VELOCIDADE

GP de Macau custar 28,7 ME e “crescer” para seis dias

O 70.º Grande Prémio de Macau vai custar 260 milhões de patacas (28,7 milhões de euros) e vai realizar-se em seis dias, em vez dos habituais quatro, anunciou hoje a organização.

carlos.sousa@autolook.pt

As primeiras corridas estão marcadas para 11 e 12 de novembro, as restantes de 16 a 9 de novembro, mas o destaque vai para o regresso das taças do mundo FIA GT e Fórmula 3 pela primeira vez desde 2019.

O presidente do Instituto do Desporto e coordenador da organização da prova disse hoje numa conferência de imprensa que o Grande Prémio de Macau «proporciona uma oportunidade para a cidade e evento continuarem a ter influência no panorama automobilístico internacional, exercendo assim um impacto positivo na promoção do desenvolvimento do turismo».

As duas corridas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) terão lugar de 16 a 19 de novembro, com o formato a incluir duas sessões de treinos livres de 40 minutos e duas sessões de qualificação para a Fórmula 3, bem como duas sessões de treinos de 30 minutos seguidas de uma única qualificação com a mesma duração para os carros GT.

O regresso das duas provas, consideradas as mais icónicas do circuito da Guia, foi resultado de um acordo de três anos entre a FIA, a Associação Geral de Automóveis de Macau-China (AAMC) e o Comité Organizador do Grande Prémio de Macau. As corridas terão 10 e 15 voltas para a F3 e 12 e 16 para os carros GT. O vencedor do Grande Prémio de Macau será designado também como o vencedor da Taça do Mundo de F3.

Entre 2020 e 2022, as competições da FIA não integraram o calendário do Grande Prémio de Macau devido à pandemia da covid-19, que levou as autoridades da região chinesa a fecharem as fronteiras a estrangeiros.

Ainda assim, no ano passado o Grande Prémio atraiu 19 pilotos estrangeiros, sobretudo na prova de motos, que aceitaram submeter-se a uma quarentena de cinco dias para entrar no território. Este ano, em honra do histórico 70.º aniversário, o evento vai decorrer em dois fins de semana consecutivos, com o segundo a incluir as Taças do Mundo FIA, acrescentou a federação.

Disputado no icónico traçado citadino de 6,2 quilómetros, o Grande Prémio é o maior evento desportivo de Macau, sendo considerada uma das provas automobilísticas mais perigosas do mundo, uma vez que, em alguns pontos, o circuito não vai além dos sete metros de largura.

As inscrições para ambas as competições abrem a 01 de julho, com as datas limite de 31 de agosto para a Taça do Mundo FIA GT e de 30 de setembro para a Taça do Mundo FIA F3. São cinco as corridas programadas para 11 e 12 de novembro: Macau Asia Fórmula 4, Taça GT – Corrida da Grande Baía, TCR Asia Challenge, Macau Roadsport Challenge e uma outra que se encontra ainda em processo de negociação.

De 16 a 19 de novembro vão realizar-se seis corridas: Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 da FIA, Taça GT Macau – Taça do Mundo de GT da FIA, Corrida da Guia Macau – TCR World Tour Final, Grande Prémio de Motos de Macau – 55.ª Edição, Taça de Carros de Turismo de Macau e Desafio do 70.º Aniversário de Macau. Cada uma das seis operadoras de casinos em Macau concedeu um patrocínio de 20 milhões de patacas (2,21 milhões de euros).

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *