Enduro

Freeman lidera e perde invencibilidade na Finlândia

Na prova em que a Prime Stadium anunciou as novidades para 2024, o destaque vai os portugueses em competição: no primeiro dia, Frederico Rocha (GasGas) terminou em 12.º na Classe Youth e Joana Gonçalves (Husqvarna) em 10.ª na Classe Senhoras. No segundo dia, Joana Gonçalves não foi além do 12.º lugar e Frederico Rocha obteve o 19.º lugar.

carlos.sousa@autolook.pt

Brad Freeman perdeu a invencibilidade no Campeonato do Mundo EnduroGP 2023, em Heinola, na Finlândia, mas mantém a liderança. Numa ronda que contou com a presença de Jorge Viegas, presidente da FIM, a Prime Stadium aproveitou a ocasião para anunciar novidades sobre os países que vão receber o campeonato em 2024.

O pontapé de saída da terceira ronda do Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship foi dado, como habitualmente, na sexta-feira com a Akrapovic Super Test, prova à qual acorreram milhares de espectadores. A pista, com um traçado exigente, permitiu aos pilotos brilhar e proporcionar um grande espetáculo.

Brad Freeman (Beta Factory Racing) levou a melhor sobre os seus adversários e, pela primeira vez neste campeonato, venceu a Akrapovic Supertest de sexta-feira. Nas senhoras, Jane Daniels (Fantic) ganhou sem surpresa, por uma vantagem de mais de 5 segundos.

No primeiro dia de provas em Heinola, Brad Freeman (Beta Factory Racing) voltou a dominar no terreno e assegurou a quinta vitória consecutiva da temporada. Steve Holcombe, colega de equipa, foi segundo e Josep Garcia (Red Bull KTM Factory Racing) terminou em terceiro.

Nas senhoras, Jane Daniels voltou a não dar hipótese e venceu novamente. Quanto aos portugueses em competição, Frederico Rocha (GasGas) ficou em 12.º na Classe Youth e Joana Gonçalves (Husqvarna) em 10.ª na Classe Senhoras.

No segundo dia do GP da Finlândia, Josep Garcia ganhou a etapa, mas não destronou Freeman na liderança. Os britânicos Freeman e Holcombe ficaram em segundo e terceiro lugar respetivamente. Sem surpresa, no Magnorange FIM Women Enduro World Championship, Jane Daniels repetiu a vitória. Joana Gonçalves não foi além do 12.º lugar e Frederico Rocha da Classe Youth obteve o 19.º lugar.

NOVIDADES PARA O CAMPEONATO DO MUNDO DE ENDUROGP 2024

Em conferência de imprensa, Francisco Pita, da Prime Stadium, anunciou que o calendário do próximo ano está praticamente fechado, sendo certo que haverá provas em Portugal, Espanha, Eslováquia, Roménia e França, país onde o Enduro é muito popular e onde «é muito importante fazer regressar o Campeonato do Mundo de EnduroGP».

A França receberá a última ronda do Campeonato. Outra grande novidade é a entrada do Reino Unido onde estão previstas um ou duas provas, sendo certo que uma delas será em Agosto no País de Gales.

«Chegámos a um ponto onde se tornou difícil escolher os países em que realizaremos as provas por termos muitas candidaturas. Depois da novidade da Roménia, França e Reino Unido em 2024, teremos a Eslovénia em 2025 e queremos fazer uma ou duas rondas na Austrália, país onde o Enduro é tão importante em 2026», disse Francisco Pita.

Jorge Viegas, presidente da FIM, esteve presente no GP da Finlândia e declarou em entrevista exclusiva que «o trabalho do promotor é positivo, ainda há alguns pontos a melhorar, com certeza, mas há uma evolução muito grande desde o ano passado e sobretudo sente-se uma grande diferença, em relação aos anos anteriores, desde que a Prime Stadium ficou com a promoção do Enduro».

Quando questionado como perspetiva a modalidade no contexto do motociclismo, Jorge Viegas sublinhou que «o Enduro é uma modalidade muito antiga, que tem tido altos e baixos, que deu nascimento a outras modalidades, como o motocross ou o trial, que agora está a tentar modernizar-se, encontrar o seu lugar».

«Temos tido muito mais pilotos, mais interesse das fábricas. Temos de investir muito no Enduro, o que não foi feito nos últimos 10 anos e agora estamos a fazê-lo finalmente. Estou convencido que o Enduro vai melhorar o seu ranking em relação às outras disciplinas do motociclismo», acrescentou Jorge Viegas.

Refira-se que a Prime Stadium é uma empresa especializada na organização de provas desportivas, nomeadamente jet ski, campeonatos de ténis nacionais e internacionais e desportos motorizados. A Prime Stadium celebrou com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) o contrato de promotora do Campeonato do Mundo de EnduroGP para os próximos 10 anos (2022 – 2032).

O Campeonato do Mundo de EnduroGP segue já na próxima semana para Skovde na Suécia onde se realizará a quarta ronda de 1 a 3 de junho.

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *