Enduro

Portugal manteve a 7.ª posição nos ISDE

O selecionado júnior de Portugal, que está a participar nos International Six Days Enduro, em San Juan, na Argentina, conservou esta quinta-feira a sétima posição, depois de mais um dia abrasivo e com algumas quedas à mistura.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O trio português, formado por Frederico Rocha, Rui Fernandes e Francisco Leite, encarou a discussão do quarto dia de prova com muita valentia, numa etapa em que no início o traçado era bastante duro, mas o principal inimigo foi mesmo com o calor.

O cenário desta quinta-feira foi exatamente o mesmo da véspera, ou seja, em torno da Barragem de Punta Negra, e ao longo de cerca de 230 km e com mais de 7h30 de competição em cima das motos.

Frederico Rocha “puxar dos galões” e arquitetou uma estratégia bem delineada para superar os obstáculos e encerar o dia no 19.ª lugar à geral. Apesar de “massacrado” por algumas quedas, o piloto de Coimbra tirou partido da sua experiência e, aos comandos da sua GasGas 350, concluiu com sucesso a etapa entre o “top 20”, fruto de ter terminado no 18.º lugar, ficando ainda a satisfação de ter registado o 16.º melhor tempo na derradeira especial do dia, em Punta Negra.

Refira-se que o piloto conimbricense alinha na 97.ª edição dos International Six Days de Enduro com uma GasGas 350 que desconhecia sendo por isso uma nova experiência, mas com o objetivo bem delineado: «Não tinha muita experiência com esta moto, mas estou consciente de que é crucial rodar em bom ritmo e, naturalmente, em evolução ascendente».

E é o que está a acontecer com Frederico Rocha. Feliz está, igualmente, Rui Fernandes, jovem piloto que se encontra na 25.ª posição: «O dia foi bom. Comecei a encaixar bem com as especiais e a equipa também esteve muito bem. Estamos todos a dar o máximo de nós. Estamos a subir na classificação e, para esta sexta-feira, será o derradeiro dia de enduro, porque depois é só o motocross, e está feito», sublinhou Rui Fernandes bastante satisfeito.

Numa etapa bastante dura, Francisco Leite beneficiou do seu enorme entusiasmo para progredir na prova e subir principescamente na pauta classificativa. Depois de muito porfiar e a manter uma toada segura e precisa, terminou a etapa para selar o 26.º posto à geral. Refira-se que o trio português tudo fez para “colar-se” ao selecionado germânico que, no entanto, ganharam mais 3m24s e a diferença para os 6.º locar está separado por 25m14s.

Na classe de Clubes, Fernando Sousa Jr. é o único português e prova e, esta quinta-feira, garantiu o 75.º lugar entre centena e meia de pilotos que ainda estão em prova. Com esta prestação, Fernando Sousa Jr. é agora 60.º na classificação geral

Para o quinto dia e penúltimo da 97.ª edição dos International Six Days Enduro de 2023, os pilotos vão estar sujeitos a um novo percurso e especiais, embora os índices de exigência não sofrem qualquer alteração. Vão ser mais 7h00 de competição e cerca de 220 km, com partida de Villicum rumo a sul da Represa de Ullum, ultrapassando mesmo os limites da cidade de San Juan.

SUÉCIA CONTINUA IMBATÍVEL

NO FIM JUNIOR WORLD TROPHY

Em termos de classificação geral, não houve mudanças no topo da classe FIM Junior World Trophy, com a Suécia mais perto de alcançar a vitória. O trio sueco formado por Albin Norrbin (Fantic), Axel Semb (Husqvarna) e Max Ahlin (KTM) é um dos principais pontos de discussão nesta prova mais dura do mundo de enduro.

O conjunto sueco lidera a corrida por mais de 17 minutos de avanço e, para esta sexta-feira, espera ter um dia de corrida sem problemas.

No quarto dia, a França foi a segunda melhor que os suecos, embora quatro minutos atrás. Vencendo os Estados Unidos por 2m30s, os suecos reforçaram a sua vantagem sobre os norte-americanos em mais de cinco minutos. Já a Argentina vai procurar agora levar a melhor sobre a República Chéquia, que está em quarto lugar na classificação geral.

ESTADOS UNIDOS LIDERA TROFÉU MUNDIAL DA FIM

Os Estados Unidos derrotaram a Itália no quarto dia do Troféu Mundial da FIM dos Internacional de Seis Dias de Enduro da FIM. Foi uma vitória extremamente difícil dos norte-americanos, que esgrimiram argumentos durante todo o dia, superando o contingente italiano por apenas quatro segundos. Elucidativo.

Por seu turno, a Suécia conquistou quatro vitórias em quatro etapas na classe FIM Junior World Trophy deste ano, enquanto os Estados Unidos marcharam à frente com uma vantagem confortável sobre a equipe FIM LA no FIM Women’s World Trophy, enquanto o espanhol Josep Garcia reivindica o triunfo individual da classificação geral ao cabo do no quarto dia de prova.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *