AUTOLOOKNotícias Várias

Classic Cars Tour: sucesso no reencontro ibérico

O Classic Cars Tour, iniciativa produzida pelo Clube Escape Livre, esteve na estrada e ligou a Guarda a Salamanca com passagens por Trancoso, Mêda, Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida. Um desafio superado com sucesso, estando o regresso confirmado para 2024.

carlos.sousa@autolook.pt

Mais sum êxito estrondoso do Clube Escape Livre, com o Classic Cars Tour “ibérico”. A novidade da edição de 2023 esteve na internacionalização do evento organizado pelo Clube Escape Livre com a deslocação a Espanha, concretamente, a Salamanca. O desafio à condução oferecido pelo percurso escolhido deixou todos os participantes muito agradados e com o firme desejo de regressar em 2024.

O Classic Cars Tour é um passeio dedicado a automóveis Clássicos e Desportivos com organização do Clube Escape Livre e apoio dos municípios da Guarda, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida e os Ayuntamientos de Ciudad Rodrigo e Salamanca. Um percurso exigente, um cenário deslumbrante sem perder de vista o prazer de condução, enfim, um evento que, uma vez mais, deixou os participantes muito satisfeitos.

Na primeira parceria com o novo concessionário BMW da Guarda, A Matos Car, o Clube Escape Livre levou toda a caravana a conhecer o novo BMW M2 apresentado nesse dia a nível nacional.

Houve, ainda, oportunidade de conhecer o Centro Histórico da Guarda, numa visita encenada pelo grupo Hereditas e provar os excelentes vinhos da Beira Interior na espetacular sede da Comissão Regional Vitivinícola da Beira Interior (CRVBI) e receber as boas-vindas do chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal da Guarda.

Um excelente aperitivo antes da viagem até Trancoso onde o Classic Cars Tour pernoitou no Hotel Turismo. Após o jantar visita à Casa do Bandarra e Centro de Cultura Judaíca, num passeio noturno muito agradável, com os participantes a serem acompanhados por guias e pelo Presidente da Câmara Municipal, Aníbal Salvador.

No sábado, primeira paragem na Mêda onde a vereadora da educação e saúde do município, Carla Sequeira recebeu os participantes e os acompanhou até ao espaço Vinhos & Eventos onde todos tiveram a oportunidade de adquirir vinho das diversas adegas e quintas da região.

O espetacular percurso desenhado pelo Clube Escape Livre encaminhou a caravana para Foz Côa onde o grupo se dividiu entre um café com a magnífica vista para o Rio Douro e a visita ao Museu do Côa.

Paragem seguinte em Figueira de Castelo Rodrigo, onde o presidente da edilidade, Carlos Condesso, recebeu os participantes no Centro Interpretativo de Castelo Rodrigo. O Classic Cars Tour passou, ainda, pelas imponentes Muralhas de Almeida antes de chegar a Vilar Formoso.

Aqui, foi visitado o Museu da Paz com o próprio presidente da edilidade, António Machado, a servir de guia, enquanto Catarina Moura, diretora da Associação Territórios do Côa, ofereceu a toda a caravana livros sobre os territórios desta região raiana, na passagem da fronteira.

A caminho de Salamanca, paragem em Ciudad Rodrigo onde foi possível estacionar os automóveis participantes na Praça do Castelo e todos foram recebidos no Salão Nobre da cidade. Um café no Parador da cidade reconfortou o espírito e regenerou forças para o caminho final até Salamanca.

Depois da chegada a Salamanca, tempo para repousar das emoções do dia antes do jantar que decorreu num local de exceção: a antiga Capela do Palácio Arzobispo Fonseca. Uma refeição fantástica que desaguou num passeio, muito agradável, pelas ruas estreitas e muito movimentadas do centro histórico da cidade de Salamanca.

Domingo era o derradeiro dia Classic Cars Tour. A possibilidade de estacionar os carros clássicos na Plaza del Concilio de Trento proporcionou fotos inéditas e únicas antecedendo um dos momentos altos deste Classic Cars Tour: a visita ao Museu de la Historia de la Automacion de Salamanca. Onde o diretor, Luis Miguel Mata, serviu de cicerone a toda a caravana.

No final e após o almoço e a entrega dos Troféus SPAL, todos elogiaram o excelente percurso e a forte componente cultural e gastronómica associada ao passeio e o sorriso na face de todos indiciava a felicidade por terem participado no evento e muitos com o desejo de regressar na edição de 2024.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, referiu no final que «o trabalho feito para oferecer um novo percurso ao Classic Cars Tour e o esforço feito para visitar Salamanca e o seu magnífico museu do automóvel ficou justificado com as palavras de encorajamento dos participantes que apreciaram um percurso que destacou a beleza da Beira Interior».

«Um agradecimento especial aos municípios que mantêm o apoio a esta iniciativa que destaca e mostra a pessoas de todo o país, o melhor de cada um deles», sublinhou, ainda, o presidente do clube sedeado na cidade mais alta de Portugal.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *