WRC

Sébastien Ogier mantém a toada atacante

Aos comandos de um Toyota GR Yaris Rally1, o piloto francês dominou o primeiro dia completo do Rali de Monte Carlo, prova de abertura do Campeonato do Mundo, tendo já mais de meio minuto de vantagem sobre a concorrência.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Sébastien Ogier e Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)

Mais rápido na primeira passagem pelas três especiais do dia, Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) dominou o segundo dia do Rali de Monte Carlo e garantiu 36 segundos de avanço sobre o finlandês e campeão do mundo Kalle Rovanperä, em viatura idêntica, e 37,9 segundos sobre o terceiro, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1).

Começando o dia na liderança, depois da vitória nas duas primeiras especiais da prova disputadas na véspera, Sébastien Ogier venceu as três classificativas da manhã. À tarde, optou por uma toada mais defensiva, até pelo risco de furar, mas ainda venceu a segunda das três passagens.

Kalle Rovampera e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1)

«Obviamente que estou muito satisfeito. O risco de furar era grande pelo que levei as coisas com mais calma. Estou satisfeito por ter conseguido trazer o carro até ao fim», comentou o piloto francês.

Kalle Rovanperä, que era quinto à entrada para este primeiro dia completo, já era terceiro após a primeira especial do dia. No intervalo ao final da manhã era terceiro, ganhando mais uma posição na primeira especial da tarde, lugar que manteve até final: «O carro está bastante confortável para pilotar, mas, digamos assim, não é competitivo o suficiente», frisou o finlandês, no final.

A primeira passagem pela derradeira especial da manhã foi fatal para o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) que, depois de ter sido o segundo mais rápido até aí, furou, perdeu mais de 40 segundos e caiu para o quinto lugar da geral, posição que manteve ao longo da tarde.

Thierry Neuville e Martijn Windaeghe (Hyundai i20 N Rally1)

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) terminou o dia no derradeiro lugar do pódio, a escasso, 1,9 segundos de Kalle Rovampera e pode tentar, este sábado, intrometer-se entre os dois pilotos da marca japonesa.

Já o estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1) a ser o quarto mais rápido, mas sem conseguir, na estreia ao volante de um carro da marca da oval, intrometer-se na luta pelas primeiras posições.

Em contrapartida, o seu colega de equipa, Pierre-Louis Loubet (Ford Puma Rally1), que estava a discutir o sexto lugar com o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally1), ficou sem direção assistida, perdeu tempo e “afundou-se” na classificação.

Ott Tanak e Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1)

O piloto francês teve de recorrer aos pneus de neve, que não deverão ser utilizados este fim de semana, para poupar os restantes e poder, este sábado e domingo, chegar aos lugares pontuáveis, dos quais dista mais de cinco minutos.

A exemplo de Sébastien Ogier, o russo Nikolay Gryazin (Skoda Faia RS Rally2) domina entre os RC2 e dispõe de uma vantagem de 29,72 segundos sobre o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), que desalojou o seu compatriota Stéphane Lefebvre (Citroën C3 Rally2) do segundo lugar, havendo 17,0 segundos a separá-los.

Este sábado repete-se a situação desta sexa-feira com uma dupla passagem por três especiais Le Fugeret/Thorame-Haute (16,80 km), Malijai/Puimichel (17,31 km) e Ubraye/Entrevaux (21,78 km), a mais extensa da prova, com um total de 111 quilómetros cronometrados.

CLASSIFICAÇÃO APÓS OITO ESPECIAIS

1.º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), 1m26m39,4s; 2.º Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 36,0”; 3.º Thierry Neuville/Martijn Windaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 37,9”; 4.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1), a 54,2”; 5.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’02,3”; 6.º Dani Sordo/Cândido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), a 1.30’2”; 7.º Takamoto Katsuta/Aaron Jonhstone (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’33,1”; 8.º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), a 1’57,7”; 9.º Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Skoda Fabia RS Rally2), a 4’12,8” (1.º RC2); 10.º Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroen C3 Rally2), a 4’42,5”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *