RALIS

Rally Legends Luso-Bussaco já move paixões

De hoje, sexta-feira, a domingo, as “míticas” especiais da Mealhada, Mortágua e Penacova que fizeram furor nos anos 80 voltam a ser o palco de excelência para as equipas inscritas na prova do Clube LusoClássicos relembrar os tempos áureos do Rali de Portugal naqueles territórios.

Texto: CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOSÉ MOURA

Vai hoje para a estrada o Rally Legends Luso-Bussaco, sétima edição que já fervilha de entusiasmo na vila termal de Luso, Mealhada, Mortágua e Penacova, competição marcada por uma partida simbólica em cada um dos municípios e que conta com oito dezenas de pilotos de Portugal, Espanha e Inglaterra.

Cingido por um cenário natural e mediático, o Rally Legends Luso-Bussaco tem como objetivo principal enraizar na região um rememorável evento à semelhança do que é produzido na Europa, trazendo de volta à estrada alguns dos veículos mais míticos que fazem parte da história desportiva automóvel.

Por via disso, o “palco” está montado para que a prova do Clube LusoClássicos conserve o estatuto de referência na sua área de jurisdição e concelhos limítrofes, a qual nasceu para preencher uma lacuna da região, pretendendo, de forma “sui generis”, reviver momentos dos anos 80 quando as viaturas brindavam o público que invadiam as bermas da estrada por altura do Rali de Portugal.

Pelo facto de não se tratar de uma prova 100% desportiva, com enorme caráter social e um fator gigante de índole turístico, o Rally Legends Luso-Bussaco viu-se na obrigatoriedade de limitar a lista de inscritos, contribuindo para a afirmação e promoção da marca Bussaco, aliada ao Mondego, dando a conhecer todo o património natural e cultural da região.

Durante os três dias de prova, o público vai poder ver em ação viaturas míticas e clássicos que fizeram história nos ralis, nomeadamente Ford Escort, Fiat 131, Audi Quattro S1, Lancia 037, Delta S4 ou Stratos, Peugeot 205 T16, entre outros.

O programa para hoje da sétima edição do Rally Legends Luso-Bussaco compreende a apresentação e partida simbólica das equipas participantes, entre as 15h30 e as 17h30, na vila de Luso, com a mítica super-especial de Mortágua agendada para as 20h00.

Para amanhã, os pilotos têm a segunda “prova de fogo” às 9h00, com a especial de Algeriz (7,85 km), repetindo a dose às 10h48, estando reservada a partida simbólica junto à Câmara Municipal de Penacova às 13h13, antecedendo o início da terceira especial, às 14h00, Penacova-Bussaco, traçado original do Rali Portugal, mas em piso de asfalto. A segunda passagem é efetuada às 15h58.

O dia termina com o habitual Boucle “Alfredo César Torres”, no Luso e Lameira de São Pedro, com a primeira passagem marcada para as 21h00 e, a segunda, às 21h17. Trata-se de uma “super-especial” noturna que privilegia o espetáculo e leva à vila termal milhares de pessoas.

No domingo, o Rally Legends Luso-Bussaco, com partida às 9h30, da Avenida Emídio Navarro, desenrola-se na especial de Monte Novo, com dupla passagem pelas 10h18 e 12h06, com a chegada prevista da primeira equipa ao Parque Fechado às 12h31, no Palace Hotel do Bussaco. A entrega de prémios terá lugar às 16h30, na Avenida Emídio Navarro, no Luso.

Refira-se que o Clube LusoClássicos conta com as parcerias das autarquias da Mealhada, Mortágua e Penacova, bem como do Turismo Centro de Portugal, Fundação Mata do Bussaco, Junta de Freguesia do Luso, entre outros.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *