Velocidade moto

“Ganhar o máximo de corridas possíveis”

O jovem piloto Tomás Alonso iniciou o ataque da temporada de 2024 no ESBK com uma nova equipa e com um objetivo muito simples: “ganhar” em todas as prova que participa.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

O início do Campeonato Espanhol de Superbikes (ESBK) de 2024 já arrancou, no circuito de Jerez de la Frontera, com Portugal a contar com um total de oito participantes na edição deste ano.

Tomás Alonso é um dos destaques da comitiva portuguesa. O ano de 2023 viu o piloto de 21 anos, natural de Loures, estrear-se como vencedor na competição após várias corridas onde esteve muito perto de chegar ao ouro, precisamente no mesmo circuito que abrirá agora a temporada.

«2023 foi um ano muito positivo para mim, porque acabei em quinto lugar e consegui vencer uma prova, que foi muito especial para mim, porque anteriormente tive três ou quatro provas seguidas em que estive quase sempre a vencer, ou estive quase sempre a liderar a corrida e, no fim, acabava sempre por ter algum azar», confidenciou o jovem piloto.

O circuito que abriu a temporada foi precisamente o mesmo onde alcançou esse mesmo primeiro triunfo, por isso espera que «a história se repita». «Jerez é uma pista que eu gosto bastante, desde a primeira vez que lá fui já há alguns anos. Adorei mesmo. É uma pista que parece muito fácil, mas é muito difícil por ser rápida. Porém, é também onde eu tive a minha primeira vitória no ESBK, portanto, esperemos que a história se repita e vamos trabalhar para isso», reiterou Tomás Alonso.

Competindo há vários anos nas SuperSport300, acumula já uma vasta experiência nesta classe, tendo inclusive sido tricampeão nacional e participado no campeonato do mundo. Ainda assim há sempre coisas novas a aprender todos os anos.

«Levo do ano passado para 2024 o saber manter a calma, porque a classe das 300 é muito numerosa de pilotos a lutar pela vitória, e, portanto, há que ter a cabeça no sítio, quando queremos atacar ou quando devemos estar um pouco mais calmos, a observar o que os outros pilotos estão a fazer e estudá-los um pouco», confidenciou Tomás Alonso.

Para esta época, o lourense vestirá novas cores, as da Pons Motorsport, umas das equipas mais competitivas em Espanha: «Este ano vou estar na Pons Motorsport, espero deles o mesmo que eles têm vindo a fazer ao longo destes anos, que é ser uma equipa muito bem organizada, com muito bom material, ou seja, uma equipa profissional, e que me ajudem bastante neste ano nas dificuldades que possam vir a surgir», referiu o piloto de Loures.

Já os objetivos são muito simples, ganhar corridas: «Os objetivos para esta época são ganhar o máximo de provas possíveis, basicamente vai ser esse o meu pensamento ao longo da temporada, é claro que o sonho é ser campeão, mas para isso vai ser preciso pontuar em todas as provas e, portanto, como não quero já pensar nisso, para já o meu pensamento é ganhar o máximo de corridas possível», disse o tricampeão nacional.

Como bom português, vê com bons olhos as duas vindas do ESBK ao Autódromo do Estoril este ano: «Fico feliz que haja duas rondas no Estoril, já haver uma era muito bom, duas melhor ainda, portanto vamos dar tudo também nessas duas provas para que possamos dar a vitória ao pessoal da casa», declarou o piloto português.

Contudo, esta não deverá de ser as únicas vezes que correrá em território luso, já que tem planos para competir no Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) e no Mundial em Portimão.

«Em relação a CNV ainda é um bocadinho cedo para falar, mas o nosso objetivo é participar, na categoria das 600. Nas 300 já fui três vezes campeão, portanto acho que está na altura de dar o salto de categoria. Outras provas para este ano também, em princípio, esperemos conseguir fazer o “wild-card” no Mundial em Portimão, no SuperSport 300», anunciou Tomás Alonso.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *