TODO TERRENO

Sertões BRB: qualidade e quantidade nos UTV

Edição deste ano reúne quase nove dezenas de veículos, com nomes de destaque repletos de títulos. Lista de candidatos à vitória é extensa. O destaque da Fórmula E vai para o franco-argentino Sacha Fenestraz.

carlos.sousa@autolook.pt

A modalidade que mais cresce no cenário do off-road internacional confirma a sua força nos Sertões BRB. Presentes no maior rally das Américas desde 2012, os UTV garantem, mais uma vez, o maior número de veículos entre todas as modalidades: 89 no total.

Se a quantidade impressiona, a qualidade é inquestionável. Além de três campeões, a lista de inscritos conta com o maior número de títulos da história do rally, em busca do seu primeiro nos UTV: dois vencedores do Dakar, um bicampeão do Campeonato do Mundo FIA de Rally Baja, apenas estes como exemplos.

Por isso mesmo, apostar num vencedor ao fim dos 3.704 km e nove dias de prova é quase tão difícil quanto acertar na lotaria. A quantidade de nomes fortes faz com que qualquer erro ou problema custe caro numa disputa normalmente resolvida por poucos segundos de diferença ao fim das centenas de quilômetros de cada etapa.

A lista de candidatos começa com a dupla que terminou no topo da classificação em 2023. Os catarinenses Deni do Nascimento e Gunnar Dums prometem repetir a consistência e a velocidade que os levou à vitória no último dia da edição do ano passado.

Para o piloto, é a hipótese de triunfar pela terceira vez – venceu também em 2019. Sempre na luta pela primeira posição, a família Varela conta com Rodrigo Varela e Matheus Mazzei (vencedores em 2022), Bruno Varela e Ari Fiúza, Gabriel Varela e Guilherme Pinheiro e com o patriarca Reinaldo Varela, ao lado de Túlio Taniguchi.

Do alto de seus sete títulos nas motos, Jean Azevedo não esconde a motivação para ampliar o recorde. Se a primeira participação num UTV, também no ano passado, serviu como aprendizagem, mostrou que o talento e a competência de um dos grandes nomes do rally no Brasil está presente também na nova modalidade.

Agora, perfeitamente adaptado, e na sua própria equipa (T+A Polaris), o piloto de São José dos Campos e o seu navegador, Idali Bosse, prometem ritmos fortes com a estratégia e a inteligência necessárias para levantar o troféu.

Cristiano Batista, “dono” de dois títulos mundiais de Bajas, espera finalmente fazer as pazes com os Sertões BRB. Vencedor nos quads em 2009, o mineiro tem esbarrado em alguns contratempos, mas alinha com a motivação em alta, especialmente após a sequência de resultados internacionais nos últimos anos.

NELSINHO PIQUET E FELIPE FRAGA:

DA VELOCIDADE PARA O OFF-ROAD

A lista de nomes conta ainda com Nelsinho Piquet, na sua quinta participação. O também piloto da Stock Car tem evoluído a cada ano, como mostra sua conquista em 2023 na categoria UTV 3. Desta vez, forma dupla 100% brasileira com o navegador Filipe Bianchini.

E Felipe Fraga, mais jovem campeão da Stock, atualmente competindo também na série IMSA norte-americana. A estreia positiva no ano passado motivou-o a repetir a experiência. E a trazer um de seus companheiros de equipa nos Estados Unidos, George “Gar” Robinson. Por falar em participação internacional, sete duplas portuguesas marcam presença.

Uma atração à parte é a presença de Sacha Fenestraz. O franco-argentino, atual piloto do Mundial de Fórmula E, escolheu os Sertões BRB para estrear nos ralis e realizar um sonho: o de correr ao lado da mãe, Stephanie, que competiu como navegadora e foi piloto de helicóptero no Dakar. Para completar, o seu pai, Raymond, também acelera, em outro UTV.

DENI NASCIMENTO

«Estrearemos o nosso Maverick R, que é um carro fantástico. As expectativas são maravilhosas e a equipa está muito focada. Vamos lutar com todas as forças pelo “tri” para a nossa equipa».

RODRIGO VARELA

«Não vejo a hora de começar. Esse ano, eu, o Bruno e o Reinaldo vamos com o modelo novo, enquanto o Gabriel anda com o carro que eu usei no Dakar, para garantir as hipóteses de ter alguém da equipa a lutar pela vitória. Se a prova for realmente menos quebradeira, como é a promessa, acredito que isso afunile um pouco a luta».

JEAN AZEVEDO

«Estou bastante motivado, tanto quanto vencer pela oitava vez, é fazer isso numa modalidade diferente. O UTV é um veículo bem particular, nem sempre você anda no máximo como na moto ou no carro. Tem a hora certa de poupar. No meu primeiro ano consegui vencer uma etapa e estar na luta».

NELSINHO PIQUET

«Independentemente do trajeto é uma prova difícil, maravilhosa, longa em que consigo desconectar-me do resto do mundo, fazendo o que eu mais amo, com um sentimento oposto dos autódromos. É “bacana” poder começar e terminar na cidade de onde sou e onde a minha família está».

SACHA FENESTRAZ

«Tudo é novo para mim: o rally, o veículo e a chance de ter a minha mãe como navegadora. Estou realizando um sonho ao correr com ela e, espero, divertir-me bastante».

SERTÕES BRB 2024

ETAPAS

23 de agosto – Prólogo / Super Prime: Brasília (DF)

24 de agosto – Primeira etapa: Brasília (DF) / Formosa (GO)

DI: 38 km / SS: 236 km / DF: 253 km – Total: 535 km

25 de agosto – Segunda etapa: Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)

DI: 29 km / SS: 433 km / DF: 208 km – Total: 670 km

26 de agosto – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)

DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km

27 de agosto – Quarta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)

DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM

DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA

28 de agosto – Quinta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)

DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * carros e UTVs CBA

DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM

29 de agosto – Sexta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Formosa (GO)

DI: 139 km / SS: 218 km / DF: 277 km – Total: 634 km

30 de agosto – Sétima etapa: Formosa / Formosa

DI: 85 km / SS: 349 km / DF: 63 km – Total: 497 km

31 de agosto – Oitava etapa: Formosa / Brasília

DI: 29 km / SS: 133 km / DF: 101 km – Total: 263 km

* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final

Distância total: 3.704 km

Especiais: 2.306 km

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *