FÓRMULA 1
Estreia de Oscar Piastri a vencer na Fórmula 1
O australiano tornou-se hoje no primeiro piloto nascido no século XXI a vencer uma prova do Mundial de Fórmula 1, ao ganhar o Grande Prémio da Hungria, 13.ª ronda da temporada. PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) tornou-se no 115.º piloto a vencer um Grande Prémio, com a McLaren a garantir a “dobradinha, com a decisão da vitória a vir do muro das “boxes”. Ao arrancar melhor que o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), Oscar Piastri assumiu o comando da corrida e manteve-o até ao momento em que foi às “boxes” trocar de pneus. Só que, contra o que é habitual, a McLaren mandou entrar primeiro Lando Norris, segundo, e depois Oscar Piastri, o que permitiu ao inglês ascender ao comando. Consciente da responsabilidade que tinha, ao alterar a habitual ordem, de paragem, do muro das “boxes” veio a instrução para que os pilotos trocassem de posição, o que não foi bem aceite por Lando Norris, apesar de ter cumprido, o que lhe era pedido. Como resultado do desfecho da corrida magiar, a McLaren ascendeu ao segundo lugar do “Mundial” de Construtores, por troca com a Ferrari, que viu os seus pilotos terminarem em quarto, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), e sexto, o espanhol Carlos Sainz (Ferrari). O inglês Lewis Hamilton (Mercedes) assegurou o derradeiro lugar do pódio, naquela que é a 200.ª presença na festa final, após cerrado duelo com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), que levou os dois carros a tocarem-se e o campeão o mundo e seguir para a escapatória, de onde regressou, mas já atrás de Charles Leclerc. Tirando partido de disporem dos melhores carros em pista, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), que poderá estar de saída da equipa, e o inglês George Russell (Mercedes), que fez a volta mais rápida, que largaram do fundo da grelha terminaram em sétimo e oitavo, respectivamente, à frente do japonês Yuri Tsunoda (VCAR/Honda) e do canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), que completaram o lote de pilotos que terminaram nos lugares pontáveis. FICHA DA PROVA Prova – Hungarian Grand Prix Circuito – Hungaroring Extensão – 306,630 km = 70 x 4,381 km “Pole position” – Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1 volta (4,381 km), em 1’15,227” (209,653 km/h) Grelha de partida – 1.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1’15,227”; Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes), 1’15,249”; 2.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1’15,273”; Carlos Sainz (Ferrari SF-24/Ferrari), 1’15,696”; 3.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes W15/Mercedes), 1’15,854”; Charles Leclerc (Ferrari SF24/Ferrari), 1’15,905”; 4.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’16,043”; Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’16,244”; 5.ª linha: Daniel Riccardo (VCARB01/Honda), 1’16,447”; Yuki Tsunoda (VCARB01/Honda), 1’16,477”; 6.ª linha: Nico Hulkenberg (Haas VF-24/Ferrari), 1’16,317”; Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’16,384”; 7.ª linha: Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), 1’16,459”; Logan Sargeant (Williams (FW46/Mercedes), 1’16,543”; 8.ª linha: Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari), 1’16,548”; Sergio Perez (Red Bull RB20/Honda), 1’17,886”; 9.ª linha: George Russell (Mercedes W15/Mercedes), 1’17,968”; Guanyu Zhou (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’18,037”; 10.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’18,049” Nota – Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), sai da via das “boxes”, por a equipa ter mudado a unidade motriz, no Parque Fechado Comandantes sucessivos – Oscar Piastri, da 1.ª à 18.ª volta; Max Verstappen, da 19.ª à 21.ª volta, Charles Leclerc, na 22.ª e 23.ª volta; Oscar Piastri, da 24.ª à 47.ª volta; Max Verstappen, na 48.ª e 49.ª volta; Lando Norris, da 50.ª à 67.ª volta, Oscar Piastri, da 68.ª à 70.ª volta Volta mais rápida – George Russell (Mercedes W15/Mercedes), 1 volta (4m381 km), em 1’20,305” (196,396 km/h) Vencedor – Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes), 70 voltas (306,630 km) em 1.38’01,989” (187,669 km/h) CLASSIFICAÇÃO POS. PILOTO CARRO MOTOR TEMPO 1.º Oscar Piastri McLaren MCL38 Mercedes 1.38’01,989″ 2.º Lando Norris McLaren MCL38 Mercedes a 2,141″ 3.º Lewis Hamilton Mercedes W15 Mercedes a 14,880″ 4.º Charles Leclerc Ferrari SF-24 Ferrari a 19,686″ 5.º Max Verstappen Red Bull RB20 Honda a 21’349″ 6.º Carlos Sainz Ferrari SF-24 Ferrari a 23,073″ 7.º Sergio Perez Red Bull RB20 Honda a 39,792″ 8.º George Russell Mercedes W15 Mercedes a 42,368″ 9.º Yuki Tsunoda VCARB01 Honda a 1’07,259″ 10.º Lance Stroll Aston Martin AMR24 Mercedes a 1’07,956″ 11.º Fernando Alonso Aston Martin AMR24 Mercedes a 1”22,460″ 12.º Daniel Ricardo VCARB01 Honda a 1 volta 13.º Nico Hulkenberg Haas VF-24 Ferrari a 1 volta 14.º Alexander Albon Williams FW46 Mercedes a 1 volta 15.º Kevin Magnussen Haas VF-24 Ferrari a 1 volta 16.º Valtteri Bottas Kick Sauber C44 Ferrari a 1 volta 17.º Logan Sargeant Williams FW46 Mercedes a 1 volta 18.º Esteban Ocon Alpine A524 Renault a 1 volta 19.º Gaunyu Zhou Kick Sauber C44 Ferrari a 1 volta CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS” PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 265 pontos; 2.º, Lando Norris, 189; 3.º, Charles Leclerc, 162; 4.º, Carlos Sainz, 154; 5.º, Oscar Piastri, 149; 6.º, Lewis Hamilton, 125; 7.º, Sergio Perez, 124; 8.º, George Russell, 116; 9.º, Fernando Alonso, 45; 10.º, Lance Stroll, 24; 11.º, Nico Hulkekberg, 22; 12.º Yuki Tsunoda, 22; 13.º, Daniel Riccardo, 11; 14.º, Oliver Bearman, 6; 15.º Pierre Gasly, 6; 16.º, Kevin Magnussen, 5; 17.º, Alexander Albon, 4; 18.º, Esteban Ocon, 3 CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 389 pontos; 2.º, McLaren F1 Team, 338; 3.º, Scuderia Ferrari, 322; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 241; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 69; 6.º, Visa Cash App RB F1 Team, 33; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 27; 8.º, BWT Alpine F1 Team, 9; 9.º, Williams Racing, 4. Próxima prova – Rolex Belgian Grand Prix, dia 28 de Julho, no Circuit de Spa-Francorchamps.