DAKAR

Ricardo Porém promovido à sétima posição

Piloto de Leiria ascendeu duas posições da classe Challenger da 46.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, na sequência da desclassificação de dois concorrentes polacos.

carlos.sousa@autolook.pt

A desclassificação de Eryck Goczal (Taurus) e do tio Michal Goczal (Taurus), por irregularidades na embraiagem dos seus veículos, promoveu o português Ricardo Porém (MMP) ao sétimo lugar da classe Challenger da 46.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno.

O polaco Eryxk Goczal liderava confortavelmente a categoria dedicada aos veículos ligeiros protótipos, depois de se ter tornado, em 2023, no mais novo vencedor da prova, com 18 anos. No entanto, na sequência de uma inspeção técnica aos dois veículos, os delegados concluíram que os concorrentes polacos estavam a utilizar embraiagens com discos em carbono (material compósito), o que é proibido pelo artigo 286-2.3 do regulamento, que enumera os componentes que podem ser em carbono.

Desta forma, Eryk Goczal, que liderava com mais de uma hora de vantagem, vê-se arredado da prova. O novo líder é, agora, norte-americano Michael Guthrie (Taurus), com 24m16s de vantagem sobre a espanhola Cristina Gutierrez (BFG) e 24m34s face ao chileno Lopez Contardo (Can-Am).

O leiriense Ricardo Porém foi promovido à sétima posição, a 3h05m12s do comandante, enquanto João Monteiro (Can-Am) é, agora, o 13.º classificado.

«Este dia de descanso do Dakar serviu para isso mesmo, descansar. Recebemos a visita de amigos de Leiria que não quiseram faltar a esta aventura. Cumprimos alguns compromissos com patrocinadores e, na verdade, esta foi uma ótima forma de passar o dia em Riade. Este domingo, a corrida recomeça e, com algumas penalizações e desqualificações hoje validadas, ascendemos ao 7.º lugar da geral, rumo ao nosso objetivo! A aventura vai a meio! Contamos convosco!», sublinhou o piloto de Leiria, Ricardo Porém.

Este sábado viveu-se, efetivamente, o dia de descanso da prova, que termina no dia 19, na Arábia Saudita. A corrida é retomada este domingo, com a sétima etapa, entre Riade e Al-Duwadimi, com 483 quilómetros cronometrados.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *