FÓRMULA 1

Fernando Alonso endiabrado nos treinos

Piloto espanhol voltou a conduzir o Aston Martin/Mercedes o melhor tempo na terceira sessão de classificação para o Grande Prémio do Bahrain. Um desempenho que viabiliza uma enorme expetativa para a primeira qualificação da temporada.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)

A exemplo do que sucedeu na segunda sessão de treinos livres de ontem, o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) voltou a colocar-se no topo da tabela de tempos, demonstrando dispor de argumentos para entrar na discussão das primeiras posições.

O piloto das Astúrias bateu o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) por 0,005 segundos, que voltou a registar o segundo tempo, à frente do seu colega de equipa, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), com os três a mostrarem uma clara superioridade sobre a concorrência no traçado do Bahrain.

Max Verstappen (Red Bull/Honda)

O inglês Lewis Hamilton (Mercedes), apesar de considerar que o “W14” está atrás da concorrência, registou o quarto tempo, e impôs-se ao monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que ontem tinha ocupado essa posição, parecendo que, em condições normais, os dois irão discutir a quarta posição da grelha, face à superioridade demonstrada pelos três homens da frente.

Com o sexto tempo, o inglês George Russell (Mercedes) confirmou o trabalho feito, após o dia de ontem, deu resultado e o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), com o sétimo tempo, confirmou que a Aston Martin pode estar perto de entrar na luta pelos lugares do pódio entre os construtores.

O espanhol Carlos Sainz (Ferrari), também ele a progredir de sessão para sessão, o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), o melhor dos estreantes, e o francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) completaram o lote dos 10 mais rápidos, com Alpha Tauri e Williams a permanecerem no fundo da tabela.

NOVAS REGRAS NA QUALIFICAÇÃO

O GP de Emilia Romagna ficará marcado por uma nova forma de utilização dos pneus, situação que se repetirá mais uma vez esta temporada, e que, caso seja aprovada, poderá ser regulamentada no futuro.

No traçado de Imola, palco da prova, os pilotos em vez de disporem de 13 jogos de pneus para o fim-de-semana contarão apenas com 11 (três duros, quatro médios e quatro macios) e deixam de poder escolher os pneus a utilizar na qualificação.

Na Q1 todos terão de usar pneus duros, na Q2 médios e na Q3 macios, fazendo com que todos joguem com as mesmas “armas”, o que não acontece na actualidade.

TEMPOS DO TREINO

PILOTO CHASSIS MOTOR TEMPO
Fernando Alonso Aston Martim AMR23 Mercedes 1’32,340″
Max Verstappen Red Bull RB19 Honda 1’32,345″
Sergio Perez Red Bull RB19 Honda 1’32,446″
Lewis Hamilton Mercedes W14 Mercedes 1’32,555″
Charles Leclerc Ferrari SF-23 Ferrari 1’32,624″
George Russell Mercedes W14 Mercedes 1’32,731″
Lance Stroll Aston Martim AMR23 Mercedes 1’32,919″
Carlos Sainz Ferrari SF-23 Ferrari 1’32,945″
Oscar Piastri McLaren MCL60 Mercedes 1’33,045″
Pierre Gasly Alpine A523 Renault 1’33,064″
Esteban Ocon Alpine A523 Renault 1’33,116″
Gaunyu Zhou Alfa Romeo C43 Ferrari 1’33,180″
Lando Norris McLaren MCL60 Mercedes 1’33,202″
Kevin Magnussen Haas VF-23 Ferrari 1’33,381″
Nico Hulkenberg Haas VF-23 Ferrari 1’33,423″
Yuiki Tsunoda Alpha Tauri AT04 Honda 1’33,475″
Valtteri Bottas Alfa Romeo C43 Ferrari 1’33,629″
Logan Sargeant Williams FW45 Mercedes 1’33,665″
Alexander Albon Williams FW45 Mercedes 1’33,882″
Nyck De Vries Alpha Tauri AT04 Honda 1’34,082″

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *