/Santo André, de 6 a 8 de outubro.

Será a primeira vez desde 1990 que o Campeonato Mundial terminará em Portugal. A grande festa do EnduroGP, em que serão coroados os campeões em todas as categorias, contará também com muita animação.

PRIME STADIUM NA VANGUARDA

Prime Stadium – A Prime Stadium é uma empresa especializada na organização de provas desportivas, nomeadamente jetski, campeonatos de ténis nacionais e internacionais e desportos motorizados.

A Prime Stadium celebrou com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) o contrato de promotora do Campeonato do Mundo de EnduroGP para os próximos 10 anos (2022 – 2032).

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *