RALIS

Joaquim Rodrigues no Legends Luso-Bussaco

O mortaguense radicado em território mealhadense está de “alma e coração” na sétima edição do Rally Legends Luso-Bussaco, na estrada de sexta-feira a domingo, em que este ano terá a companhia do navegador Gonçalo Cunha, de Fafe, no Ford Fiestra R2T.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOSÉ MOURA

Está tudo a postos para mais uma edição da prova do Clube Luso-Bussaco. Desta sexta-feira a domingo, o piloto Joaquim Rodrigues, que faz equipa com Gonçalo Cunha, “criou” uma ligação de excelência em dois dos três concelhos por onde passa o Rally Legends Luso-Bussaco, exceção feita a Penacova.

Natural da Moura, no concelho de Mortágua, e com fortes vínculo à Mealhada, pelo contexto profissional e residencial, o piloto Churrasqueira Rocha, volta a apostar no Ford Fiesta R2T, preparado pela Autodocim – Manutenção e Reparação Auto, Ld.ª, de Fafe, para divertir-se à porta de casa onde nasceu e cresceu.

Com maior intensidade nos concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova, as especiais desenhadas pela estrutura organizativa servem de fio condutor para alcançar os objetivos traçados, que passam, «por divertir-nos, sem descurar, obviamente, uma boa classificação, quer em termos gerais, como na classe em estamos inseridos», revelou o piloto ao “autolook.pt”.

Reconhecido o percurso das oito especiais divididas por três dias que integram o desígnio do Rally Legends Luso-Bussaco, o piloto Churrasqueira Rocha revelou que «estamos perante uma prova de grande superioridade social e desportiva, sendo uma mais-valia os três municípios terem dados as mãos e fazerem parte de uma manifestação de índole competitiva com conta, peso e medida».

«Nunca é demais tecer os melhores comentários ao Clube LusoClássicos porque, além de colocar a prova na estrada, teve a sensatez de conduzir o rali a zonas em que as pessoas teriam dificuldade em se deslocar para ver as emoções produzidas por pilotos e máquinas, e isso só foi possível com a agregação das autarquias da Mealhada, Mortágua e Penacova», sublinhou Joaquim Rodrigues.

Tratando-se da sua quarta participação no Rally Legends Luso-Bussaco, o piloto da Moura, concelho de Mortágua, não esquece as suas origens, sobretudo de tudo aquilo que o transformou na pessoas que é hoje, sustentando que «estamos perante mais uma “visita” muito especial e de forma diferenciada ao “meu” território».

«Obviamente que jamais esquecerei as minhas raízes, assim como a região da Mealhada, que me “aperfilhou” e que também terei o gosto de acelerar em algumas estradas do concelho», acrescentou o piloto.

Ligado de forma umbilical ao setor da restauração – nomeadamente na Churrasqueira Rocha, que prima por um serviço de excelência, com natural destaque para o leitão no ponto com a pele bem crocante e batata frita pala-pala estaladiça, está situada à saída da Mealhada, em direção à vila termal de Luso –, Joaquim Rodrigues afirmou ainda que «o Rally Legends Luso-Bussaco é uma competição que beneficia em muito o comércio local porque trás muitas pessoas aos nossos territórios em plena época baixa».

«As pequenas empresas locais nos mais diversos setores são responsáveis por uma parcela significativa dos empregos nas nossas comunidades, e a valorização do comércio local pode ajudar a manter e aumentar esses empregos», resumiu Joaquim Rodrigues, piloto Churrasqueira Rocha.

O programa para esta sexta-feira da sétima edição do Rally Legends Luso-Bussaco compreende a apresentação e partida simbólica das equipas participantes, entre as 15h30 e as 17h30, na vila de Luso, com a mítica super-especial de Mortágua agendada para as 20h00.

Para sábado, os pilotos têm a segunda “prova de fogo” às 9h00, com a especial de Algeriz (7,85 km), repetindo a dose às 10h48, estando reservada a partida simbólica junto à Câmara Municipal de Penacova às 13h13, antecedendo o início da terceira especial, às 14h00, Penacova-Bussaco, traçado original do Rali Portugal, mas em piso de asfalto. A segunda passagem é efetuada às 15h58.

O dia termina com o habitual Boucle “Alfredo César Torres”, no Luso e Lameira de São Pedro, com a primeira passagem marcada para as 21h00 e, a segunda, às 21h17. Trata-se de uma “super-especial” noturna que privilegia o espetáculo e leva à vila termal milhares de pessoas.

No domingo, o Rally Legends Luso-Bussaco, com partida às 9h30, da Avenida Emídio Navarro, desenrola-se na especial de Monte Novo, com dupla passagem pelas 10h18 e 12h06, com a chegada prevista da primeira equipa ao Parque Fechado às 12h31, no Palace Hotel do Bussaco. A entrega de prémios terá lugar às 16h30, na Avenida Emídio Navarro, no Luso.

Refira-se que o Clube LusoClássicos conta com as parcerias das autarquias da Mealhada, Mortágua e Penacova, bem como do Turismo Centro de Portugal, Fundação Mata do Bussaco, Junta de Freguesia do Luso, entre outros.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *