AUTOMÓVEISConcessões e Stands

smart #3 já resplendece na Soc. Com. C. Santos

O smart #3, SUV coupé de cinco lugares 100% elétrico, já chegou à Sociedade Comercial C. Santos, nas instalações da Maia, junto ao Aeroporto Sá Carneiro. O modelo é o segundo lançamento desde a renovação da marca, seguindo os passos o smart #1.

carlos.sousa@autolook.pt

A diversidade está nas diversidades. O início deste ano fica marcado pelo sofisticado smart #1 que passa ater a companhia do empolgante smart #3, modelo totalmente elétrico que já chegou às estradas nacionais pela Sociedade Comercial C. Santos.

O primeiro contacto foi nas proximidades do aeroporto Sá Carneiro, na Maia. Enquanto ali ao lado as aeronaves aterravam e descolavam na pista principal com os seus 3.480 metros de extensão e 45 de largura, nas estradas circundantes o smart #3, juntamente com o smart #1, demonstravam a sua estirpe.

A nova proposta não deixou ninguém indiferente, tomando a liberdade de realçar o seu lado desportivo, versatilidade, oferecendo múltiplas vantagens para viagens inesquecíveis. Um modelo apaixonante e repleto de funcionalidades úteis e detalhes soberbos. Se no ar as aeronaves rasgavam os céus, na terra o smart #3 despoletava beleza e um conforto inestimável.

O seu design representa uma interpretação ainda mais desportiva da filosofia de design criada exclusivamente pela equipa de design global da Mercedes-Benz, mantendo a conectividade de ponta como princípio orientador.

Trata-se do segundo modelo – depois do smart #1 – da nova era da marca, que é agora uma joint-venture (formalmente anunciada em janeiro de 2020) entre o Mercedes-Benz Group e a Geely Holding. A gama não ficará por aqui.

O smart #3 recorre à evoluída plataforma SEA da Geely. Com um comprimento de 4.400 mm e uma distância entre eixos de 2.785 mm, é o maior smart de sempre. A bagageira tem 370 litros de capacidade, a que se junta um pequeno espaço de 15 litros sob o capôt.

TETO PANORÂMICO AERODINÂMICA APURADA

O smart #3 agita o segmento dos veículos elétricos premium como um SUV coupé desportivo. Com curvas atléticas e um poderoso “shark nose”, destaca-se como um companheiro quotidiano elegante e intemporal. O visual é completado pela grelha larga em forma de “a” e pelos faróis LED finos.

As grandes jantes de 19 polegadas complementam o visual desportivo e, na linha BRABUS, o #3 ostenta ainda jantes de 20 polegadas. O teto panorâmico em forma de halo no habitáculo do automóvel, cria uma atmosfera acolhedora – uma oportunidade perfeita para desfrutar ainda mais as paisagens.

O exterior desportivo reflete-se no desempenho do smart #3: a potência máxima varia entre 200 kW (272 cv) nas quatro linhas com tração traseira e 315 kW (428 cv) no BRABUS com tração integral, estabelecendo uma referência no segmento de mercado. A aceleração varia de 5,8 segundos para 3,7 segundos.

A velocidade máxima – limitada eletronicamente – é a mesma do smart #1: 180 km/h. O smart #3 oferece, porém, mais autonomia e tempo mais curto de aceleração do que o modelo “irmão” e isso deve-se, sobretudo, à aerodinâmica e à altura.

As autonomias deste SUV coupé atingem entre 415 e 455 km. O modelo recorre à mesma bateria NCM (níquel, cobalto e manganês) de 66 kWh de capacidade. O sistema de suspensão otimizado e a carroçaria aerodinâmica proporcionam uma experiência de condução dinâmica.

A smart mantém o seu compromisso com a conveniência de carregamento. Equipado com tecnologia de carregamento em corrente contínua (DC) com desempenho até 150 kW/h, o smart #3 recupera de 10 a 80% em menos de 30 minutos em carregadores rápidos. Numa wallbox de corrente alternada (AC) de 22 kW esse carregamento demora menos de três horas.

MODELO DISPONÍVEL A PARTIR DE 43.493 EUROS

O smart #3 é proposto nas linhas Pro+ (435 km de autonomia), Premium (455 km de autonomia), 25th Anniversary Edition (455 km de autonomia) e BRABUS (415 km de autonomia). Os preços da linha Pro+ começa nos 43 493 euros (com IVA) e as linhas Premium e 25th Aniversary Edition nos 46 993 euros (com IVA). Por fim, o smart #3 BRABUS custa 50 993 euros.

Em breve, chegarão ao mercado versões Pro de smart #1 e #3. Têm baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) de 49 kWh (66 kWh nas restantes versões) e oferecem autonomia de 310 km no #1 e de 325 km no #3.

O carregamento em AC é de 7,4 kW (cerca de 5,5 horas para recarregar de 10% a 80%) e em DC recarrega a 130 kW (menos de 10 a 80% em menos de 30 minutos). Os preços arrancarão nos 37 495 euros no smart #1 e nos 38 495 euros no smart #3. O smart #1 e o smart #3 podem ser observados de perto nas instalações da Sociedade Comercial C. Santos junto ao Aeroporto do Porto.

SOC. COM. C. SANTOS NA VANGUARDA

Fundada em 1946, a Sociedade Comercial C. Santos tem instalações no Porto, Maia (Aeroporto) e Felgueiras. Um dos maiores concessionários Mercedes-Benz, smart e AMG em Portugal, a empresa comercializa viaturas e peças e presta serviço pós-venda a veículos ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados de passageiros e de mercadorias.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *