Fernando Alonso endiabrado nos treinos
Piloto espanhol voltou a conduzir o Aston Martin/Mercedes o melhor tempo na terceira sessão de classificação para o Grande Prémio do Bahrain. Um desempenho que viabiliza uma enorme expetativa para a primeira qualificação da temporada.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
A exemplo do que sucedeu na segunda sessão de treinos livres de ontem, o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) voltou a colocar-se no topo da tabela de tempos, demonstrando dispor de argumentos para entrar na discussão das primeiras posições.
O piloto das Astúrias bateu o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) por 0,005 segundos, que voltou a registar o segundo tempo, à frente do seu colega de equipa, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), com os três a mostrarem uma clara superioridade sobre a concorrência no traçado do Bahrain.
O inglês Lewis Hamilton (Mercedes), apesar de considerar que o “W14” está atrás da concorrência, registou o quarto tempo, e impôs-se ao monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que ontem tinha ocupado essa posição, parecendo que, em condições normais, os dois irão discutir a quarta posição da grelha, face à superioridade demonstrada pelos três homens da frente.
Com o sexto tempo, o inglês George Russell (Mercedes) confirmou o trabalho feito, após o dia de ontem, deu resultado e o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), com o sétimo tempo, confirmou que a Aston Martin pode estar perto de entrar na luta pelos lugares do pódio entre os construtores.
O espanhol Carlos Sainz (Ferrari), também ele a progredir de sessão para sessão, o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), o melhor dos estreantes, e o francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) completaram o lote dos 10 mais rápidos, com Alpha Tauri e Williams a permanecerem no fundo da tabela.
NOVAS REGRAS NA QUALIFICAÇÃO
O GP de Emilia Romagna ficará marcado por uma nova forma de utilização dos pneus, situação que se repetirá mais uma vez esta temporada, e que, caso seja aprovada, poderá ser regulamentada no futuro.
No traçado de Imola, palco da prova, os pilotos em vez de disporem de 13 jogos de pneus para o fim-de-semana contarão apenas com 11 (três duros, quatro médios e quatro macios) e deixam de poder escolher os pneus a utilizar na qualificação.
Na Q1 todos terão de usar pneus duros, na Q2 médios e na Q3 macios, fazendo com que todos joguem com as mesmas “armas”, o que não acontece na actualidade.
TEMPOS DO TREINO
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | TEMPO |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’32,340″ |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1’32,345″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | 1’32,446″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W14 | Mercedes | 1’32,555″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’32,624″ |
George Russell | Mercedes W14 | Mercedes | 1’32,731″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’32,919″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’32,945″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’33,045″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | 1’33,064″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | 1’33,116″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’33,180″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’33,202″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | 1’33,381″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’33,423″ |
Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’33,475″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’33,629″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’33,665″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | 1’33,882″ |
Nyck De Vries | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’34,082″ |