AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Lancia regressa aos ralis com o Ypsilon em 2025

A Lancia mostra, em antevisão, o Lancia Ypsilon HF, versão de elevada performance do primeiro automóvel da nova era da marca, 100% eléctrico e a introduzir no mercado em maio de 2025. A Lancia mostra, também, uma antevisão do Ypsilon Rally4 HF, anunciando o seu regresso aos ralis.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

«A Lancia sempre entrou no coração das pessoas através do seu espírito competitivo, representado pelos modelos icónicos do seu passado, que a tornaram na marca mais bem-sucedida de todos os tempos no mundo dos ralis. Esse coração desportivo volta a bater e, esses mesmos fãs, serão os novos clientes Lancia de amanhã», afirmou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.

O Lancia Ypsilon HF representa a expressão da alma mais competitiva e de performance da marca. A marca inspira-se, mais uma vez, no seu passado, reinterpretando-o para olhar para o futuro com grandes ambições.

Alimentado por um motor eléctrico de 240 cv e com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos, o Lancia Ypsilon HF terá um perfil rebaixado, uma carroçaria alargada de formato agressivo e musculado, inspirada nos automóveis icónicos e mais radicais que compõem a história da marca, com a forma e o design ao serviço da performance. O modelo fará a sua estreia no mercado em maio de 2025. Depois do Lancia Ypsilon HF, também o Gamma e o Delta terão uma versão HF.

O Ypsilon HF voltará a ostentar o logótipo “HF”, assinatura histórica dos modelos Lancia de elevado desempenho, introduzida pela primeira vez em 1960, no Salão Automóvel de Geneve, quando um grupo de apaixonados, proprietários de automóveis da marca, fundou o clube “Lancia Hi-Fi” (“High-Fidelity”), grupo exclusivo de clientes mais fiéis, reservado aos que tinham comprado pelo menos seis automóveis Lancia novos.

O logótipo “HF” tornou-se, então, um elemento distintivo da “HF Squadra Corse Lancia”, estrutura fundada em 1963 por Cesare Fiorio, juntamente com alguns pilotos e proprietários apaixonados por automóveis Lancia, tendo assinado muitas das vitórias da marca.

O histórico logótipo era constituído pelas letras maiúsculas “HF”, a branco sobre um fundo preto, com quatro pequenos elefantes vermelhos a correr, inscrevendo, na parte inferior, em letras maiúsculas, as palavras “Squadra Corse”, brancas sobre um fundo vermelho.

Os pequenos elefantes foram escolhidos como amuleto da sorte, dada a lenda de que, uma vez lançados em corrida, estes animais são imparáveis, tornando-se, assim, num símbolo de performance e de prazer de condução.

Desvendado em março último em versão revista, o novo logo “HF” reinterpreta o logótipo histórico, tornando-o contemporâneo: os elementos constitutivos da marca, símbolos da tradição Lancia, surgem agora simplificados, tanto em termos de linhas como de formas, criando-se um novo equilíbrio, capaz de expressar inovação, conceito “premium” e italianismo, com um toque de ecletismo, no máximo respeito pelas inconfundíveis geometrias próprias da marca.

LANCIA DE REGRESSO

A PARTIR DA CATEGORIA “RALLY4”

A partir de hoje, os corações de muitos adeptos e entusiastas dos ralis voltam a bater forte. Isto porque, a Lancia decidiu regressar ao mundo dos ralis, partindo das bases da competição – a categoria “Rally4” – coração pulsante dos ralis, representativa da pura paixão, onde os jovens pilotos iniciam as suas carreiras com paixão, para se tornarem nos profissionais do futuro.

Um novo começo ao perfeito estilo Lancia, caracterizado pela ambição, pragmatismo e humildade, de acordo com a missão e o ADN da marca. A Lancia continua a ser a marca de ralis mais bem-sucedida de todos os tempos, contando com 15 Campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Resistência, a vitória numa edição da 1000 Miglia, em duas Targa Florio e numa Carrera Panamericana.

O Lancia Ypsilon Rally4 HF é alimentado por um motor de 1,2 litros turbo, de três cilindros e quatro válvulas por cilindro, com 212 cv de potência. Dotado de tração dianteira e transmissão mecânica de cinco velocidades e diferencial autoblocante mecânico, o modelo de elevado desempenho representa uma solução ideal para o prazer de todos os entusiastas dos ralis, mas também um sério concorrente para os condutores que aspiram às vitórias na categoria “Rally4” e nos campeonatos de duas rodas motrizes.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *