AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Ford melhora Transit e E Transit para 2024

A Ford Pro anuncia, para a Europa, uma importante atualização da capacidade digital dos seus veículos comerciais Transit e E Transit, disponível para os clientes em 2024. As melhorias adicionam conetividade 5G, atualizações sem fio Ford Power-Up, um ecrã sensível ao toque de 12 , entre outros.

carlos.sousa@autolook.pt

A Ford Pro anunciou, hoje, para a Europa, atualizações significativas no desempenho e no aumento da produtividade da Transit – o furgão mais vendido do mundo – em 2024,1 concebidas para ajudar as empresas a fazer mais e a otimizar as suas operações.

Os modelos Ford Transit e E-Transit ganham uma abrangente atualização nas características de conetividade oferecidas de série e na capacidade de atualização wireless do Ford Power Up. O novo software simplifica as conversões do mercado pós-venda e automatiza as tarefas repetitivas para os condutores de entregas, que chegam a fazer 150 entregas por dia.

Melhorias no chassis e uma opção de transmissão automática com oito velocidades aumentam a carga útil e melhoram o desempenho, o comportamento e a eficiência do veículo (2).

«Como líderes de vendas de veículos comerciais na Europa durante oito anos consecutivos, continuamos a procurar novas oportunidades para ajudar a aumentar a produtividade dos nossos clientes», declarou Hans Schep, diretor geral da Ford Pro Europa.

«Trabalhamos lado a lado com os nossos clientes para identificar os desafios que enfrentam e criar novas soluções em conjunto. Estas inovações melhoram as funcionalidades digitais da Transit, o ‘hardware’ e o ecossistema de apoio Ford Pro de modo a proporcionar um novo nível de produtividade aos nossos clientes», acrescentou,

TECNOLOGIA MELHORADA DISPONÍVEL DE SÉRIE

Para ajudar os clientes de todas as profissões a obter todas as vantagens de produtividade dos veículos comerciais conectados, a Ford Pro continua a expandir as capacidades digitais do seu portefólio de veículos comerciais Transit e E-Transit. As novas funcionalidades para os veículos vendidos na Europa a partir de 2024 incluem:

  • Sistema de comunicação e informação SYNC 4,(3) suportado por um ecrã touchscreen de 12 polegadas montado centralmente e um painel de instrumentos digital de 8 polegadas, formando um interior intuitivo e focado no condutor, com o sistema Connected Navigation (4) para oferecer informações de trânsito em tempo real e ajudar os condutores a planear rotas e a cumprir os seus horários.
  • O mais recente modem 5G da Ford (5) , que fornece conetividade super-rápida às tecnologias inteligentes da Transit com atualizações wireless Ford Power-Up para melhorar a produtividade do veículo sem necessidade de deslocação ao concessionário.
  • Nova tecnologia Delivery Assist (6) – disponível nos modelos E-Transit furgão com distância entre eixos longa, e nos modelos Transit com transmissão automática – a qual automatiza tarefas de segurança rotineiras para os motoristas de entregas que muitas vezes fazem até 150 serviços por dia, economizando até 20 segundos em cada entrega. A mudança para a posição Park desliga o motor, ativa as luzes de perigo e o alarme e tranca as portas que o condutor não utiliza para sair da cabina ou aceder às encomendas. Pressionando o pedal do travão, o motor volta a ligar-se e as luzes de emergência são desativadas.
  • O Sistema de Integração Ford Pro Upfit, o qual permite aos condutores controlarem o equipamentos aftermarket que tenham instalado, através de botões digitais no touchscreen oferecidos de série e também se ligam aos pacotes de software Ford Pro para monitorização remota – por exemplo, para controlar a temperatura em veículos refrigerados que transportam produtos farmacêuticos ou alimentos e bebidas, onde é essencial uma cadeia de frio ininterrupta.

CONCEBIDO PARA MELHOR DESEMPENHO, EFICIÊNCIA E CAPACIDADE

Um conjunto abrangente de sistemas avançados de assistência para a segurança do condutor e da carga passa a ser equipamento de série na Transit, a partir de 2024, incluindo Assistência de Pré-Colisão com Travagem de Emergência Autónoma, Alerta e Ajuda à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência Inteligente à Velocidade 6).

Os pacotes de assistência ao condutor incluem um Sistema de Informação de Ângulo Morto com Alerta de Tráfego Cruzado, Cruise Control Adaptativo Inteligente com Centragem na Faixa de Rodagem e Stop & Go, e Assistência ao Estacionamento Automático com uma câmara de 360 graus, para proporcionar maior tranquilidade aos condutores e ajudar a reduzir o tempo de inatividade, as reparações e os custos do seguro para os operadores (6).

O modelo para 2024 introduz uma nova opção de transmissão automática com oito velocidades para as Transit de tração dianteira, para melhorar o desempenho, a eficiência e a capacidade de transporte de carga (2).

