FÓRMULA 1

Duelo intenso pelo segundo lugar no Brasil

É já este fim de semana que o Circuito de Interlagos recebe o Grande Prêmio de São Paulo, marcando a 20.ª etapa da temporada 2023. Este ano marca a 33.ª vez que Interlagos recebe a Fórmula 1, com destaque para a luta entre Lewis Hamilton (Mercedes) e Sergio Perez (Red Bull/Honda).

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, nos arredores de São Paulo, fecha o ciclo de três fins de semana consecutivos de Grandes Prémios, que trouxeram a caravana de Austin (Texas – Estados Unidos), até à cidade brasileira, depois de uma paragem na Cidade do México.

Tal como sucedeu na corrida norte-americana, vamos ter no sábado uma corrida “Sprint”, cujo número poderá aumentar no próximo ano, o que amplia as hipóteses do inglês Lewis Hamilton (Mercedes) neutralizar os 20 pontos de atraso que tem para o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda).

Recorde-se que, ao ficar de fora na primeira curva no “seu” Grande Prémio, o piloto mexicano viu o inglês, que foi segundo, aproximar-se do lugar intermédio em termos globais.

Para a Red Bull, que nunca escondeu o desejo de ver os seus dois pilotos no topo da classificação final – situação que foi quase permanente ao longo da temporada –, a possibilidade de ver Sergio Perez no lugar mais baixo do pódio será considerada uma derrota, depois do domínio avassalador exercido durante todo o ano.

Para que o 1 – 2 da marca de bebidas energéticas seja possível deverá ser preciso contar com a ajuda no neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) ao seu colega de equipa.

Trata-se de uma possibilidade do neerlandês “travar” o inglês mas, pelas declarações do campeão do mundo, isso é algo que parece pouco provável, uma vez que o Max Verstappen nunca escondeu que não está disponível para “jogos” de equipa.

Resta saber se, nos bastidores, os responsáveis da Red Bull vão conseguir convencer o piloto, em caso de necessidade, a abdicar dos seus interesses pessoais para beneficiar os da equipa.

Importante será, igualmente, a luta que McLaren e Aston Martin irão travar pelo quarto lugar dos construtores, em termos do dinheiro a receber, com a equipa de Woking a dispor de 20 pontos de vantagem sobre o rival de Silverstone, tudo apontando para que a McLaren acabe por garantir a posição já que fizeram trajetos diferentes.

A McLaren começou mal e tem vindo a subir de forma significativa ao contrário da Aston Martin que teve um bom início da temporada mas perdeu a embalagem ao longo da época, o que parece ter deteriorado as relações entre o espanhol Fernando Alonso e a equipa.

No fundo do pelotão, os 16 pontos que separam Williams Alpha Tauri, Alfa Romeo e Haas prometem luta intensa pela oportunidade de pontuar, para conseguirem a melhor posição no final do campeonato e receberem mais dinheiro, factor importante para aquelas que têm menor capacidade financeira.

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 491 pontos; 2.º, Sergio Perez, 240; 3.º, Lewis Hamilton, 220; 4.º, Carlos Sainz, 183; 5.º, Fernando Alonso, 183; 6.º, Lando Norris, 169; 7.º, Charles Leclerc, 166; 8.º, George Russell, 151; 9.º, Oscar Piastri, 87; 10.º Pierre Gasly, 56; 11.º, Lance Stroll, 53; 12.º, Esteban Ocon, 45; 13.º, Alexander Albon, 27; 14.º, Valtteri Bottas, 10; 15.º, Nico Hulkenberg, 9; 16.º, Yuki Tsunoda, 8; 17.º, Riccardo Patrese, 6; 18.º, Guanyu Zhou, 6; 19.º, Kevin Magnussen, 3; 20.º, Liam Lawson, 2; 21.º, Logan Sargeant, 1.

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 731 pontos; 2.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 371; 3.º, Scuderia Ferrari, 349; 4.º, McLaren F1 Team, 256; 4.º, Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, 236; 6.º, BWT Alpine F1 Team, 101; 7.º, Williams Racing, 28; 8.º, Scuderia Alpha Tauri, 16; 9.º, Alfa Romeo F1 Team ORLEN, 16; 10.º, MoneyGram Haas F1, 12.

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