Dobradinha da Ferrari com Leclerc na “pole”
Uma semana depois de ter conquistado a “pole position” para o GP dos Estados Unidos, o piloto da Ferrari repetiu a “dose” no Autódromo Hermanos Rodriguez, para o GP do México. Carlos Sainz, também da Ferrari, parte de segundo.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Surpresa a qualificação da Ferrari da primeira linha da grelha para o Grande Prémio do México, depois de presença discreta nas três sessões de treinos livres. Se o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) dominou as sessões de trenos, a marca italiana Ferrari monopolizou a primeira linha da grelha, com o monegasco Charles Leclerc a bater o espanhol Carlos Sainz por 0,067”.
Nada fazia prever que isso acontecesse, mas a Ferrari conseguiu encontrar a afinação ideal para as condições da pista e alcançou o melhor resultado possível, com Charles Leclerc a garantir a quarta “pole position” da temporada, 22.ª da carreira, o que lhe permite igualar o espanhol Fernando Alonso.
Apesar de ter dominado os treinos livres, o campeão do mundo em título vai sair da terceira posição da grelha, tendo a seu lado Daniel Riccardo (Alpha Tauri/Honda).
O piloto australiano alcançou a melhor posição para a partida desde o seu regresso às pistas, com o ídolo local, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), a partilhar a terceira linha com o inglês Lewis Hamilton (Mercedes).
O australiano Oscar Piastri (McLaren/Honda), o inglês George Russell (Mercedes), o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), numa confirmação do que havia feito nos treinos livres, e chinês Guanyu Zhou (Alfa Romeo/Ferrari) completaram o lote de pilotos que chegou à Q3.
Destaque para a presença de Guanyu Zhou na Q3, beneficiando do tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes) ter visto a sua melhor volta por ter excedido os limites da pista e, por isso, impedido de ter acesso à Q3,
Destaque, ainda, para o facto do inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) não ter passado da Q1, sendo um dos prejudicados nos derradeiros minutos por o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) ter ficado parado na pista, o que levou à exibição da bandeira amarela, com o consequente prejuízo para os pilotos que vinham a tentar melhorar o seu tempo.
GRELHA DE PARTIDA
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’17,166″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’17,233″ | |
Max Verstappen | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’17,263″ | |
Riccardo Patrese | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’17,382″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’17,423″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’17,454″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’17,623″ | |
George Russell | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’17,674″ | |
Valtteri Bottas | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’18,032″ | |
Guanyu Zhou | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’18,050″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A523/Renault | |
1’18,521″ | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-23/Ferrari | |
1’18,524″ | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’18,738″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’19,147″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A523/Renault | |
1’19,080″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF23/Ferrari | |
1’19,163″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’19,227″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’21,544″ | |
Logan Sargeant | |
Williams FW45/Mercedes | |
sem tempo | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
sem tempo |