WRC

Kalle Rovanpera: o “rei da selva” queniana…

No Safari Rally do Quénia, o piloto finlandês mantém-se firme na liderança, com o francês Adrien Fourmaux a alcançara terceira posição. Takamoto Katsuta aproveitou os problemas de Thierry Neuville e Elfyn Evans para rodar em segundo.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1)

A exemplo do que sucedeu ontem à tarde, a Hyundai viu as suas aspirações irem por água à baixo, quando logo na primeira especial da tarde, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) parou por diversas vezes, com problemas na bomba de gasolina.

A situação repetiu-se nas duas classificativas seguintes, o que fez com que belga terminasse o dia no quinto lugar, a mais de 10 minutos do finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) e a mais de seis minutos do inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yars Rally1).

Com o atraso de Elfyn Evans, Kalle Rovanpera tem a vitória na mão e tudo para repetir o que havia feito na Suécia, o que o poderá levar a equacionar a sua decisão de ir além das sete presenças no campeonato e pensar em revalidar o ceptro.

Takamoto Katsuta e Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1)

Com o atraso do belga, o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) e o francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1) passaram a ser os mais directos perseguidores do campeão do mundo em título.

Face às diferenças que existem entre os homens da frente e se nada de anormal acontecer, o que é sempre possível numa prova como o “Safari”, as primeiras posições estão definidas.

Este segundo dia completo da prova africana continua a ter altos e baixos entre os pilotos da frente, uns mais que outros, embora Kalle Rovanperä prossiga a sua caminhada afastado dos perigos iminentes da prova. Enquanto alguns pilotos são apoquentados pelos animais da selva, o piloto finlandês parece ser mesmo o “rei” desse território sem ser apoquentado.

Adrien Fourmaux e Alexandre Coria (Ford Puma Rally1)

Entre os RC2, os três primeiros mantiveram as posições e, também aqui, o pódio parece estar definido, com o inglês Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2), o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2), e o polaco Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia RS Rally2) a ocuparem as três primeiras posições.

Referência ao facto do estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1), que regressou em “Super Rally”, depois do despiste de ontem, já estar no décimo lugar e poder, amanhã, subir mais duas posições. Amanhã, os sobreviventes têm pela frente mais três classificativas que serão percorridas por duas vezes.

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 13.ª PC – 1.º, Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 2.48’50,2”; 2.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 2’08,9”; 3.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 3’13,3”; 5.º. Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 5’35,6”; 6.º, Thierry Neuville/ Martijn Windaeghe (Hyundai i20 N Rallly1), a 11’48,6”; 6.º, Gus Greensmith/Jonas Andersson (Skoda Fabia RS Rally2), a 15’02,0” (1.º RC2); 7.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), a 16’57,0”; 8.º, Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Skoda Fabia RS Rally2), a 21’15,7”; 9.º, Jourdan Sederidis/François Miclotte (Ford Puma Rally1), a 21’56,4”; 10.º, Ott Tanak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1),a  21’58,1”, Estão classificadas mais 11 equipas.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *