AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Vendas de veículos na UE aumentaram 10,1%

As vendas de automóveis novos na União Europeia (UE) aumentaram 10,1% em fevereiro, com os modelos a gasolina a manterem a liderança, anunciou a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).

carlos.sousa@autolook.pt

A estrutura associativa refere, em comunicado, que os carros elétricos mantiveram estável a sua quota de mercado e que as vendas dos veículos a diesel caíram na maioria dos principais mercados, exceto na Alemanha.

Em fevereiro, o mercado automóvel da UE cresceu 10,1% em comparação com o mesmo mês do ano passado, para 883.608 unidades, lê-se na nota divulgada. Entre os quatro principais mercados da UE, a França e a Itália registaram um aumento de 13% e 12,8%, respetivamente, seguidos da Espanha (+9,9%) e da Alemanha (+5,4%).

Até fevereiro, as matrículas de automóveis aumentaram 11,2%, atingindo 1,7 milhões de unidades, sendo que os principais mercados da UE registaram um “crescimento sólido”: Alemanha (+11,8%), Itália (+11,7%), França (+11,2%) e a Espanha (+8,7%).

Em fevereiro, os carros elétricos tinham uma quota de mercado de 12% (mantendo-se estável face a idêntico mês de 2023) enquanto os automóveis híbridos elétricos detinham uma quota de mercado de quase 29%. A quota de mercado combinada dos veículos a gasolina e a gasóleo situou-se em 48,4% em fevereiro, contra 51,9% no mesmo mês do ano passado, conclui.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *