VELOCIDADE

Lamborghini desenvolve SC63 LMDh em Almería

Primeiras voltas para Romain Grosjean num teste de três dias, antes da sua estreia na primeira ronda do FIA WEC no Qatar.

carlos.sousa@autolook.pt

A Lamborghini Squadra Corse e a Iron Lynx prosseguiram com o desenvolvimento do seu SC63 LMDh, completando um produtivo teste de três dias no Circuito de Almeria, em Espanha. O veículo, que fará a sua estreia em competição na primeira ronda da temporada de 2024 do FIA World Endurance Championship, no Qatar, no próximo mês de março, foi tripulado pelos pilotos de fábrica Andrea Caldarelli e Romain Grosjean, que assim puderam completar as suas primeiras voltas ao volante do mesmo.

Os testes de fiabilidade e de procedimento foram os principais objetivos perseguidos ao longo dos três dias no circuito de 4,2 quilómetros situado no deserto andaluz, no sudeste de Espanha. Os técnicos, tanto da Squadra Corse, como da Iron Lynx, centraram-se nos longos stints, ao mesmo tempo que a equipa prosseguia a sua aprendizagem do protótipo.

Foi utilizado um único chassis durante os três dias, assim se cumprindo o objetivo definido antes deste teste, de percorrer quase 2000 quilómetros. O teste também proporcionou aos técnicos da Squadra Corse e da Iron Lynx a oportunidade de simular a situação de Full Course Yellow, e as estratégias e procedimentos de repartida, que frequentemente caracterizam as corridas de resistência, em preparação para a próxima época.

O teste também marcou a estreia de Romain Grosjean ao volante del SC63. O piloto suíço – que participou em alguns eventos de resistência no WeatherTech IMSA Sports Car Championship, com a Iron Lynx, este ano – iniciou o seu programa na tarde de abertura, alternando com Caldarelli. O duo dividiu, então, em partes iguais, a quilometragem percorrida durante o resto do teste.

«Foram três dias muito intensos, mas estou muito feliz por ter podido trabalhar com a equipa e com o carro em pista pela primeira vez. O carro provou ser muito bom logo desde as primeiras voltas, e mal posso esperar por efetuar mais quilómetros nos próximos testes», referiu Romain Grosjean.

«Senti-me muito bem, e estou contente por ter podido estar em Almería juntamente com toda a equipa, e, assim, conhecer a toda a gente, e descobrir o trabalho que foi realizado nos bastidores. Estou muito entusiasmado, a carro pareceu-me muito bom desde o início, mas, obviamente, ainda nos resta um pouco de caminho (pela frente). O trabalho que foi feito antes da minha chegada foi muito bom e anseio por saber mais sobre o carro», acrescentou o piloto.

O programa de testes prosseguirá na Europa na próxima semana. Posteriormente, a equipa de testes da Lamborghini Iron Lynx rumará aos EUA, para prosseguir com o processo de homologação por parte da IMSA (International Motor Sports Association), e lecaar a cabo uma série de testes em circuitos norte-americanos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *