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Toyota Gazoo Racing revela novo GR Yaris

A marca nipónica revela melhorias ao desportivo GR Yaris com lançamento previsto para o verão. A potência máxima do motor turbo de 1,6 litros e três cilindros em linha aumentou para 280 cv (206 kW), com um binário de 390 Nm. Maior rigidez da carroçaria e suspensão reforçada.

carlos.sousa@autolook.pt

O novo Toyota GR Yaris fez a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Tóquio 2024, beneficiando de melhorias técnicas, de design e de construção que prometem proporcionar uma experiência de condução ainda melhor.

O GR Yaris recebeu tantos elogios e entusiasmo aquando do seu lançamento que a Toyota poderia ter considerado que “em equipa que ganha, não se mexe”. Aqui estava um modelo que, de um momento para o outro, se impôs no topo do segmento dos “hot-hatch”, um “puro-sangue” desportivo nascido nos ralis, que se destacou da concorrência.

Mas para a Toyota era apenas o início da história. Nos três anos que decorreram desde que o primeiro carro saiu da linha de produção, foram investidos esforços intensos para o tornar ainda melhor: mais potente, mais reativo, mais envolvente e – mesmo que difícil de acreditar – mais gratificante de conduzir.

Os engenheiros da Toyota Gazoo Racing, o Master Driver e os pilotos profissionais das corridas e dos ralis trabalharam em conjunto, num espírito de melhoria constante, para enriquecer o carácter essencial do GR Yaris como um automóvel que coloca o condutor em primeiro lugar – um automóvel que tem tudo a ver com a experiência especial que se desfruta a partir do momento em que se senta ao volante e se liga o motor.

A lista de melhorias é extensa, justificando a descrição “novo GR Yaris”. Os principais elementos incluem a evolução do motor de três cilindros turbo, líder mundial, para proporcionar ainda mais potência e binário e a introdução de uma novíssima transmissão automática de oito velocidades, concebida para mudanças de velocidade rápidas semelhantes à competição.

O chassis específico do GR Yaris foi ainda mais reforçado e, no habitáculo, a disposição do cockpit e a posição de condução foram redesenhadas para uma sensação mais autêntica de um automóvel desportivo, quer na condução em estrada, quer em competições de desportos motorizados.

A suspensão foi também ajustada para um maior controlo da condução e um desempenho robusto sob cargas elevadas, com taxas de mola revistas e um conjunto de amortecedores dianteiros reforçados.

O novo GR Yaris oferece tudo o que fez do original um sucesso, mas ainda mais. Como resultado, promete colocar-se ainda mais à frente da concorrência. A gama foi simplificada ao máximo, disponibilizando apenas uma versão, equipada com um radiador adicional, “spray intercooler” e entrada de ar modificada. O novo GR Yaris está previsto para venda na Europa e em Portugal a partir do verão de 2024.

GR YARIS: A HISTÓRIA ATÉ AGORA

O GR Yaris é a demonstração perfeita de como a Toyota e a sua divisão de performance Toyota Gazoo Racing estão empenhados em desenvolver automóveis cada vez melhores através do desporto automóvel.

Desde o início, este não ia ser apenas mais um hot hatch: este era um automóvel que, em termos de engenharia e design, colhia diretamente os benefícios da experiência vencedora da Toyota Gazoo Racing no Campeonato Mundial de Ralis. O modelo de estrada foi de tal forma um sucesso que deu origem a vários trofeus monomarca, como é o caso do Toyota Gazoo Racing Iberian Cup.

Um novo motor, um novo sistema eletrónico de tração integral e um chassis feito à medida faziam parte do plano. Quando o carro de produção chegou às mãos da imprensa e dos clientes, a resposta superou em muito as expectativas da Toyota.

Desde o lançamento do modelo em 2020, foram vendidos mais de 18.000 automóveis na Europa, com um índice de satisfação do cliente de 99%. A maioria dos carros vendidos foi a versão Standard (agora designada Legend), daí a decisão de se concentrar nesta especificação para o novo modelo.

Entre os clientes contam-se muitos aficionados de automóveis de desempenho, que consideram o GR Yaris digno de um lugar ao lado de modelos de prestígio significativamente mais potentes nas suas coleções. O GR Yaris está, portanto, para além da categorização; está numa classe própria e é um clássico instantâneo dos automóveis desportivos.

O programa de desenvolvimento que deu origem ao novo GR Yaris segue o conceito de “desenvolver, correr, quebrar, reparar”. Isto descreve a forma como, na procura de melhorias, o automóvel é levado aos seus limites – literalmente até ao ponto de rutura dos seus componentes.

O engenheiro-chefe Naohiko Saito afirmou que «cada aspeto do novo GR Yaris incorpora o conhecimento e a experiência obtidos em situações reais de desporto motorizado e do nosso Master Driver e pilotos de corrida e de rali».

MAIS POTÊNCIA, MAIS BINÁRIO, MAIS CONTROLO

Aquando do lançamento, o motor turbo do GR Yaris tinha a distinção de ser a unidade de produção de três cilindros mais potente do mundo. Agora oferece ainda mais: a potência foi aumentada em 19 cv DIN e o condutor pode recorrer a mais 30 Nm de binário, com valores máximos de 261 cv e 360 Nm para uns agora ainda mais expressivos 280 cv DIN e 390 Nm.

Esta nova referência de performance reafirma a supremacia do carro na sua classe, aumentando a sua vantagem sobre a concorrência e proporcionando uma autêntica sensação de carro de corrida que reafirma como a Toyota concretizou a sua ambição de construir um carro de rali para a estrada.

Ao mesmo tempo que a potência do motor foi aumentada, foram tomadas medidas para assegurar a manutenção da durabilidade. Mais uma vez, a pista de corrida e o palco de rali foram o campo de provas, com o motor a ser testado até ao ponto de rutura no Campeonato de Ralis do Japão e no campeonato de resistência japonês.

Os pormenores incluem um sistema de válvulas reforçado, um novo material para a válvula de escape e um aumento da pressão de injeção de combustível D-4ST. Foram instalados novos pistões leves com anéis resistentes ao desgaste e foi adicionado um novo sensor de pressão de admissão.

A nova geração GR Yaris irá encontrar-se disponível em apenas uma versão que inclui um pack de desempenho de arrefecimento – a Legend. Este “pack” equipa o automóvel com um novo sub-radiador para melhorar a fiabilidade na condução a fundo, modificações na admissão de ar e um “spray intercooler”.

NOVA TRANSMISSÂO AUTOMÁTICA GAZOO RACING DIRECT SHIFT

A introdução de uma nova caixa automática Gazoo Racing Direct Shift de oito velocidades é uma das alterações mais significativas no novo programa GR Yaris, oferecida em alternativa à caixa manual de seis velocidades.

Ao conceber a nova unidade, a Toyota concentrou-se em obter a mudança de velocidade mais rápida possível. Mudar para o funcionamento automático; a utilização de uma caixa automática também permite que o condutor se concentre mais na direção e na utilização dos pedais do travão e do acelerador.

Enquanto as mudanças de velocidade convencionais se baseiam na deteção do comportamento do veículo, como a força-G de desaceleração e a velocidade, o software otimizado da nova transmissão está também afinado para detetar a forma como o condutor utiliza os travões e o acelerador.

Ao fazê-lo, antecipa quando é necessário mudar de velocidade, mesmo antes de ocorrerem alterações no comportamento do veículo, permitindo que a seleção de velocidades reflita as intenções do condutor e seja semelhante à forma como os condutores profissionais operam.

Nos testes em pista, o novo sistema provou o seu valor, ajudando a garantir tempos de volta mais rápidos do que a transmissão manual. O desempenho em termos de manobrabilidade é apoiado pelo fornecimento de série de diferenciais de deslizamento limitado “Torsen” à frente e atrás.

Para resolver questões como a vulnerabilidade dos sistemas automáticos a danos causados pelo calor e a necessidade de equilibrar uma velocidade de mudança elevada com a facilidade de condução, os engenheiros da GR efetuaram várias revisões de materiais e software.

O programa de testes incluiu pilotos da Equipa Mundial de Ralis da TGR que a colocaram à prova em diferentes superfícies, incluindo estradas cobertas de neve na Finlândia. A unidade foi também utilizada no Campeonato de Ralis do Japão, no Toyota Gazoo Racing Rally Challenge e na Série Super Taikyu.

O aumento do número de mudanças de seis para oito permite que a transmissão tenha relações mais próximas. Beneficia também de um novo sistema de controlo de binário e de um solenoide linear compacto e de elevada resposta.

A utilização de material altamente resistente ao calor na embraiagem de mudança de velocidades e a afinação do software de controlo produziram velocidades de mudança de classe mundial.

A velocidade de troca de mudanças na posição D, são ao nível da competição e a função de seleção de velocidades preditiva alinha-se perfeitamente com as intenções do condutor. Os requisitos de arrefecimento são tratados com a instalação de um refrigerador de fluido da transmissão automática de série.

Uma nova função de seleção do modo de condução está disponível para adaptar o automóvel tanto à condução desportiva como à utilização quotidiana, com os modos Sport, Normal e Eco a ativarem diferentes definições para a direção assistida elétrica, o funcionamento do ar condicionado, a resposta do acelerador e o visor do painel de instrumentos do condutor.

Nos modelos equipados com a transmissão automática Gazoo Racing Direct Shift, a sensação e a seleção das mudanças também são ajustadas. A sensação de mudança de velocidades é orientada para a resposta no modo Sport e tem um equilíbrio entre o choque e a resposta nos modos Normal e Eco.

No modo Sport, é dada prioridade à resposta na posição D, enquanto a utilização no modo M assegura as passagens de caixa mais rápidas. O condutor irá descobrir que trabalhar na gama de rotações entre as 4.900 rpm e o “red line” das 7.200 rpm o coloca no centro da ação.

Tal como no atual GR Yaris, a aderência e a tração ideais são conseguidas com o sistema de tração integral permanente GR-FOUR, controlado eletronicamente. Desenvolvido especificamente para este automóvel, este sistema ajusta o equilíbrio da tração dianteira e traseira em três modos, de acordo com o cenário de condução – Normal, Sport e Track.

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