WRC

Dani Sordo o mais rápido no Shakedown

Milhares de pessoas vibraram com o tradicional Shakedown de abertura do WRC Vodafone Rally de Portugal, em Paredes, onde Dani Sordo conseguiu o melhor tempo e liderou o trio oficial da Hyundai. Equipas rumaram à região Centro, para o arranque oficial em Coimbra, e para a “super-especial” da Figueira da Foz.

carlos.sousa@autolook.pt

Dani Sordo e Candido Carrera, com o Hyundai i20 N Rally1, conseguiram o tempo 2m51,2s na segunda passagem pelos 4,61 km do Shakedown, em Paredes, na manhã desta quinta-feira. A dupla espanhola fez três passagens pela especial que termina no interior do circuito de Baltar, emoldurado, como é habitual, por milhares de adeptos, concluindo a derradeira sessão de testes com meio segundo de vantagem sobre os companheiros de equipa Ott Tänak e Martin Järveoja, com os líderes do WRC, Thierry Neuville e Martin Wydaeghe, a ficarem em terceiro, formando o ‘1-2-3’ da Hyundai a abrir.

«Este rali é sempre especial. É ótimo estar de volta depois de tanto tempo. E este ano há vários pilotos fortes, aqui. A luta vai ser intensa», afirmou Dani Sordo. Já Ott Tänak, por outro lado, acrescentou: «Eu diria que a posição na estrada não é muito má. Mas precisamos de nos esforçar mais».

Após conseguir o tempo de 2m55,2s, na sua segunda passagem pelo troço, Thierry Neuville antecipou dificuldades para este fim de semana: «A aderência não é ótima. Esta não é a nossa superfície mais forte. Está um pouco húmido».

Sébastien Ogier, o oito vezes campeão do mundo, foi quarto e o primeiro dos Toyota. O recordista de vitórias do Vodafone Rally de Portugal regressa à prova, depois de ter falhado a edição do ano passado.

«Há dois anos também tinha uma boa posição de partida aqui e foi um desastre. Quero tentar corrigir isso este fim de semana. Sempre tive uma boa ligação com Portugal. Ganhei aqui cinco vezes e o plano é corrigir o que fiz de errado há dois anos», disse o piloto.

Elfyn Evans, sétimo classificado no Shakedown, acrescentou que vai «continuar a ser difícil na frente. Ott (Tänak) começa com alguma vantagem. Precisamos de ter uma sexta-feira “limpa” e atacar a partir daí».

Cada vez mais confiante, Takamoto Katsuta também prometeu entrar no modo “samurai” nos troços do Centro e Norte: «Atacar ao máximo. É esse o plano», disse o japonês, sexto classificado.

Kalle Rovanperä “voou” na primeira passagem e conseguiu o melhor tempo até essa fase, mesmo sem o sistema híbrido no seu Toyota. O bicampeão do Mundo em título elogiou o público da prova portuguesa: «O “feeling” é bom. O Shakedown não foi ideal para nós. O carro ainda não está a 100%. Mas é muito bom ver todos estes fãs», afirmou o jovem finlandês.

O britânico Gus Greensmith (Skoda) foi o mais rápido no shakedown entre os concorrentes do WRC2, que tem quase 40 equipas em Portugal. Kris Meeke (Hyundai) dominou entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis e o boliviano Bruno Bulacia (Ford) conseguiu o melhor tempo no WRC3.

Hoje à tarde, as equipas rumam a Coimbra, para a cerimónia oficial de partida do rali. Uma sessão de autógrafos com os pilotos, a partir das 16h00, no terreiro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, antecede a partida oficial, às 17h00, em plena Avenida de Conímbriga.

Os concorrentes rumam depois à Figueira da Foz, para a Super Especial de abertura que, este, ano tem um percurso redesenhado (2,94 km), junto ao Forte de Santa Catarina, a partir das 19h05 (e com transmissão em direto na SportTV4 e RTP1).

RESULTADOS DO SHAKEDOWN (EQUIPAS DO RALLY1)

1.º Dani Sordo (ESP)/Candido Carrera (ESP) – Hyundai i20 N Rally1 Hybrid – 2m51,2s

2.º Ott Tänak (EST)/Martin Järveoja (EST) – Hyundai i20 N Rally1 Hybrid – 2m51,7s

3.º Thierry Neuville (BEL)/Martijn Wydaeghe (BEL) – Hyundai i20 N Rally1 Hybrid – 2m52,1s

4.º Sébastien Ogier (FRA)/Vincent Landais (FRA) – Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid – 2m52,2s

5.º Adrien Fourmaux (FRA)/Alexandre Coria (FRA) – Ford Puma Rally1 Hybrid – 2m52,3s

6.º Takamoto Katsuta (JPN)/Aaron Johnston (IRL) – Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid – 2m52,4s

7.º Elfyn Evans (GBR)/Scott Martin (GBR) – Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid – 2m52,7s

8.º Kalle Rovanperä (FIN)/Jonne Halttunen (FIN) – Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid – 2m52,7s

9.º Grégoire Munster (LUX)/Louis Louka (BEL) – Ford Puma Rally1 Hybrid – 2m56,2s

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *