RALIS

Enrique Vazquez triunfa Open/Show no Luso

O espanhol conduziu com exatidão o Opel Kadett GT/E ao topo da tabela classificativa da categoria Open/Show no Rally Legends Luso-Bussaco, relegando para a segunda posição Frank Kelly (Ford Escort MKII 2500), enquanto Borja Buela (BM2 325I) quedou-se pelo terceiro lugar.

Texto: CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOSÉ MOURA

Enrique Vazquez e Carlos Miguel (Opel Kadett GT/E)

Enrique Vazquez, navegado por Carlos Miguel, conquistou este fim de semana mais uma vitória para enriquecer o seu pecúlio, deslocando-se ao centro de Portugal para desfrutar das estradas serpenteadas da Mealhada, Mortágua e Penacova e conquistar o Open/Show da sétima edição do Rally Legends Luso-Bussaco.

Ao volante de um Opel Kadett GT/E, o piloto espanhol ainda teve tempo de conquistar o público pelas suas peripécias, e conseguir, paulatinamente, aumentar a vantagem para os seus mais diretos opositores. Ao cabo de sete especiais, Enrique Vazquez e Carlos Miguel terminou a prova com o tempo de 41m29,6s.

Frank Kelly e Lauren Kelly (Ford Escort MKII)

No entanto, os compatriotas Adrian Mariño e Roberto Cambra, em Peugeot 205 Rally GR.A, inscritos pela AMG – RCM Racing, até tinham sido os mais rápidos na “super-especial” noturna de Mortágua, com Enrique Vazquez a contentar-se com o sétimo melhor tempo. No dia seguinte, o piloto do Opel Kadett GT/E assumiu a liderança para nunca mais a largar.

O italiano Paolo Diana, navegado pelo compatriota Conti Daniele, que é um “monstro do asfalto” com o Fiat 131 Abarth, foi o mais rápido na dupla passagem pela especial Penacova/Luso, desalojando Frank Kelly da segunda posição, mas o irlandês, fruto do triunfo na primeira passagem por Monte Novo, assenhorou-se de novo do lugar intermédio do pódio.

Borja Buela José António (BMW 325i)

Aos comandos de um Ford Escort MKII 2500, que mais parecia um “relógio suíço”, o irlandês Frank Kelly, que fez equipa com Lauren Kelly, foi, à semelhança do espanhol Enrique Vazquez, um piloto que animou o público, brilhou, divertiu-se nas curvas e contra-curvas das estradas envoltas à Serra do Bussaco e encerrou a participação na segunda posição, a 1m20,7s do vencedor.

Borja Buela, navegado por José António, em BMW 325i, completou o pódio, a 2m37,1s do topo da classificação, fruto de uma prova que primou pela regularidade. O piloto ocupou sempre a quinta posição à geral até à terceira especial, mas na terceira encontrou o caminho para ascender ao quarto posto, espreitando sempre a oportunidade para subir na classificação.

Abelardo Barriga e Arkatiz Diaz (BMW 316i)

Porém, na primeira passagem pela especial de Penacova-Bussaco, o espanhol Borja Buela recuou ao quinto posto mas, na segunda passagem, regressou ao quarto lugar. A posição manteve-se precisamente até à derradeira especial – Monte Novo 2 – altura em que repeliu os italianos Paolo Diana e Conti Daniele da terceira posição.

A dupla Abelardo Barriga e Arkatiz Diaz, em BMW 316i, cotou-se a quarta mais rápida, a 4m20,7s do vencedor, deixando também a sua marca de irreverência nas estradas dos concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova. Tratou-se de mais um compromisso em ascendente que muito contribuiu para a animação suplementar pela melhor posição possível.

Paolo Diana e Conti Danielle (Fiat 131 Abarth)

Paolo Diana encerrou o “top five”, mas foi, sem margem para dúvida, um endiabrado à solta. Ao volante de um Fiat 131 Abarth, o piloto italiano, que ficou a 4m58,8s do lugar mais alto do pódio, encheu de satisfação os milhares de pessoas que invadiram os territórios por onde passou o Rally Legends Luso-Bussaco, coadjuvando a elevar ainda mais a prova orquestrada pelo Clube LusoClássicos.

Mais uma vez contou com uma equipa de voluntários de primeiríssima água. Quando assim é, tudo se torna mais fácil cumprir a missão para a qual o clube arquitetou para a sétima edição de uma prova de referência, local, regional, nacional e internacional.

Os municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova, assim como a Turismo Centro de Portugal, estão de parabéns pelo manter vivo o Rally Legends Luso-Bussaco, sem dúvida uma dádiva para a economia circular de uma vasta região com enorme potencial para os desportos motorizados. Para o ano há mais.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *