Verstappen conquistou a 11.ª “pole” do ano
Piloto neerlandês, já campeão antes desta prova, fez o seu melhor tempo em 1m10,727s, batendo o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) por 0,294 segundos, com o canadiano Lance Stroll (Aston Martin) em terceiro, a 0,617.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
O temporal que desabou sobre o traçado do Circuito José Carlos Pace, levou à exibição da bandeira vermelha, a meio da Q3, com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) a garantir a “pole position” para o Grande Prêmio de São Paulo. De facto, a última fase da qualificação, a Q3, foi interrompida quando faltavam 4m19s para o final com uma bandeira vermelha devido à chuva que se abateu sobre o circuito de Interlagos, em São Paulo.
Inicialmente, começaram a sentir-se os aguaceiros ainda durante a primeira das duas tentativas de voltas rápidas, que rapidamente desembocaram numa tromba de água. Com o anoitecer a aproximar-se, a sessão já não foi retomada e as equipas receberam mesmo ordem para encerrarem as portas das garagens para não se inundarem.
Foi a 11.ª vez que o campeão do mundo garantiu a “pole position” este ano, o que constitui um “record”. Max Verstapeen forçou para ser um dos primeiros a entrar em pista, com o propósito do que poderia vir a acontecer, como sucedeu.
Max Verstappen está, assim, em oitavo lugar na lista dos pilotos com mais “poles” de todos os tempos, mas a apenas uma do britânico Nigel Mansell (32), que é sétimo, e a duas de Jim Clark e Alain Prost (33), que são os sextos. Seguem-se Sebastian Vettel (57), Ayrton Senna (65), Michael Schumacher (68) e, no topo da lista, Lewis Hamilton, com 104.
A paragem da sessão levou a que os pilotos não tivessem tido oportunidade de fazerem uma segunda saída para a pista, com a curiosidade do início da sessão ter sido atrasada 15 minutos para o asfalto ser limpo dos destroços deixados pelas corridas anteriores.
Provavelmente, sem esse atraso, a qualificação podia ter decorrido de forma normal. Para se ter uma ideia do estado em que a pista estava, basta dizer que Max Verstappen foi, na Q3, mais lento 0,6” do que fora na Q2.
O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) garantiu o outro lugar, com a segunda linha a ser monopolizada pelos Aston Martin, com o canadiano Lance Stroll a superar o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), com a equipa a conseguir o melhor resultado conjunto do ano e o canadiano a conseguir pela quarta vez um lugar na segunda linha da grelha.
Os Mercedes partilham a terceira linha da grelha, com o inglês Lewis Hamilton à frente do seu compatriota George Russell. O inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) e o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) completaram o lote de pilotos que chegaram à Q3.
O mexicano foi penalizado pelo facto de ter sido o último a sair para a pista e ter visto a bandeira amarela, o que o obrigou a “levantar o pé”, em consequência da saída da pista ao australiano, que não marcou nenhum tempo.
Para se ter uma ideia do equilíbrio que caracterizou a qualificação basta sublinhar que na Q1, os 20 carros ficaram separados por menos de um segundo.
Para este sábado está reservada a qualificação eliminatória para a corrida Sprint, a última da temporada, que se disputa às 18h30 (hora de Lisboa), com a corrida principal agendada para domingo.
GRELHA DE PARTIDA
Max Verstappen | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’10,727″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’11,021″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’11,344″ | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’11,387″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’11,469″ | |
George Russell | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’11,590″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’11,987″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’11,989″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’12,321″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
sem tempo | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-23/Ferrari | |
1’10,547″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A523/Renault | |
1’10,562″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A523/Renault | |
1’10,567″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF23/Ferrari | |
1’10,723″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’10,840″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’10,837″ | |
Riccardo Patrese | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’10,843″ | |
Valtteri Bottas | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’10,955″ | |
Logan Sargeant | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’11,035″ | |
Guanyu Zhou | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’11,275″ |