FÓRMULA 1

Verstappen quer recolocar ordem em Suzuka

Piloto neerlandês Max Verstappen, da Red Bull, tentará recuperar-se na etapa do Grande Prémio do Japão este fim de semana, diante de uma Ferrari motivada com a dobradinha em Melbourne.

carlos.sousa@autolook.pt

Depois de abandonar o Grande Prémio da Austrália devido a um problema mecânico, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull), atual tricampeão mundial de Fórmula 1, tentará recuperar-se na etapa do Japão este fim de semana, diante de uma Ferrari motivada com a dobradinha em Melbourne.

Na corrida de há dez dias, a escuderia italiana conseguiu dois lugares no pódio com a vitória do espanhol Carlos Sainz e o segundo lugar do monegasco Charles Leclerc. Já para a Red Bull tudo correu mal: fim da série de nove vitórias consecutivas de Verstappen e de 43 grandes prémios sem abandonos. Além disso, o mexicano Sergio Pérez terminou apenas na quinta posição.

Dominante nos últimos três anos, o piloto neerlandês começou a temporada com a autoridade habitual, vencendo as etapas do Bahrein e da Arábia Saudita, apesar da crise interna na Red Bull com a acusação de comportamento inapropriado contra o chefe da equipa, Christian Horner, denunciado por uma funcionária.

Agora o desafio é Suzuka, onde Verstappen venceu nos últimos dois anos, um dos seus circuitos preferidos devido ao seu traçado “old school”. Foi no Japão que o tricampeão conseguiu o seu segundo título mundial, em 2022, e que a Red Bull selou o título de construtores no ano passado. Esta temporada, a corrida passou para o início do calendário.

CARLOS SAINZ SEM NADA A PERDER EM SUZUKA

Entre os principais adversários de Max Verstappen o destaque é Carlos Sainz, livre de pressão no seu último ano na Ferrari. Ainda sem destino definido, o espanhol dará lugar a Lewis Hamilton na próxima temporada na formação italiana.

Carlos Sainz surpreendeu em Melbourne ao vencer depois de não ter disputado a corrida anterior, na Arábia Saudita, devido a uma apendicite. O espanhol cruzou a linha de meta com 2,3 segundos de vantagem sobre Charles Leclerc, que está a apenas a quatro pontos de Max Verstappen na liderança do Mundial de pilotos.

«A equipa merecia esta dobradinha. Fizemos um trabalho fantástico durante todo o fim de semana. Executamos uma corrida perfeita, acertamos na estratégia e a mecânica foi incrível, realizando paragens rápidas e precisas nos boxes», resumiu o espanhol sobre a sua vitória em Melbourne, Austrália.

Na etapa da Austrália, a dupla da Ferrari terminou à frente da dupla da McLaren: o britânico Lando Norris foi terceiro e o australiano Oscar Piastri quarto. A equipa britânica tentará consolidar o seu rendimento no Japão, num momento em que a Mercedes não é nem sombra do que foi nas primeiras corridas da temporada.

Um problema no motor obrigou Lewis Hamilton a abandonar a prova em Melbourne, enquanto George Russel foi o último depois de sofrer um acidente na penúltima volta. Foi a primeira vez que a equipa alemã não colocou pelo menos um carro na zona de pontos nos últimos 62 grandes prémios.

Lewis Hamilton afirmou que está a viver um dos seus piores inícios de temporada, com poucas perspectivas de melhoria num futuro próximo: «É difícil não sermos mais competitivos como gostaríamos neste momento, mas continuaremos a trabalhar fotte. A curto prazo, acho que será difícil estarmos no topo, mas vamos ver se conseguiremos a médio prazo», disse o heptacampeão mundial.

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL DE FÓRMULA 1

MUNDIAL DE PILOTOS

1.º Max Verstappen (NEE) 51 pontos; 2.º Charles Leclerc (MON) 47; 3.º Sergio Pérez (MEX) 46; 4.º Carlos Sainz (ESP) 40; 5.º Oscar Piastri (AUS) 28; 6.º Lando Norris (GBR) 27; 7.º George Russell (GBR) 18; 8.º Fernando Alonso (ESP) 16; 9.º Lance Stroll (CAN) 9; 10.º Lewis Hamilton (GBR) 8; 11.º Yuki Tsunoda (JPN) 4; 12.º Oliver Bearman (GBR) 6; 13.º Nico Hülkenberg (ALE) 3; 14.º Kevin Magnussen (DIN) 1; 15.º Alexander Albon (TAI) 0; 16.º Zhou Guanyu (CHN) 0; 17.º Daniel Ricciardo (AUS) 0; 18.º Esteban Ocon (FRA) 0; 19.º Pierre Gasly (FRA) 0; 20.º Valtteri Bottas (FIN) 0; 21.º Logan Sargeant (EUA) 0.

MUNDIAL DE CONSTRUTORES

1.º Red Bull 97 pontos; 2.º Ferrari 93; 3.º McLaren-Mercedes 55; 4.º Mercedes 26; 5.º Aston Martin-Mercedes 25; 6.º Racing Bulls-Red Bull 4; 7.º Haas-Ferrari 4; 8.º Williams-Mercedes 0; 9.º Sauber-Ferrari 0; 10.º Alpine-Renault 0.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *