RALIS

José Carlos Magalhães vence categoria Sport

O piloto do Mitsubishi Lancer Evo X recorreu à regularidade inicial para levar de vencida a competição Sport da sétima edição do Rally Legends Luso-Bussaco. José Oliveira ainda atacou forte, mas problemas no Peugeot 206 GTI atirou-o para a cauda da classificação. Joaquim Rodrigues e Bruno Santos terminaram em segundo e terceiro, respetivamente.

ao volante de um Ford Fiesta R2T.

Texto: CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOSÉ MOURA

José Carlos Magalhães e Fernando Ramos Matias (Mitsubishi Lancer Evo X)

A vitória de José Carlos Magalhães na competição Sport do Rally Legends Luso-Bussaco, este fim de semana, pode dizer-se que foi um sonho realizado, mas que não chegou de forma fácil para o piloto do Mitsubishi Lancer Evo X, sobretudo na fase inicial.

Tratou-se, de facto, de um triunfo regado com o néctar da Bairrada, mas José Carlos Magalhães, navegado por Fernando Ramos Matias, teve de suar as estopinhas nas duas primeiras especiais do dia, face à pressão exercida por José Oliveira e António Alcobia que, ao volante de um Peugeot 206 GTi, tudo fez para não o deixar fugir.

Joaquim Rodrigues e Gonçalo Cunha (Ford Fiesta R2T)

Contudo, problemas na viatura francesa da marca do “leão”, na terceira especial – segunda por Algeriz –, atiraram a dupla para a cauda classificativa. No entanto, José Oliveira “regressou” maios forte, mostrando a sua raça ao ser o mais rápido nas duas passagens pelo mítico troço Penacova-Bussaco.

A sua audácia não se ficou por aqui, dado que também logrou o triunfo na segunda passagem por Monte Novo, última das sete especiais em agenda. Apesar disso, ainda sofreu uma penalização de 12 minutos.

A partir do momento que sucedeu a queda abrupta de José Oliveira na classificação, não restou outra alternativa a José Carlos Magalhães que gerir as emoções e resfriar os “cavalos” do carro da marca nipónica dos três diamantes para alcançar a tão ambicionada vitória, com o tempo total de 41m05,1s.

Bruno Santos e Fábio Reis (Peugeot 208 VTI)

Quem também esteve quase perfeito foi Joaquim Rodrigues. E só não o foi porque não venceu, apesar da sua constante evolução. O piloto do Ford Fiesta R2T, que fez equipa com Gonçalo Cunha, teve na autodeterminação o “veículo” de primazia para assumir o compromisso do Rally Leegeds Luso-Bussaco para alcançar o segundo lugar da classificação geral e triunfo na categoria S3.

Este terá sido, muito provavelmente, o dia mais difícil de toda a carreira do piloto Churrasqueira Rocha, fustigado por muita chuva e frio à mistura, mas conquistar uma posição de relevância em termos de ralis, é um motivo de regozijo.

Jorge Barbosa e Miguel Castro (Citroën Xsara)

A prova do Clube LusoClássicos já não é uma competição qualquer e esta foi uma foi uma prestação fabulosa. Foi um segundo lugar inesquecível, apesar de uma grande pressão a que esteve sempre sujeito, assim como todos os concorrentes, pela intempere, mas nunca um piloto de ralis tem tarefas fáceis. O piloto Churrasqueira Rocha terminou na segunda posição a 3m12,5s.

Bruno Santos e Fábio Reis terminaram a competição Sport no degrau mais baixo do pódio mas, à semelhança de Joaquim Rodrigues e Gonçalo Cunha, o piloto de Coimbra realizou uma prova quase exemplar nas estradas dos concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova.

José Fontes e Rui Fontes (Toyota Yaris)

Ao volante de um Peugeot 208 VTI (R2B), Bruno Santos terminou na terceira posição a 4m12,5s do topo da classificação e a 1 minuto de Joaquim Rodrigues, na estreia, em competição, do carro da marca francesa, o que não deixa de ser agradável em termos de futuro, bastando agora tempo para o conimbricense moldar-se à sua nova montada.

Jorge Barbosa e Miguel Castro, em Citroën Xsara, fecharam a sua participação na prova do Clube LusoClássicos na quarta posição, a 6m21,1s, mas também deixaram boas indicações para os próximos compromissos.

José Oliveira e António Alcobia (Peugeot 206 GTi,)

Fantástica foi, igualmente, a participação de José Fontes e Rui Fontes. A dupla de irmãos estão conscientes da dureza com que se debateram, mas o mais importante foi amplamente alcançado: terem feito integramente parte da festa do Rally Legends Luso-Bussaco e saírem da vila termal de Luso com a bagagem recheada de felicidade e muita diversão.

Na realidade, a dupla do Toyota Yaris soube tirar partido das adversidades climatéricas e esteve com muita vontade e ambição ao longo do pretérito fim de semana, fazendo, uma vez mais, um trabalho de que tanto gosta.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *