Red Bull nos extremos da pista australiana
Max Verstappen alcançou a 22.ª pole da sua carreira, com George Russell e Lewis Hamilton, ambos da Mercedes, logo a seguir. Já Sergio Perez, da Red Bull, parte do derradeiro lugar da grelha.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Ao sair da pista, ainda na fase inicial da Q1, o que levou à interrupção da sessão para a sua retirada, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) ficou condenado ao derradeiro lugar da grelha e quando o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) garantiu o melhor tempo na qualificação, a marca de bebidas energéticas viu os seus carros nos extremos da grelha de partida.
Na origem da saída do mexicano, está no facto do asfalto do Albert Park (Melbourne – Austrália) estar molhado, por força da chuva que caiu antes da qualificação, mas que parou antes do seu começo com as condições de aderência a mudarem a cada instante, com os pilotos a quererem sair para a pista o mais depressa possível perante a ameaça da chuva voltar a aparecer
A ausência de Sergio Perez da Q3 abriu a discussão para o segundo lugar na primeira linha da grelha, com a Mercedes a surpreender ao garantir os dois lugares a seguir ao campeão do mundo, com o inglês George Russell (Mercedes) a levar a melhor face ao seu colega de equipa, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes), e ser com Max Verstappen a chegar ao segundo “16”.
O espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) continua a mostrar a competitividade vista nas corridas anteriores e garantiu o quarto tempo, a escassos 0,035” de Lewis Hamilton, o que deixa antever que estes são os candidatos ao triunfo, uma vez que o quinto, o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que foi o mais rápido da equipa de Maranello, a mais de um décimo de segundo.
O canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) colocaram-se a seguir e fecharam o lote de equipas que colocaram os dois carros na Q3.
Surpresa o sétimo tempo do tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes) que alcançou um resultado que não tem sido habitual nos últimos tempos, à frente do francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) e do alemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari) que fecharam o lote dos 10 mais rápidos.
GRELHA DE PARTIDA
Max Verstappen | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’16,732″ | |
George Russell | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’16,968″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’17,104″ | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’17,139″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’17,270″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’17,308″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’17,369″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’17,609″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A523/Renault | |
1’17,675″ | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-23/Ferrari | |
1’17,735″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A523/Renault | |
1’17,768″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’18,099″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’18,119″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF23/Ferrari | |
1’18,129″ | |
Nyck De Vries | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’18,335″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’18,517″ | |
Guanyu Zhou | |
Alfa Romeo C43/Ferrari) | |
1’18,540″ | |
Logan Sargeant | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’18,557″ | |
Valtteri Bottas | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’18,714″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB19/Honda) | |
sem tempo |