A nova transmissão maximiza a capacidade com até 4.250 kg de Peso Bruto e 6.000 kg de Peso bruto rebocável (7) – um aumento de 700 e 1.750 kg, respetivamente.

Os novos cubos de roda e o sistema de travões reduzem o peso até 27 kg, dependendo da configuração do veículo. A conceção também permite que os travões sejam substituídos mais facilmente, reduzindo em até duas horas o tempo necessária para a substituição dos quatro discos.

As novas jantes de 16 polegadas são de série no modelo de 2024. Um novo pacote Peso Máximo Admissível Por Eixo para trabalhos pesados também está agora disponível para os modelos de tração dianteira, aumentando o peso máximo do eixo dianteiro de 1.850 kg para 2.000 kg, aumentando, assim, o potencial de conversão e poupar tempo e esforço aos operadores, reduzindo as exigências de distribuição de carga.

A Ford Pro espera que este facto beneficie particularmente aplicações tais como os reboques de cavalos ou os reboques rebaixados, os quais requerem um acesso fácil à área de carga e cargas úteis elevadas.

Os mais recentes modelos Transit e E-Transit estão disponíveis para encomenda no final deste mês e entram em produção no próximo ano, com entregas previstas a partir do verão de 2024.

Desde o seu lançamento em 2022, a Ford E-Transit tornou-se um líder evidente no segmento de veículos elétricos de duas toneladas, representando mais de 50% de todos os veículos elétricos vendidos na Europa na sua classe (8).

1 – Com base nos dados da S&P Global Mobility New Registrations CY2014-CYE 2022, que são compilados a partir de fontes governamentais e outras e capturam 95% dos volumes globais de veículos novos em mais de 80 países, conforme relatado em março de 2023. Os volumes de furgões, carrinhas, chassis-cabina e chassis carroçável da família Transit incluem as Ford Transit e a Transit Custom. Exclui as Transit Connect e Transit Courier.

2 – A autonomia oficialmente homologada será publicada mais perto da data de venda. De acordo com o Procedimento de Teste de Veículos Ligeiros Harmonizado a Nível Mundial (WLTP). A autonomia publicada (valor-alvo pretendido de acordo com o WLTP) pode ser alcançada com uma bateria totalmente carregada – dependendo da versão existente e da configuração da bateria. A autonomia real pode variar devido a vários fatores (por exemplo, condições meteorológicas, estilo de condução, perfil do percurso, estado do veículo, idade e estado da bateria de iões de lítio).

Os valores de eficiência de combustível e de emissões de CO2 oficialmente homologados serão publicados mais perto da data de venda. Os consumos de combustível/energia WLTP declarados, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica são determinados de acordo com os requisitos e especificações técnicas dos Regulamentos Europeus (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, com a última redação que lhes foi dada. Os procedimentos de ensaio normalizados aplicados permitem a comparação entre diferentes tipos de veículos e diferentes fabricantes.

3 – Não conduza se estiver distraído. Sempre que possível recorra a sistemas de operação vocal. Algumas funções poderão ficar bloqueadas quando o veículo estiver em circulação. Nem todas as funções são compatíveis com todos os telefones.

4 – Os serviços de navegação requerem SYNC 4, FordPass Connect e o complementar Connected Service gratuito e a aplicação FordPass (consulte os Termos FordPass para mais informações). Os veículos elegíveis recebem um período de teste gratuito de 90 dias dos serviços de navegação que começa na data de início da garantia. Os clientes devem desbloquear o serviço de navegação experimental ativando o veículo elegível com uma conta de membro FordPass. É necessário um contrato de serviço anual para os serviços de navegação conectados. O serviço e as funcionalidades de ligação dependem da disponibilidade de uma rede compatível. A evolução da tecnologia/redes celulares/capacidade do veículo pode limitar a funcionalidade e impedir o funcionamento das características conectadas. A aplicação FordPass, compatível com plataformas de smartphones selecionadas, está disponível através de descarga na internet. Podem aplicar-se taxas de mensagens e dados.

5 – O FordPass Connect, a aplicação FordPass e o serviço Connected Service gratuito são necessários para as funcionalidades remotas (consulte os Termos do FordPass para obter mais informações). O serviço e as características do Connected Service dependem da disponibilidade de uma rede compatível. A evolução da tecnologia/redes celulares/capacidade do veículo pode limitar a funcionalidade e impedir o funcionamento de características conectadas. O Connected Service exclui o hotspot Wi-Fi.

6 – As tecnologias de apoio à condução são suplementares e não se sobrepõem à necessária atenção do condutor, discernimento e necessidade de controlo do veículo. Não substituem uma condução segura. Consulte o Manual do Proprietário para mais detalhes e informações.

7 – Capacidade máxima de reboque varia consoante a carga, configuração do veículo, acessórios e número de passageiros. A capacidade de carga é limitada pelo peso e distribuição do mesmo.

8 – Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia, Suíça, Turquia.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *