TURISMO

Exposição acessível “O Mar é a Nossa Terra”

Mostra, que vai ficar patente no Meeting Point, na Praceta Ledesma Criado, na Figueira da Foz, seguindo depois para o Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos, percorre um conjunto de experiências de pensamento, desenho e configuração das linhas de costa e da sua relação com a densa dimensão do Oceano.

carlos.sousa@autolook.pt

O Município da Figueira da Foz assina, esta quarta-feira, dia 14 de junho, pelas 18h00, no Meeting Point, na Praceta Ledesma Criado, um protocolo com o Centro Cultural de Belém, relativo à exposição “O Mar é a nossa Terra”, sendo inaugurada de seguida.

A exposição, com curadoria dos arquitetos Miguel Figueira e André Tavares, foi concebida e apresentada em 2020 na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Excertos desta mostra estiveram patentes no Forum d’Urbanisme et d’Architecture de Nice, em 2023, em França, antes desta apresentação que se divide entre o Meeting Point, na Figueira da Foz, e o Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos, cujo 20.º aniversário se assinala durante este ano e até 29 de maio de 2024, onde ficará patente o “Núcleo do Bacalhau”.

“O Mar é a Nossa Terra” é uma exposição que cartografa e apresenta as contradições existentes entre a terra e o mar, sob a perspetiva da arquitetura, do ordenamento do território e da construção da paisagem, matéria tão relevante para a sociedade por ser objeto de atenção de um conjunto de arquitetos que têm desafiado os limites convencionais da disciplina.

Tendo como ponto de partida as contradições físicas e a cultura popular da praia da Figueira da Foz, a exposição percorre um conjunto de experiências de pensamento, desenho e configuração das linhas de costa e da sua relação com a densa dimensão do oceano.

O mar assume-se como um lugar pelo que é necessário inverter o olhar sobre ele, pensando a construção da terra a partir das suas dinâmicas. Esta exposição pretende contribuir para uma nova cultura de transformar o mundo. Irá ser a primeira exposição, promovida pelo município, totalmente acessível e inclusiva.

Ao dispor dos visitantes irão estar vídeos com legendagem em língua gestual, folhas de sala com escrita com símbolos e escrita em braille, folhetos em escrita simplificada, experiências sensoriais e audioguia.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *