WRC

Thierry Neuville lidera “Europa Central”

O belga conquistou uma pequena vantagem durante a noite desta quinta-feira, com o início da primeira edição do Rali da Europa Central. Foram milhares os espetadores que, em Praga, capital checa, testemunharam as viaturas e estelas do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1)

Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) terminou o primeiro dia do Rali da Europa Central a “voar” na segunda classificativa, em que nos 8,92 km ganhou 2,2 segundos ao estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1), que foi o mais rápido na “super-especial” de abertura.

O asfalto molhado foi a maior dificuldade que os pilotos encontraram pela frente, situação que deve prolongar-se ao longo dos restantes dias da prova. Para já o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) ocupa o terceiro lugar, o que coloca os carros das três marcas envolvidas no campeonato nas três primeiras posições.

Numa prova que se disputa, pela primeira vez, em três países, Thierry Neuville concluiu o dia na República Checa com o tempo de 6m06,9s, deixando no segundo lugar o estónio Ott Tänak, a 1,2 segundos, com o francês Sébastien Ogier a 5,8 segundos.

Ott Tanak e Martin Järveoja (Ford Puma Rally1)

«Achava que a escolha deveria ser entre os pneus de chuva e os macios (slicks), e escolhi os macios no último instante. As luzes de aviso dos carros refletiam no asfalto molhado e não se via bem, mas, ainda assim, consegui fazer uma segunda especial limpa», explicou o piloto belga, que já está arredado da luta pelo título.

No que diz respeito à luta pelo título, a vantagem é do finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1), que tem, já, quase cinco segundos de vantagem sobre o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), o único que o pode impedir de revalidar o ceptro, uma prova antes do final da temporada.

 Sébastien Ogier e Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)

O finlandês chega a esta ronda, que se disputa nas estradas da Alemanha, República Checa e Áustria, no comando do campeonato, com 31 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipa britânico.

O mais infeliz, no arranque da prova, foi o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally2) penalizado em 10” por ter queimado a partida para a especial de abertura.

No que diz respeito aos RC2, o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), que sucedeu ao norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia RS Rallly2), o mais rápido na primeira prova de classificação, que tem 3,1” de vantagem sobre o seu compatriota Adrien Fourmaux (Ford Fiesta Rally2.

A prova prossegue esta sexta-feira, com uma dupla passagem por três classificativas, o que significa 133,27 km contra o relógio. Os pilotos deixam o parque fechado em Passau, na Alemanha, para enfrentar os seis troços na República Checa, sem assistência a meio do dia.

CLASSIFICAÇÃO APÓS DUAS ESPECIAIS – 1.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), 6’06,9”; 2.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1) a 1,2”; 3.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GT Yaris Rally1), a 5,8”; 4.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 5,9”; 5.º, Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1), a 8,3”; 6.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 10,1”; 7.º, Pierre-Louis Loubet/Benjamin Veillas (Ford Puma Rally1), a 10,4”; 8.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 10,7”; 9.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), a 13,6”; 10.º, Gregoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 15,0”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *