AUTOLOOK

Ott Tanak conduz Ford Puma Rally 1 à liderança

Piloto estónio colocou um carro da marca da oval no comando de uma rali do “Mundial”, uma posição que não era ocupada desde o Rali da Grécia, então pelas mãos do francês Sébastien Loeb.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Ott Tanak
WRC 2023

Apesar de não ter sido o mais rápido em nenhuma das três especiais percorridas de manhã, e que serão repetidas à tarde, o estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1) assumiu o comando, logo na classificativa de abertura do dia e manteve-o até à chegada ao Parque de Assistência.

Oitavo na estrada, o irlandês Craig Breen (Hyundai i20 N Rally2) termina a manhã no segundo lugar, a 2,1” do estónio, com o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally2) a ocupar o terceiro lugar a 2,0” do irlandês, também ele a beneficiar do facto de partir mais atrás.

Mais rápido na Super Especial, de ontem, o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1) está a pagar o facto de abrir a estrada e logo na primeira especial “caiu” para quarto, posição que manteve ao longo de toda a manhã, estando a 4,7” do piloto da Ford, diferença que o mantêm na luta pela vitória.

Craig Breen e James Fulton (Hyundai i20 N Rally1)

O inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) registou o terceiro tempo, embota tenha perdido 1,5 segundos para o estónio, mas impôs-se ao finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1), que foi o melhor dos pilotos da marca sul-coreana.

O piloto belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) registou o quinto tempo, mas a cinco segundos de Kalle Rovampera, o que significa a perca de um segundo por quilómetro, situação que pode ser explicada pelo facto do belga, a padecer de uma constipação, a não estar nas condições físicas ideais para o que vai ter de enfrentar. Na classificação geral o piloto navegado por Martijn Wydaeghe, encontra-se na sétima posição, a 17 segundos da dupla Ott Tanak e Martin Jarveoja.

Esapekka Kappi e Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1)

E se Ott Tanak assumiu o comando da prova desde a primeira classificativa do dia, entre os RC2 as mudanças de comando aconteceram em todas as especiais, com excepção da última.

Ontem foi o finlandês Jari Huttunen (Skoda Fabia R5) a impor-se na “Super Especial”, mas hoje o finlandês Emil Lindholm (Skoda Fabia RS Rally2), logo a abrir, e depois sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) passaram pelo comando, com o sueco a terminar a manhã com 6,8” de avanço sobre o Sami Pajari (Skoda Fabia RS Rally2) e 8,2” sobre o finlandês Teemu Suninen (Hyundai i20 N Rally2).

CLASSIFICAÇÃO APÓS QUATRO ESPECIAIS

1.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1), 28’24,25”; 2.º Craig Breen/James Fulton (Hyundai i20 N Rally1), a 2’1”; 3.º Esapekka Kappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), a 4,1”; 4.º Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 4’7”; 5.º Takamoto Katsuta/Aaron Johnstone (Toyota GR Yaris), a 3,1”; 6.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 15,5”; 7.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 17,0”; 8.º Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1), a 37,0”; 9.º Oliver Solberg/Torstein Eriksen (Skoda Fabia RS Rally2), a 1’33,5” (1.º RC2); 10.º Lorenzo Bertelli/Simone Scattolin (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’34,7”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *