E vão seis triunfos para Max Verstappen
O piloto neerlandês venceu o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1, oitava corrida da temporada, e consolidou ainda mais a liderança no Mundial de pilotos.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Com seis vitórias, as últimas quatro consecutivas, em oito corridas, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) continua a dominar de forma clara a temporada de Fórmula 1 e lançado para a revalidação do título que, tudo indica, será confirmada muito antes do final da temporada.
Mais rápido no momento do arranque, o campeão do mundo resistiu ao ataque da concorrência, ao contrário do que sucedeu ao espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), que partiu de segundo, mas foi batido, nos primeiros metros, pelo inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que largou de terceiro e assumiu o segundo lugar, lançando-se em na perseguição do piloto da Red Bull.
Contudo, na 23.ª volta, o espanhol deixou para trás o inglês e o pódio ficou definido, com os três primeiros a nunca estarem em risco de perder as posições que ocupavam.
O inglês George Russell (Mercedes) começou por manter o quarto lugar da partida, mas, na 13.ª volta, um “toque” no muro partiu uma asa dianteira e danificou o pneu traseiro direito, o que levou à entrada em pista do “”Safety Car”, para limpeza dos destroços, e relegou o inglês para o fundo do pelotão, para mais tarde abandonar.
A entrada em acção do “Safety Car” permitiu a grande parte dos pilotos uma paragem “de borla” para trocarem os pneus, com os pilotos da Ferrari a permanecerem em pista, o que lhes permitiu garantir o quarto e quinto lugares finais, sendo evidente que não podiam aspirar a mais.
O mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) arrancou da 12.ª posição para terminar em sexto e arrecadar o ponto da volta mais rápida, à frente do tailandês Alexandre Albon (Williams/Mercedes), autor de uma fantástica corrida, ao longo da qual soube defender-se dos ataques dos seus perseguidores.
O francês Esteban Ocon (Alpine/Renault), o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) e o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) terminaram nos restantes lugares pontuáveis, onde houve vários “comboios”, mas poucas mudanças de posição por todos usarem o “DRS”, o que impediu as ultrapassagens
FICHA DA PROVA
Prova – Pirelli Grand Prix du Canada
Circuito – Circuit Gilles-Villeneuve
Extensão – 305,27 km = 70 x 4,361 km
“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1 volta (4,361 km), em 1’25,858” (182,855 km/h)
Grelha de partida – 1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1’25,858”; Fernando Alonso (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’27,286”; 2.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes W14/Mercedes), 1’27,627”; George Russell (Mercedes W14/Mercedes), 1’27,893”; 3.ª linha: Nico Hulkenberg (Haas VF-23/Ferrari), 1’27,102”; Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’27,945”; 4.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL60/Mercedes), 1’28,046”; Oscar Piastri (McLaren MCL60/Mercedes), 1’31,349”; 5.ª linha: Alexander Albon (Williams FW45/Mercedes), sem tempo; Charles Leclerc (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’20,615”; 6.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’29,294”; Sergio Perez (Red Bull RB19/Honda), 1’20,959”; 7.ª linha: Kevin Magnussen (Haas VF-23/Ferrari), 1’21,678”; Valtteri Bottas (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’21,821”; 8.ª linha: Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’22,886”; Lance Stroll (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’21,484”; 9.ª linha: Nyck De Vries (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’23,137”; Logan Sargeant (Williams FW45/Mercedes), 1’23,337”; 10.ª linha: Yuki Tsunuda (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’22,746”; Guanyu Zhou (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’23,342”
Nota – Carlos Sainz, Lance Stroll e Yuki Tsunoda penalizados em três lugares, por ter prejudicado outro piloto, e Nico Hulkenberg penalizado, em três lugares, por não ter reduzido o andamento o suficiente numa situação de bandeira vermelha
Comandantes sucessivos – Max Verstappen, da 1.ª à 70.ª volta
Volta mais rápida – Sergio Perez (Red Bull RB19/Honda), 1 volta (4,361 km), em 1’14,481” (210,786 km/h)
Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 70 voltas (305,270 km), em 1.33’58,348” (194,1910 km/h)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO | |
1.º | Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1.33’58,348″ | 1 |
2.º | Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | a 9,570″ | 2 |
3.º | Lewis Hamilton | Mercedes W14 | Mercedes | a 14,168″ | 3 |
4.º | Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | a 18,648″ | 4 |
5.º | Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | a 21,540″ | 5 |
6.º | Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | a 51,028″ | 6 |
7.º | Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | a 1’00,813″ | 7 |
8.º | Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | a 1’01,692″ | 8 |
9.º | Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | a 1’04,402″ | 9 |
10.º | Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | a 1’04,432″ | 10 |
11.º | Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | a 1’05,101″ | 11 |
12.º | Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | a 1’05,249″ | 12 |
13.º | Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | a 1’08,363″ | 13 |
14.º | Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | a 1’13,423″ | 14 |
15.º | Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | a 1 volta | 15 |
16.º | Guanyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | a 1 volta | 16 |
17.º | Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | a 1 volta | 17 |
18.º | Nyck De Vries | Alpha Tauri AT04 | Honda | a 1 volta | 18 |
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 195 pontos; 2.º, Sergio Perez, 126; 3.º, Fernando Alonso, 117; 4.º, Lewis Hamilton, 102; 5.º, George Russell, 68; 6.º, Carlos Sainz, 65; 7.º, Charles Leclerc, 54; 8.º, Lance Stroll, 37; 9.º, Esteban Ocon, 29; 10.º Pierre Gasly, 15; 11.º, Lando Norris, 12; 12.º, Alexander Albon, 7; 13.º, Nico Hulkenberg, 6; 14.º, Oscar Piastri, 5; 15.º, Valtteri Bottas, 5; 16.º, Guanyu Zhou, 4; 17.º, Yuki Tsunoda, 2; 18.º, Kevin Magnussen, 2
CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 321 pontos; 2.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 167; 3.º, Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, 154; 4.º, Scuderia Ferrari, 122; 5.º, BWT Alpine F1 Team, 44; 6.º, McLaren F1 Team, 17; 7.º, Alfa Romeo F1 Team ORLEN, 8; 8.º, MoneyGram Haas F1, 8; 9.º, Williams Racing, 7; 10.º, Scuderia Alpha Tauri, 2
PRÓXIMA PROVA – Rolex Grosser Preis Vn Österreich, dia 2 de Julho, no Red Bull Ring.