MotoGP

Jorge Martin repete feito de Francesco Bagnaia

A marca italiana da Ducati colocou as oito motos nas nove primeiras posições do Grande Prémio da Alemanha em MotoGP, com o australiano Jack Miller (KTM) a ser o único e intrometer-se entre as motos da marca de Borgo Panigale.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

A exemplo do que sucedeu a semana passada, no circuito do Mugello, onde o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) venceu a corrida “Sprint” e o Grande Prémio, desta vez foi o espanhol Jorge Martin (Ducati) a imitá-lo. A marca italiana colocou as oito motos nas nove primeiras posições, com o australiano Jack Miller (KTM) a ser o único e intrometer-se entre as motos da marca de Borgo Panigale.

Foi intensa a luta entre os dois pilotos da Ducati ao longo de toda a corrida, havendo troca de comandante, com Jorge Martin a conseguir nas derradeiras voltas a assumir o comando.

O duelo hispano-italiano esteve em risco de terminar mal, quando, na derradeira volta, numa tentativa de ultrapassagem ao seu adversário, Francesco Bagnaia tocou em Jorge Martin, com o italiano a atrasar-se alguns metros e a já não conseguir recuperar, o que permitiu ao espanhol averbar a primeira vitória do ano.

O sul-africano Brad Binder (KTM) ocupou durante muito tempo o terceiro lugar, mas uma queda, no início da segunda parta da corrida, permitiu ao francês Johann Zarco (Ducati) terminar no pódio, depois de uma mais uma recuperação.

O português Miguel Oliveira (Aprilia) arrancou de 15.º e terminou em 10.º, o que lhe permitiu voltar a pontuar, enquanto o espanhol Marc Marquez (Honda), que caiu cinco vezes ao longo do fum-de-semana, ficou de fora depois de mais uma queda na “warm up”, na qual fracturou o pulso da mão esquerda, não sendo certo que corra para a semana em Assen.

A corrida de Moto2 teve pouca história com os três primeiros da qualificação, o espanhol Pedro Acosta (Kalex), o italiano Tony Arbolino (Kalex) e o inglês Jake Dixon (Kalex) a manterem as posições com que partiram.

O espanhol dominou de forma clara, nunca tendo visto em causa o seu segundo triunfo consecutivo, o que lhe permitiu reduzir para 15 pontos o atraso em relação ao italiano, que conserva o comando do respectivo campeonato.

A exemplo do que sucedera na corrida de Moto3, entre Ayumi Sasaki e Deniz Öncu, Tony Arbolino começou por “fugir” a Jake Dixon, na fase inicial da corrida, mas o inglês foi recuperando, colou-se ao italiano, mas este defendeu, com êxito, o segundo lugar.

Ao contrário do que tem sido habitual, não houve um grupo de vários pilotos a discutir a vitória na corrida de Moto3, com o japonês Ayumu Sasaki (Husqvarna) e o turco Deniz Öncü (KTM) a “esmagarem” a concorrência, como o demonstra o facto de terem deixado o espanhol Daniel Holgado (KTM), que comanda o campeonato, a mais de 10” de distância.

No arranque o japonês e o turco, que ocupavam as duas primeiras posições da grelha, assumiram o comando da corrida e “fugiram” da concorrência com o piloto da Husqvarna a conseguir um avanço superior a um segundo na primeira metade da corrida.

Só que, na segunda parte, o turco foi recuperando e colou-se à traseira da Husqvarna, mantendo-se numa posição de expectativa, que durou até à última curva, da derradeira volta, quando deixou o japonês para trás e vencer pela primeira vez no “Mundial”.

CLASSIFICAÇÕES

MOTOGP – 1.º, Jorge Martin (Ducati), 30 voltas (110,130 km), em 40’52,449” (161,6 km/h); 2.º, Francesco Bagnaia (Ducati), a 0,064”; 3.º, Johann Zarco (Ducati), a 7,013”; 4.º, Marco Bezzecchi (Ducati), a 8,430”; 5.º, Luca Marini (Ducati), a 11,679”; 6.º, Jack Miller (KTM), a 11,904”; 7.º, Alex Marquez (Ducati), a 14,040”; 8.º, Enea Bastianini (Ducati), a 14,859”; 9.º Fabio Di Giannatonio (Ducati), a 17,061; 10.º, Miguel Oliveira (KTM), a 19,648”. Classificaram-se mais sete pilotos

MOTO2 – 1.º, Pedro Acosta (Kalex), 25 voltas (91775 km), em 35’15,315” (15t6,1 km/h); 2.º, Tony Arbolino (Kalex), a 2,730”; 3.º, Jake Dixon (Kalex), a 2,825”; 4.º, Somkiat Chantra (Kalex), a 9,013”; 5.º, Alonso Lopez (Boscoscuro), a 12,274”; 6.º, Manuel Gonzalez (Kalex), a 13,540”; 7.º, Sam Lowes (Kalex), a 14,457”; 8.º, Fermin Aldeguer (Boscoscuro), a 15,053”; 9.º, Albert Arenas (Kalex), a 15,219”; 10.º, Celestino Vietti (Kalex), a 15,397”. Classificaram-se mais 12 pilotos

MOTO3 – 1.º, Deniz Öncü (KTM), 23 voltas (84,433 km), em 33’10,531” (152,7 km/h); 2.º, Ayumu Sasaki (Husqvarna), a 0,33”; 3.º, Daniel Holgado (KTM), a 12,318”; 4.º, Ivan Ortola (KTM), a 12,437”; 5.º, David Alonso (GasGas), a 17,158”; 6.º, Jaume Masia (Honda), a 17,328”; 7.º, Diogo Moreira (KTM), a 17,416”; 8.º, Ryusei Yamanaka (GasGas), a 17,468”; 9.º, Stefano Nepa (KTM), a 17,548”; 10.º, Tairo Furusato (Honda), a 18,132”. Classificaram-se mais 17 pilotos

“MUNDIAIS”

MOTOGP

PILOTOS – 1.º, Francesco Bagnaia, 160 pontos; 2.º, Jorge Martin, 144; 3.º, Marco Bezzecchi, 126; 4.º, Johann Zarco, 109; 5.º, Brad Binder, 96; 6.º, Luca Marini, 89; 7.º, Jack Miller, 79; 8.º, Fabio Quartararo, 57; 9.º, Aleix Espargaro, 55; 10.º, Maverick Viñales, 53 …; 16.º, Miguel Oliveira, 27. Estão classificados mais 11 pilotos

CONSTRUTORES – 1.º, Ducati, 248 pontos; 2.º, KTM, 135; 3.º, Aprilia, 99; 4.º, Honda, 81; 5.º, Yamaha, 68

EQUIPAS – 1.º, Prima Pramac Racing, 253 pontos; 2.º, Mooney VR46 Racing Team, 215; 3.º, Ducati Lenovo Team, 186; 4.º, Red Bull KTM Factory Racing, 175; 5.º, Aprilia Racing, 108; 6.º, Monster Energy Yamaha MotoGP, 107; 7.º, Gresini Racing MotoGP, 86; 8.º, LCR Honda, 73; 9.º, GASGAS Factory Racing Tech3, 43; 10.º, Cryptodata RNF MotoGP Team, 35; 11.º, Repsol Honda Team 20

MOTO2

PILOTOS – 1.º, Tony Arbolino, 139 pontos; 2.º, Pedro Acosta, 124; 3.º, Alonso Lopez, 82; 4.º, Jake Dixon, 79; 5.º, Filip Salac, 72; 6.º, Aron Canet, 65; 7.º, Somkiat Chantra, 59; 8.º, Sam Lowes, 53; 9.º, Celestino Vietti, 45; 10.º, Manuel Gonzalez, 44. Estão classificados mais 12 pilotos

CONSTRUTORES – 1.º Kalex, 175 pontos; 2.º, Boscoscuro, 86

EQUIPAS – 1.º ELF Marc VDS Racing Team, 192 pontos; 2.º, Red Bull KTM Ajo, 158; 3.º MB Conveyors Speedup, 118; 4.º, Pons Wegow LOS40; 99; 5.º, QJ Motor Gresini Moto2, 94; 6.º, Polar Cube GASGAS Aspar Team, 79; 7.º, Idemitsu Honda Team Asia, 70; 8.º, Fantic Racing, 45; 9.º, Correos Prepago Yamaha VR46 M, 44; 10.º, Italtrans Racing Team, 22; 11.º, Fieten Olie Racing GP, 20; 12.º, Pertamina Mandalika SAG Team, 18; 12.º, Liqui Molly Husqvarna Intact GP; 16;

MOTO3

PILOTOS – 1.º, Daniel Holgado, 125 pontos; 2.º, Jaume Masia, 84; 3.º, Ivan Ortola, 81; 4.º, Ayumu Sasaki, 79; 5.º, Deniz Öncü, 78; 6.º, Diogo Moreira, 73; 7.º, David Alonso, 62; 8.º, Xavier Artigas, 55; 9.º, Jose António Rueda, 42; 10.º, Stefano Nepa, 40. Estão classificados mais 17 pilotos

CONSTRUTORES – 1.º KTM, 170 pontos; 2.º, Honda, 109; 3.º Husqvarna, 82; 4.º, GASGAS, 70; 5.º, CFMoto, 55

EQUIPAS – 1.º, Red Byll KTM Rech3, 127 pontos; 2.º Leopard Racing, 122; 3.º, Angeluss MTA Team, 121; 4.º, Red Bull KTM Ajo, 120; 5.º, Liqui Moly Husqvarna Intact GP; 97; 6.º, Gaviota GASGAS Aspar M3, 96; 7.º, MT Helmets – MSI, 78; 8.º, CFMoto Racing Pruestel GP; 67; 9.º, SIC58 Squadra Corse, 41; 10.º, CIP Green Power, 37; 11.º, BOE Motorsports, 24; 12.º, Visiontrack Racing Team, 21; 13.º, Rivacold Snipers Team, 19; 14.º, Honda Team Asia, 10

PRÓXIMA PROVA – Motul TT Assen, no TT Circuit de Assen.

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