George Russell liderou treino inaugural
Sem nenhum campeão mundial em pista, dado que metade dos pilotos eram jovens candidatos à Fórmula 1, o inglês aproveitou a oportunidade para liderar com a Mercedes no primeiro treino livre para o de Abu Dhabi.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Numa sessão em que 10 jovens pilotos estiveram em ação, alguns pela primeira vez, o inglês George Russell (Mercedes) registou o melhor tempo, à frente de Felipe Drugovich (Aston Martin/Mercedes). O piloto brasileiro foi um dos jovens que surpreendeu tudo e todos, ao colocar-se no segundo lugar da tabela de tempos, à frente do australiano Daniel Ricardo (Alpha Tauri/Honda).
Além da Aston Martin, também Ferrari (Robert Shwartman), Mercedes (Frederik Vestri), Alpine (Jake Doohan), Alfa Romeo (Théo Pouchaine), McLaren (Patricio O’Ward), Willams (Zak O’Sullivan) e Red Bull (Jake Dennis e Isack Hadjar), a única que cedeu os dois carros, permitiram aos jovens a uma sessão de testes.
Os mesmos vão voltar à pista, no início da semana, para uma sessão de testes e a oportunidade de concretizarem o sonho que quem começa uma carreira no desporto motorizado: guiar um Fórmula 1. Para qualquer deles trata-se de uma presença que exige muito cuidado já que têm de demonstrar a sua rapidez, sem estragar os carros, porque a última coisa que as equipas querem é ter trabalho suplementar ou ver os seus pilotos penalizados por terem de trocar componentes estragados pelos mais jovens.
Contudo, tudo aponta para que nenhum deles consiga entrar na Fórmula 1 em 2024, já que tudo indica que os 20 pilotos que estiveram em ação esta temporada, irão continuar a fazê-lo na próxima, com o americano Logan Sargeant (Williams/Mercedes) a ser o único que pode ter o seu lugar em risco.
Além do brasileiro, também o russo Robert Sharztman (Ferrari) esteve em evidência ao registar o oitavo tempo, atrás do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), seu companheiro de equipa.
Os restantes fecharam a tabela de tempos, com o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) a ser batido por todos eles, com exceção do inglês Oliver Bearman (Haas/Ferrari), colocando os dois carros da marca norte-americana nas duas últimas posições.
Cumprido o regulamento, que obriga a que isto sucedesse, a sessão da tarde será importante para perceber o que pode suceder na qualificação e na corrida
TEMPOS DO TREINO
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | TEMPO |
George Russell | Mercedes W14B | Mercedes | 1’26,072″ |
Felipe Drugovich | Aston Martim AMR23 | Ferrari | 1’26,360″ |
Daniel Riccardo | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’26,433″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’26,453″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’26,631″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’26,665″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’26,676″ |
Robert Shwartman | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’26,703″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | 1’26,720″ |
Yuki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’26,725″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’26,742″ |
Frederik Vesti | Mercedes W14B | Mercedes | 1’26,815″ |
Jack Doohan | Alpine A523 | Renault | 1’26,865″ |
Théo Pourchaine | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’27,093″ |
Patricio O’Ward | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’27,114″ |
Jake Dennis | Red Bull RB19 | Honda | 1’27,208″ |
Isack Hadjar | Red Bull RB19 | Honda | 1’27,244″ |
Zak O’Sullivan | Williams FW45 | Mercedes | 1’27,460″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | 1’27,462″ |
Oliver Bearman | Haas VF-23 | Ferrari | 1’27,569″ |