Velocidade moto

“Aprender a moto o mais rápido possível”

O português Gonçalo Capote estreou as novas cores e a nova moto em Jerez, sendo um dos destaques da “armada” portuguesa no ESBK.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

A temporada de 2024 do Campeonato Espanhol de SuperBikes (ESBK) já começou. Este ano a caravana portuguesa deslocou-se ao outro lado da fronteira e repleta de jovens pilotos talentosos. Um dos representantes nacionais é Gonçalo Capote, piloto de 17 anos natural de Cascais, que já teve inserido em estruturas como a Cuna de Campeones e a Miguel Oliveira Racing.

No ano passado correu pela VRC Team, na categoria das SuperSport300, naquela que foi a sua segunda época no ESBK, onde obteve como melhor resultado numa corrida um 6.ºlugar. Para além disto também foi vice-campeão na Copa de Espanha de Velocidade (CEV).

«O ano de 2023 foi muito positivo para mim, consegui evoluir bastante relativamente ao ano anterior, com uma moto diferente. Consegui perceber bem o que é gerir uma corrida ao estar a lutar pela vitória, portanto ter essa gestão. O que foi bastante positivo para mim é ter tido essa capacidade de gerir a corrida na frente e não tão atrás, o que acaba por ser a pressão muito diferente, e ter a noção de que nas últimas voltas há que atacar e perceber em que lugar estamos e ter essa noção toda», afirmou o jovem piloto.

Para 2024 Gonçalo Capote abraça um novo projeto. Estará dentro de uma nova equipa na subida de classe, passando a competir nas SuperSportNG, reservada para motos entre as 600 e 800 de cilindrada.

«O ano 2024 não vai ser um ano fácil, porque é um ano de etapa zero novamente, com uma moto completamente diferente. O meu objetivo será aprender a moto o mais rápido possível e acabar o ano bastante competitivo e preparado para lutar, quem sabe, por um pódio na categoria Stock600, pelo menos, ficar bastante perto dos tempos de quem vença», começou por referir o jovem piloto.

«Este ano represento a easyRace Team. Posso esperar deles um enorme profissionalismo, um máximo empenho também, como do meu lado. Podem esperar isso de mim, que a cada entrada na pista vou estar a trabalhar no máximo e a ir sempre ao máximo em cima da moto», enfatizou o piloto de Cascais.

A primeira ronda do ano decorreu no último fim de semana, no circuito de Jerez, e que teve como palavra de ordem a «aprendizagem». «Na primeira ronda em Jerez na categoria Stock600 o objetivo foi continuar a aprender o mais rápido possível a moto, adaptar-me, afinar detalhes e, nos próximos compromissos, pontuar na categoria de Stock600».

«Ter trabalhado com a equipa em modo de competição, já que é a segunda toma de contato, o objetivo passa por continuar o trabalho», destacou Gonçalo Capote, que terá pela frente um calendário com várias provas, no qual se incluem duas passagens pelo Autódromo do Estoril.

«Acho que está bom o calendário desta época. Penso que seja importante termos duas vindas a Portugal, neste caso ao Estoril, sempre importante terem escolhido duas visitas ao nosso país e não dois em Espanha, como o de Valência, por exemplo, como já fizeram em anos anteriores», afirmou Gonçalo Capote, que ainda comentou o restante calendário.

«Acho que falta Aragón, é um circuito muito emblemático em Espanha. Tratando-se do Campeonato de Espanha, entendo que faria sentido terem esperado que as obras terminassem em Aragón, e uma em Portimão, talvez para se diversificar um bocado mais. De resto, tudo normal», sustentou.

«Em Navarra vai mudar a pista. Portanto, acho que não vai ser tão mau como nos outros anos, porque Navarra tem um traçado algo complicado, por causa do seu asfalto, acima de tudo estou contente por ter estas duas vindas a Portugal», referiu o jovem piloto português que revelou ainda que está a trabalhar para ter um programa duplo este ano, ou seja, fazer outro campeonato além do ESBK.

«Este ano tenho programado só o ESBK. A estrutura federativa portuguesa manifestou que fizesse o Campeonato Nacional. Ainda não tenho a certeza, mas estamos a tentar atingir as condições para poder correr em Portugal no Campeonato Nacional este ano. Vamos ver o que é possível fazer», vaticinou.

O ESBK abriu a temporada no pretérito fim de semana e, no total, serão oito portugueses que marcam presença no pelotão, com Gonçalo Capote a ser acompanhado por Isaac Rosa e Rodrigo Valente Martins, na classe SuperSportNG.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *