AUTOLOOKNotícias Várias

“Motos pela Igualdade” no domingo em Coimbra

É já no próximo domingo, dia 17 de março, que terá lugar em Coimbra uma iniciativa de cariz solidária inserida no Dia Internacional da Mulher que engloba um passeio de motos, um convívio entre todos os envolvidos, uma angariação de produtos e fundos.

carlos.sousa@autolook.pt

A primeira edição de “Motos pela Igualdade” na cidade conimbricense tem como objetivo primordial homenagear as mulheres, celebrando a sua resiliência e projetando a sua imagem de autonomia, liberdade e independência, ajudando a travar convenções sociais ultrapassadas e ilógicas. Em suma, a iniciativa visa projetar a imagem da mulher do século XXI.

Com o ponto de encontro agendado para as 11h30, no Choupalinho, o passeio iniciar-se-á às 14h00, e compreende um périplo pelas principais artérias da cidade de Coimbra, regressando ao ponto de partida cerca de 16h00 para a realização de um sorteio pelos participantes.

Durante o dia, além do anunciado passeio de motos, está prevista uma reunião comunitária, exibição de trial, por Filipe Paiva, da Trialmotor, especialista lousanense com inúmeros títulos campeão nacional da modalidade, banca de rifas, entre outras iniciativas.

Recorde-se que, na infância do século XX, mulheres destemidas pilotaram os primeiros automóveis e, até, aviões. Atualmente, embora muitas ainda sejam passageiras, é cada vez mais comum vê-las conduzirem motociclos. O motociclismo evoluiu e tornou-se num meio de expressão do não-conformismo e da emancipação, além de representar a solidariedade, a comunhão e o reconhecimento mútuo da igualdade entre mulher e homem.

Contudo, trata-se de uma luta diária, em que, atualmente, ainda existem países que negam às mulheres o direito de livre circulação e no Irão não é permitido a uma mulher conduzir um motociclo desde 1979, embora não seja proibido por lei, ao dia de hoje ainda não são emitidas licenças.

«Nesse sentido, desafiamos os participantes de ambos os sexos a vestirem-se a rigor, caso o desejem, levar um acessório cor-de-rosa. Este evento solidário, pretende angariar produtos de higiene pessoal e beleza e fundos monetários que revertem na totalidade a favor de duas associações que apoiam mulheres desfavorecidas e/ou em situações precárias. Juntamente com outras organizações, desejamos contribuir para o combate a todas as formas de discriminação», afirmou Sandra Antunes, da estrutura organizativa e que tem, nos últimos anos, a contribuir para o bem-estar dos outros.

«No “Motos pela Igualdade” operamos sem quaisquer apoios financeiros, pelo que solicitamos a cada participante a doação de um produto de higiene ou beleza, bem como o pagamento simbólico de 2 euros por pessoa inscrita na iniciativa. Também desejamos promover os direitos da mulher e oferecer apoio em situações de vulnerabilidade, sejam elas fruto de agressões ou de doenças exclusivas do sexo feminino», acrescentou a também responsável das Petrolettes Coimbra.

Embora simbólico, este evento é, também, um ato de inclusão – as motociclistas de Coimbra e da região tem orgulho em demonstrar a sua presença no mundo do motociclismo – , considerando, por isso, que este é mais um símbolo que promove e galvaniza a liberdade de cada uma.

«A estrutura associativa “Motos pela Igualdade” convida todas as mulheres que conduzam motociclos a juntarem se a este movimento de cariz solidário, assim como os homens para enriquecer ainda mais este singular passeio. Isto não é só mais um passeio. É um passeio que apoia uma causa, em que estão a ser recolhidos artigos de higiene pessoal para quem mais necessita, desde um desodorizante, champô, sabonete ou qualquer outro produto semelhante», sublinhou Sandra Antunes.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *