Max Verstappen: serenata à chuva no Canadá
O piloto neerlandês da Red Bull conquistou a primeira posição da grelha de partida para o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1, oitava corrida da temporada, que se realiza este domingo, em Montreal.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
A chuva baralhou a qualificação para o Pirelli Grand Prix du Canada, com o alemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari) a garantir a segunda posição da grelha de partida, por ter aproveitado, da melhor maneira, o momento em que esteve em pista.
Mas seria o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) a garantir a “pole position”, com mais de um segundo de diferença para o alemão, algo que não é normal, mas que é explicável pelas condições de aderência em que cada piloto registou o seu tempo.
A qualificação começou com uma bandeira vermelha, logo a seguir à luz verde de saída das “boxes” ter acendido, por o chinês Guanyu Zhou (Alfa Romeo/Ferrari) ter ficado sem conseguir que o motor funcionasse, mas acabaria por conseguir repô-lo a trabalhar para chegar às “boxes”. O chinês voltaria à pista mas acabaria por ficar com o último tempo.
Na Q2 a surpresa veio do facto do tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes) ter feito o melhor tempo, por ter arriscado montar pneus macios, numa altura em que havia uma linha quase seca, por a chuva ter parado por momentos, com a passagem dos carros a contribuir para secar o asfalto.
Foi a altura em que o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) e o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) terem ficado de fora, por terem estado na pista, quando as condições não eram as melhores, o que fez com que Mercedes e McLaren fossem as únicas equipas a terem os dois carros na Q3.
Foi a altura em que Max Verstappen soube aproveitar da melhor forma o momento em que esteve em pista, com Alexander Albon a não marcar nenhum tempo e o neo-zelandês Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) a “bater” a três minutos do final da sessão, com todos os pilotos a optarem por não voltar à pista, dado o aumento da intensidade da chuva.
Chuva que, ao que tudo indica, vai aparecer na corrida, ainda que com intensidade diferente e podendo mesmo haver momentos em que ela vai estar ausente, o que poderá implicar uma gestão muito cuidadosa dos pneus e dos momentos da sua troca.
GRELHA DE PARTIDA
Max Verstappen | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’25,858″ | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-23/Ferrari | |
1’27,102 | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’27,286″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’27,627″ | |
George Russell | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’27,893″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A523/Renault | |
1’27,945″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’28,046″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’29,294″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’31,349″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW45/Mercedes | |
sem tempo | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’20,615″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’20,959″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’21,484″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF23/Ferrari | |
1’21,678″ | |
Valtteri Bottas | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’21,821″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’22,746″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A523/Renault | |
1’22,886″ | |
Nyck De Vries | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’23,137″ | |
Logan Sargeant | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’23,337″ | |
Guanyu Zhou | |
Alfa Romeo C43/Ferrari) | |
1’23,342″ |