TODO TERRENO

Sertões BRB começa com Prólogo em Brasília

Pilotos das motos, carros e UTV percorrem esta sexta-feira, dia 23 de agosto, os primeiros quilómetros da prova. Trata-se de um aperitivo para aquilo que vão enfrentar até ao próximo dia 31 do corrente mês.

carlos.sousa@autolook.pt

Chegou a hora de levantar poeira pelo Brasil dentro. Brasília dá, esta sexta-feira, dia 23, a partida para a 32.ª edição do Sertões BRB. Sob o lema “Caminho que Inspira”, pilotos e navegadores em 181 veículos, entre motos, carros e UTV, iniciam uma “aventura” de 3.704 km, atravessando o Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Bahia. O primeiro passo do desafio é um aperitivo daquilo que virá pela frente, no coração da capital federal.

A partir das 8h00 (locais), todos os pilotos disputam um Prólogo de 11 km de extensão, na área do 1.° Regimento de Cavalaria de Guardas. Os oito mais rápidos de cada categoria classificam-se para o Super Prime, a partir das 15h00 (transmissão ao vivo Sportv e Band Sports), uma disputa eliminatória dois a dois num circuito fechado montado ao lado da Arena BRB Mané Garrincha, que recebe a Vila Sertões.

Arquibancadas foram montadas para receber o público estimado em 10 mil pessoas, com o acesso feito através da troca de alimentos não-perecíveis, encerrada ontem, quinta-feira.

Marcelo Gastaldi e Mason Klein, atuais campeões de carros e motos

HOMENAGEM A SYLVIO DE BARROS FALECIDO E MAIO

Os vencedores ao fim das categorias serão premiados com o Troféu Sylvio de Barros, uma justa homenagem ao piloto e empresário falecido em maio, um dos grandes nomes da história do Sertões.

Além disso, terão a hipótese de escolher a ordem em que vão largar para a primeira etapa, ou seja, amanhã, sábado.

Ao contrário do automobilismo de pista, no rally, ser o primeiro a encarar a etapa cronometrada torna-se uma desvantagem, já que não há referências ou rastos que ajudem na navegação.

Sacha Fenestraz, piloto da Fórmula E

A véspera do início do Sertões BRB 2024 foi momento dos últimos ajustes no equipamento; do shakedown – um circuito fechado em que foi possível acelerar para verificar se não há nada mais a ser feito e do briefing obrigatório, em que a direção da prova apresentou as orientações fundamentais para o rally.

Além disso, na sala de imprensa, no Lounge da Arena BRB, foi o local para que alguns dos principais protagonistas revelassem as suas expectativas para o maior rally das Américas. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) falou da satisfação em receber a partida e a chegada da prova.

Lucas Moraes (Carro)

«Vou comandar o mesmo carro que uso no Mundial, com as últimas evoluções, e o Kaíque já mostrou que está bastante afinado. No Sertões, a estratégia é pensar um dia de cada vez, para podermos chegar ao “tri”».

Cristiano Batista (UTV)

«A expectativa é sempre de lutar pela vitória. Estamos com o mesmo carro do ano passado e prontos para acelerar. A promessa é de uma prova menos exigente com o equipamento, mas não acredito tanto. Sertões é sempre Sertões».

Gabriel Bruning (Moto)

«Fiz ótimas provas no começo da temporada e quero manter isso no Sertões. Sei que será uma prova rápida, mas exigente para as motos. É preciso pensar lá na frente, poupar o equipamento e isso vai-me fazer avançar na disputa. O foco é em vencer mais uma vez minha categoria (Moto 2), mas claro que uma ótima posição na geral é uma vez mais, um objetivo».

SERTÕES BRB 2024

ETAPAS

23 de agosto – Prólogo / Super Prime: Brasília (DF)

24 de agosto – Primeira etapa: Brasília (DF) / Formosa (GO)

DI: 38 km / SS: 236 km / DF: 253 km – Total: 535 km

25 de agosto – Segunda etapa: Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)

DI: 29 km / SS: 433 km / DF: 208 km – Total: 670 km

26 de agosto – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)

DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km

27 de agosto – Quarta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)

DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM

DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA

28 de agosto – Quinta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)

DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * carros e UTVs CBA

DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM

29 de agosto – Sexta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Formosa (GO)

DI: 139 km / SS: 218 km / DF: 277 km – Total: 634 km

30 de agosto – Sétima etapa: Formosa / Formosa

DI: 85 km / SS: 349 km / DF: 63 km – Total: 497 km

31 de agosto – Oitava etapa: Formosa / Brasília

DI: 29 km / SS: 133 km / DF: 101 km – Total: 263 km

* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final

DISTÂNCIA TOTAL: 3.704 KM

ESPECIAIS: 2.306 KM

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *