AUTOLOOKNotícias Várias

Calendarização do Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo acaba de anunciar o calendário das suas atividades para 2024, um ano que se perspetiva como uma evolução no que toca a um número cada vez maior de eventos dedicados ao mundo motorizado.

carlos.sousa@autolook.pt

As atividades do Museu do Caramulo arrancam já em fevereiro, com o Salão Motorclássico, na Cordoaria Nacional, entre os dias 23 a 25. O maior salão dedicado ao universo dos veículos clássicos em Portugal junta mais de uma centena de expositores, desde entidades comerciais, que vendem automóveis, motos, livros, peças ou peças de coleção, a institucionais, como clubes, associações ou museus.

A programação do Salão Motorclássico inclui ainda as Motor Talks, durante as quais serão realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, passeios e concentrações de clássicos e lançamentos de livros. A iniciativa “O Museu na Rua”, que confere ao público a rara oportunidade de ver, ouvir, cheirar e até passear no lugar de passageiro nas máquinas cheias de história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo, decorrerá nos dias 4 de maio e 9 de novembro.

Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um “voucher”, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da coleção do Museu do Caramulo.

Nos dias 14, 15 e 16 de junho, o Rider – Passeio de Automóveis e Motos Clássicas, voltará a percorrer a região centro do país, privilegiando estradas secundárias, paisagens naturais de montanha, beira-rio e aldeias típicas.

Para além da forte representação de participantes portugueses, o Rider conta todos os anos com a presença de participantes de diversas origens como Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Holanda.

Setembro é já um mês habitualmente marcante na programação anual do Museu do Caramulo, e em 2024 não será exceção: o Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, tem data marcada para os dias 6, 7 e 8, corporizando o evento que combina como nenhum outro a componente competitiva com um conjunto de ações lúdicas e turísticas, que atraem ano após ano, e durante os três dias, milhares de pessoas à Serra do Caramulo, para celebrar o universo automobilístico em movimento.

Já entre os dias 27 e 29 do mesmo mês, irá para a estrada a Corrida dos Fundadores by Cartrack, um passeio destinado a automóveis e motos pré-guerra – produzidos até 1939 –, volta à estrada para celebrar a era dourada do automobilismo.

O passeio parte da Figueira da Foz e ruma a Lisboa, percorrendo estradas secundárias junto à costa. A Corrida dos Fundadores by Cartrack conta com a presença de participantes portugueses, espanhóis, ingleses e suíços.

No que toca às regulares exposições temporárias patentes no Museu do Caramulo, estarão patentes até maio, e em simultâneo, Feito à Mão: Cerâmica Portuguesa de Autor no Séc. XX – Coleção Pedro Moura Carvalho, que tem como objetivo proporcionar, em simultâneo e pela primeira vez, uma visão geral da produção nacional da cerâmica de autor durante todo o século XX, e ainda João de Lacerda – O Coleccionador Visionário, a exposição comemorativa que celebra a extraordinária vida de um dos fundadores do Museu do Caramulo, no centenário do seu nascimento. A estas se seguirão outras exposições a não perder, cuja temática será revelada em tempo oportuno.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

23 a 25 de fevereiro – Salão Motorclássico

4 de maio – O Museu na Rua

14 a 16 de junho – Rider – Passeio de Automóveis e Motos Clássicas

6 a 8 de setembro – Caramulo Motorfestival

27 a 29 de setembro – Corrida dos Fundadores by Cartrack

9 de novembro – O Museu na Rua

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *