FÓRMULA 1

Dobradinha da Ferrari com Leclerc na “pole”

Uma semana depois de ter conquistado a “pole position” para o GP dos Estados Unidos, o piloto da Ferrari repetiu a “dose” no Autódromo Hermanos Rodriguez, para o GP do México. Carlos Sainz, também da Ferrari, parte de segundo.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Charles Leclerc

Surpresa a qualificação da Ferrari da primeira linha da grelha para o Grande Prémio do México, depois de presença discreta nas três sessões de treinos livres. Se o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) dominou as sessões de trenos, a marca italiana Ferrari monopolizou a primeira linha da grelha, com o monegasco Charles Leclerc a bater o espanhol Carlos Sainz por 0,067”.

Nada fazia prever que isso acontecesse, mas a Ferrari conseguiu encontrar a afinação ideal para as condições da pista e alcançou o melhor resultado possível, com Charles Leclerc a garantir a quarta “pole position” da temporada, 22.ª da carreira, o que lhe permite igualar o espanhol Fernando Alonso.

Charles Leclerc

Apesar de ter dominado os treinos livres, o campeão do mundo em título vai sair da terceira posição da grelha, tendo a seu lado Daniel Riccardo (Alpha Tauri/Honda).

O piloto australiano alcançou a melhor posição para a partida desde o seu regresso às pistas, com o ídolo local, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), a partilhar a terceira linha com o inglês Lewis Hamilton (Mercedes).

O australiano Oscar Piastri (McLaren/Honda), o inglês George Russell (Mercedes), o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), numa confirmação do que havia feito nos treinos livres, e chinês Guanyu Zhou (Alfa Romeo/Ferrari) completaram o lote de pilotos que chegou à Q3.

Carlos Sainz

Destaque para a presença de Guanyu Zhou na Q3, beneficiando do tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes) ter visto a sua melhor volta por ter excedido os limites da pista e, por isso, impedido de ter acesso à Q3,

Destaque, ainda, para o facto do inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) não ter passado da Q1, sendo um dos prejudicados nos derradeiros minutos por o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) ter ficado parado na pista, o que levou à exibição da bandeira amarela, com o consequente prejuízo para os pilotos que vinham a tentar melhorar o seu tempo.

GRELHA DE PARTIDA

Charles Leclerc
Ferrari SF-23/Ferrari
1’17,166″
Carlos Sainz
Ferrari SF-23/Ferrari
1’17,233″
Max Verstappen
Red Bull RB19/Honda)
1’17,263″
Riccardo Patrese
Alpha Tauri AT04/Honda
1’17,382″
Sergio Perez
Red Bull RB19/Honda)
1’17,423″
Lewis Hamilton
Mercedes W14/Mercedes
1’17,454″
Oscar Piastri
McLaren MCL60/Mercedes
1’17,623″
George Russell
Mercedes W14/Mercedes
1’17,674″
Valtteri Bottas
Alfa Romeo C43/Ferrari
1’18,032″
Guanyu Zhou
Alfa Romeo C43/Ferrari
1’18,050″
Pierre Gasly
Alpine A523/Renault
1’18,521″
Nico Hulkenberg
Haas VF-23/Ferrari
1’18,524″
Fernando Alonso
Aston Martin AMR23/Mercedes
1’18,738″
Alexander Albon
Williams FW45/Mercedes
1’19,147″
Esteban Ocon
Alpine A523/Renault
1’19,080″
Kevin Magnussen
Haas VF23/Ferrari
1’19,163″
Lance Stroll
Aston Martin AMR23/Mercedes
1’19,227″
Lando Norris
McLaren MCL60/Mercedes
1’21,544″
Logan Sargeant
Williams FW45/Mercedes
sem tempo
Yuki Tsunoda
Alpha Tauri AT04/Honda
sem tempo

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *