Motocross

“Motocross das Nações”: expetativas frustradas

Uma prestação coletiva abaixo do esperado não permitiu à seleção nacional de motocross a presença na Final A no “Motocross das Nações”, que se disputou em Matterley Basin, Inglaterra.

carlos.sousa@autolook.pt

O “Motocross das Nações”, a histórica competição por seleções nacionais que se disputa desde 1947, teve a sua 77.ª edição no passado fim de semana no traçado de Matterley Basin, em Inglaterra, com Portugal a marcar presença com um trio de pilotos composto por Paulo Alberto (Open), Luís Outeiro (MXGP) e Sandro Lobo (MX2).

A equipa lusa partiu para a prova com o objetivo declarado de entrar nas corridas da Final A de domingo, as três mangas que decidem o vencedor do Troféu, mas os resultados aquém do esperado nas corridas de qualificação no sábado não permitiram à equipa portuguesa entrar no lote das 19 seleções que garantiam diretamente o seu lugar na Final A, vendo-se assim obrigada a lutar pela vaga restante na Final B, onde alinhavam todas as restantes seleções não apuradas.

Mas, uma vez mais, as dificuldades de adaptação à pista dos pilotos portugueses e algumas quedas – de Paulo Alberto logo na volta inicial e Luís Outeiro a meio da corrida – saldaram-se por novo resultado negativo.

Luís Outeiro seria 14.º na Final B e Paulo Alberto 20.º, os dois melhores resultados que contavam para as somas da qualificação, com Sandro Lobo num distante 30.º posto, posições que remeteram Portugal para o 28.º lugar na classificação geral por países, entre as 36 seleções presentes, um resultado manifestamente aquém do esperado pela equipa.

Na frente, histórico primeiro triunfo para a Austrália no “Motocross das Nações”, uma vitória com o “carimbo” dos irmãos Jett e Hunter Lawrence, acompanhados por Kyle Webster. Os Estados Unidos (Eli Tomac, Aaron Plessinger e Cooper Webb) ficaram em 2.º lugar a somente três pontos da equipa vencedora, com os Países Baixos (Jeffrey Herlings, Kay de Wolf e Glen Coldenhoff) no lugar mais baixo do pódio.

Espanha, França, Alemanha, Eslovénia, Itália, Suíça e Letónia (que veio da final B) completaram o top 10. Jett Lawrence e Tim Gajser (por duas vezes) foram os vencedores da mangas da Final A.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *