DAKAR

astara com a neutralidade carbónica no Dakar

Formulação do combustível sintético modificada para alcançar a pegada de carbono neutra. Pela segunda vez consecutiva, serão compensadas e divulgadas as emissões diretas e indiretas de toda a equipa. astara Team é pioneira no movimento de sustentabilidade nos desportos motorizados.

carlos.sousa@autolook.pt

Laia Sanz e Maurizio Gerini em ação

A equipa mais sustentável do Rali Dakar prepara-se para a sua terceira participação numa das competições de automobilismo mais exigentes do mundo, cuja próxima edição terá lugar em janeiro na Arábia Saudita. Ao objetivo desportivo de vencer a astarateam.com categoria T1.2 Ultimate (tração a duas rodas), a equipa junta a meta de não deixar qualquer pegada ambiental.

A astara Team destaca-se pelo uso de combustível sintético em competições de automobilismo, tirando partido de uma ampla experiência adquirida e reforçando o compromisso de sustentabilidade que estabeleceu ao longo dos últimos três anos.

O projeto teve início em 2021 quando a astara, empresa líder em serviços de mobilidade, desafiou os membros da entretanto criada astara Team para uma tarefa única: competir ao mais alto nível, mas assumindo a sustentabilidade como elemento central.

Patricia Pita e Paolo Boggioni em progressão

«O facto de sermos os primeiros constituiu uma motivação adicional. Em cada edição, adaptamos as melhores soluções de sustentabilidade disponíveis às exigências de um rali como o Dakar. Apesar das dificuldades, a cada ano que passa tornamo-nos cada vez mais competitivos», afirmou Óscar Fuertes, diretor da astara Team.

No Rali Dakar 2021-2022, a equipa utilizou uma formulação de combustível sintético nos automóveis de competição com 70% de incorporação de fontes de energia renovável, o que reduziu as emissões de CO2 em idêntica medida. Na temporada seguinte, 2022-2023, os avanços registados permitiram elevar este valor para 90%.

Laia Sanz

Na próxima edição, e pela primeira vez, os astara 02 Concept – evolução do veículo de competição das edições anteriores –, utilizarão uma formulação completamente neutra em carbono.

«O combustível sintético é fundamental para o nosso projeto porque permite-nos continuar a competir com um nível de desempenho muito elevado», sublinha Óscar Fuertes. Além disso, com o objetivo de reduzir ainda mais a pegada de carbono na edição de 2024, a equipa utilizará também combustíveis com origem em fontes renováveis em todos os seus veículos de apoio.

Laia Sanz, que terá como colega de equipa a uruguaia Patricia Pita, participa em quatro rodas pelo terceiro ano consecutivo, auxiliada por Maurizio Gerini no lugar de navegador. Laia Sanz é uma piloto que se destaca por conjugar determinação, talento e consciência ambiental.

 

Maurizio Gerini

«O carro com que vamos competir este ano representa uma evolução extraordinária. É 100% neutro em emissões, mais leve e oferece melhor desempenho, enquanto cuida do meio ambiente», declara Laia Sanz, uma piloto off-road lendária e a única espanhola a completar todas as edições do Dakar em que participou, num total de 13.

Face ao astara 01 Concept do ano anterior, o 02 Concept é mais potente, dispõe de uma melhor suspensão, de uma aerodinâmica mais apurada e é mais eficiente do ponto de vista energético, «a astara Team é uma equipa com uma mentalidade diferente das outras».

«Embora ao comando de um automóvel de elevada potência, estamos ao mesmo tempo preocupados com o futuro que deixamos às gerações seguintes. É uma honra para mim fazer parte desta equipa», refere Patricia Pita, que se junta à equipa este ano, acompanhada do copiloto chileno Paolo Boggioni.

 

Patricia Pita

CADA PASSO CONTA

Além dos dados referentes à participação dos astara 02 Concept, no final da competição, tal como em anos anteriores, a equipa irá medir, divulgar e compensar as suas emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) resultantes de todas as suas restantes operações, tanto diretas como indiretas.

Para apurar as emissões, a equipa utilizará o protocolo de medição de GEE. Em 2021, a astara Team apenas mediu as emissões diretas (scope 1 dos GEE), mas desde o ano passado passou a incluir as suas próprias emissões indiretas e outras indiretas de terceiros (scope 2 e 3 dos GEE).

À semelhança do que ocorreu na edição anterior, o processo será realizado de forma transparente e com recurso a certificação por organizações independentes reconhecidas. Será utilizada uma plataforma digital para partilhar e dar visibilidade aos dados de emissões de cada veículo em cada etapa, algo único entre as equipas participantes.

Paolo Baologgioni

A 46.ª edição do Rali Dakar realiza-se pela quinta vez na Arábia Saudita, entre 5 e 19 de janeiro de 2024. A prova irá percorrer o noroeste do país ao longo de um percurso de cinco mil quilómetros, incluindo extensas secções de dunas, de Al-Ula a Yanbu, nas margens do Mar Vermelho.

O combustível sintético é totalmente neutro em termos de carbono; o seu impacto ambiental é nulo. O CO2 emitido durante a combustão é o mesmo que o extraído do ar durante o processo de produção.

Além disso, não gera resíduos sólidos nem micropartículas. A sua produção baseia-se na obtenção de gás de síntese – utilizando energias renováveis – que passa por processos químicos sucessivos, resultando num hidrocarboneto líquido ecológico fácil de utilizar, armazenar e transportar. A eficiência energética do combustível sintético é 12% superior à da gasolina.

 

aSTARA: THE OPEN MOBILITY COMPANY

Estamos perante uma empresa líder em mobilidade (the Open Mobility Company), com foco nas pessoas, comprometida com a sustentabilidade. Com um volume de negócios de mais de 5 mil milhões de euros em 2022, a astara oferece soluções de mobilidade pessoal, com opções para as diferentes necessidades de cada utilizador, dependendo da maturidade de cada mercado, incluindo propriedade, subscrição e conetividade. Um ecossistema de mobilidade, apoiado pela inteligência de dados e suportado pela plataforma astara.

Tudo isto graças a uma equipa diversificada com mais de 40 nacionalidades, em 19 países e três continentes, presente na Europa, LATAM e Sudeste Asiático.

aSTARA TEAM

A astara Team é uma equipa de competição criada em 2021 para participar no Rali Dakar, com o objetivo de demonstrar que a excelência tecnológica e a competição de alto nível podem coexistir com o respeito pelo ambiente e pela diversidade. Este é o terceiro Dakar da astara Team, que se apresenta com dois veículos astara 02 Concept, um buggy de duas rodas motrizes movido a e-fuel.

Laia Sanz / Maurizio Gerini e Patricia Pita / Paolo Baologgioni vão competir ao mais alto nível, utilizando uma solução de mobilidade eficiente e amiga do ambiente, com o objetivo de vencer na sua categoria, a T1.2 Ultimate.

O Rali Dakar 2024 realiza-se pelo quinto ano consecutivo na Arábia Saudita, começando a 5 de janeiro na antiga cidade de Al-Ula, em direção ao Empty Quarter, e terminando a 19 de janeiro em Yanbu, ao longo das margens do Mar Vermelho.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *