DAKAR

De Mévius estreia-se a vencer no Dakar

Ao triunfar a sua primeira etapa da carreira no Dakar, Guillaume de Mévius assume a liderança da prova. Os Audi enfraqueceram no final da corrida enquanto Loeb, Al-Attiyah e Peterhansel perderam muito tempo e “afundaram-se” na classificação.

carlos.sousa@autolook.pt – EM ATUALIZAÇÃO

Guillaume De Mévius e Xavier Panseri (Toyota Hilux T1+4)

A etapa inaugural do Dakar 2024, disputada hoje entre Al-Ula e Al Henakiya, na Arábia Saudita, compreendeu 414 km de um percurso totalmente novo. Nunca o Dakar começou com uma etapa tão longa, com as equipas a partir para o Setor Seletivo uma hora depois do previsto devido ao acidente que envolveu um espectador e Lionel Baud (Toyota), a 200 metros após o início da etapa.

A corrida foi interrompida e as equipas de socorro intervinham e o ferido foi evacuado para o hospital mais próximo. Assim que o Dakar foi reiniciado, os Audi RS Q e-tron E2 híbridos de Mattias Ekström/Emil Bergkvist e Carlos Sainz/Lucas Cruz assumiram a liderança. A equipa sueca realizou os melhores tempos no terreno pedregoso antes de reduzir drasticamente o ritmo, possivelmente devido a vários furos.

Carlos Sainz e Lucas Cruz (Audi RS Q e-tron E2)

Largando no coração do pelotão por causa de um Prólogo fracassado, Carlos Sainz não se incomodou de forma alguma com os carros à sua frente. O piloto madrileno, de 61 anos, desferiu um ataque cirúrgico para ser o primeiro ao km 281. No entanto, Carlos Sainz perdeu-se no final do percurso, adiando a sua 43.ª vitória em etapas do Dakar.

Enquanto isso, Guillaume De Mévius, de 29 anos de idade, conduziu a Toyota Hilux T1+4 ao triunfo. O filho de Grégoire De Mévius, navegado por Xavier Panseri, conquista a sua primeira vitória especial no Dakar, numa demonstração de elevado nível, sobretudo depois de ter andado sempre no rasto dos Audi de Mattias Ekström e Carlos Sainz.

Quanto a Sébastien Loeb e Nasser Al-Attiyah, ambos da Prodrive, o dia de hoje foi nefasto. O piloto francês, que parou cerca de 10 minutos para resolver u problema mecânico, terminou a dois minutos do companheiro de equipa, mas ambos ficaram a longínquos 20 minutos do vencedor do dia.

Já a dupla Stéphane Peterhansel e Édouard Boulanger, em Audi, teve um final ainda pior. “Monsieur Dakar” foi o piloto que abriu a especial após a interrupção matinal, terminou o Setor Seletivo com mais de meia hora de atraso para Guillaume De Mévius.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *