AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Citroën apresenta o novo ë-C3 100% elétrico

A Citroën desafia as regras dos automóveis europeus do segmento B com a revelação da quarta geração do modelo C3. O primeiro automóvel 100% elétrico e acessível da Europa. Com uma autonomia de 320 km, a gama ë-C3 será proposta em muitos mercados da Europa a preços justos, a partir de 23.300 euros.

carlos.sousa@autolook.pt

O ë-C3 100% elétrico oferece o melhor conforto da sua classe, uma experiência elétrica facilitada, um nível de equipamento excecional e uma relação qualidade-preço excecional, num produto fabricado na Europa.

O novo ë-C3 assinala, de um modo significativo, um novo capítulo para a Citroën. A marca popular e audaz reinventa-se para enfrentar, de forma agressiva, os desafios de tornar a mobilidade 100% elétrica acessível a todos, com o primeiro “hatchback” do segmento B totalmente elétrico, concebido e construído na Europa para os clientes que desejam os benefícios da mobilidade com emissões zero a um preço líquido, justo e acessível.

O Citroën ë-C3 proporciona a sensação de “viagem num tapete mágico” ao combinar, pela primeira vez, a aclamada Suspensão Citroën Advanced Comfort com os novos Bancos Citroën Advanced Comfort.

Mais alto e mais quadrado, mas com dimensões semelhantes: o novo ë-C3 oferece um conforto sem lugar a compromissos, uma posição de condução mais elevada (mais 100 mm em relação ao atual segmento B) para facilitar as entradas e as saídas, uma maior distância ao solo e elementos de proteção exterior para refletir os gostos dos clientes.

 

NOVO Ë-C3 ACRESCENTA

BATENTES HIDRÁULICOS PROGRESSIVOS

Pela primeira vez na história do C3, a Citroën instala as suas inovadoras e exclusivas Suspensões Citroën Advanced Comfort como equipamento de série em todas as versões do novo ë-C3 100% elétrico.

Invisíveis para o condutor e para os ocupantes, os Batentes Hidráulicos Progressivos asseguram aos ocupantes uma sensação única de conforto na estrada, do tipo “viagem num tapete mágico”, graças à utilização de batentes Hidráulicos progressivos, que permitem aos engenheiros uma maior liberdade para afinar a suspensão do novo ë-C3, dando a impressão de que o automóvel desliza quando circula sobre pisos irregulares.

São utilizados dois batentes em cada canto do veículo, em conjunto com o amortecedor e a mola –, em vez de batentes mecânicos – um para compressão e outro para descompressão (ou ressalto).

O aclamado sistema funciona em duas fases. Para uma compressão e descompressão mais ligeiras, a mola e o amortecedor controlam os movimentos verticais em conjunto, sem necessidade de assistência dos batentes hidráulicos.

Para grandes impactos, a mola e o amortecedor trabalham em conjunto com os batentes hidráulicos, para abrandar o movimento gradualmente e eliminar os solavancos. Ao contrário de um batente mecânico que absorve a energia e depois a devolve parcialmente sob a forma de choque, o batente hidráulico absorve e dissipa essa energia.

O espaçoso interior foi concebido em torno de superfícies simples, mas requintadas, para proporcionar aos ocupantes um ambiente semelhante ao da sala de estar ou do lounge de suas casas.

Os bancos Citroën Advanced Comfort, com novo padrão, do ë-C3 foram concebidos à medida do automóvel e utilizam espuma adicional para proporcionar uma sensação de acolhimento e suavidade desde o primeiro contacto e uma condução com apoio independentemente da distância a percorrer.

O design é completamente novo e, com 1,57 m de altura, proporciona aos ocupantes dos bancos dianteiros mais 30 mm de altura, para uma posição de condução mais elevada e dominante, com uma maior sensação de controlo e segurança.

Todos beneficiam de uma maior visibilidade para o exterior, o que contribui para aumentar a sensação de bem-estar a bordo. De facto, o novo ë-C3 é mais espaçoso no interior em quase todas as dimensões do que o seu antecessor, apesar de ser apenas 19 mm mais comprido e 6 mm mais largo.

O espaço para os cotovelos dos passageiros traseiros é superior em 19 mm e o dos dianteiros em 21 mm face à média do mercado, enquanto a distância para os joelhos, no banco traseiro, é a melhor da sua classe, pelo menos 20 mm superior à média.

Transportar objetos e bagagem é fácil no novo ë-C3. O seu interior mais alto está repleto de zonas de arrumação úteis e inteligentes nos painéis das portas, na consola central e sob o apoio de braços central, estando disponível um tapete de carregamento sem fios na consola central (de série na versão Max).

A confortável modularidade 60:40 dos encostos dos bancos traseiros (de série na versão Max) e uma largura entre os arcos das rodas traseiras de 1.015 mm asseguram que os clientes podem transportar objetos de maiores dimensões sempre que necessitarem, e os generosos 310 litros de volume de bagagem atrás dos bancos traseiros devem ser suficientes para a maioria das viagens de compras.

VIDA ELÉTRICA FACILITADA

O motor elétrico de 83 kW/113 CV fornece potência e binário para as deslocações diárias e viagens longas, enquanto o conjunto de baterias LFP de 44 kWh proporciona uma autonomia máxima de 320 km WLTP.

Carregamento rápido de 20 a 80 por cento da capacidade em apenas 26 minutos em postos DC de 100 kW. Fácil acesso a mais de 540.000 estações de carregamento em toda a Europa. A navegação conectada com a nova App ë-ROUTES garante a redução dos tempos de viagem e o acesso permanente a uma rede de carregamento “real” mais fiável.

No que é uma estreia na Stellantis, a plataforma nativa para propostas BEV, eficiente em termos de custos, utiliza um conjunto de baterias LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh, proporcionando uma autonomia máxima de 320 km WLTP, com uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW DC, permitindo recarregar de 20 a 80 por cento da sua capacidade em 26 minutos.

O carregamento normal em corrente alternada (AC), de 20% a 80%, demora cerca de 4h10 utilizando uma potência de 7 kW, ou 2h50 se estiverem disponíveis 11 kW. É fácil aceder a instalações de carregamento AC, domésticas e públicas, utilizando o cabo Modo 3 de série, ideal para o carregamento regular em casa, utilizando uma Wallbox, bem como fora, em estações de carregamento públicas. O cabo é compatível com uma Wallbox monofásica de 7,4 kW, bem como com uma trifásica de 11 kW.

Com um motor de 83 kW (113 CV) e uma transmissão totalmente automática que acelera o automóvel dos 0 aos 100 km/h em cerca de 11 segundos, e uma velocidade máxima (provisória) de 135 km/h, o novo ë-C3 oferece potência e desempenho mais do que suficientes para lidar com as situações de trânsito do quotidiano, particularmente em ambientes urbanos e suburbanos.

Os condutores do novo Citroën ë-C3 100% elétrico que escolham a opção “Connect Plus” irão beneficiar de um conjunto de novas ferramentas dedicadas para tornar a sua experiência de propriedade livre de stress.

A aplicação Citroën e-ROUTES foi especialmente desenvolvida para os veículos elétricos Citroën e é o passaporte do condutor para o planeamento de rotas mais eficientes, monitorização fácil do nível da bateria e dados da rede de carregamento em tempo real.

Com esta App integrada, os condutores podem ter a certeza de que os tempos de viagem serão reduzidos, que os melhores e mais fiáveis dados da rede de carregamento em tempo real estão acessíveis, que saberão sempre qual a percentagem de carga da bateria que restará à chegada e que o reencaminhamento será feito, automaticamente, se necessário.

A função E-Remote permite que os proprietários utilizem a sua App MyCitroën como controlo remoto para o seu ë-C3, a fim de pré-aquecer ou pré-arrefecer o veículo antes da partida, gerir os horários de carregamento, monitorizar o estado da carga e mostrar a localização do veículo.

O automóvel fica automaticamente emparelhado com a App e-ROUTES assim que os proprietários inserem os seus detalhes na sua conta MyCitroën.

 

PROFUNDAMENTE EQUIPADO

O novo Citroën ë-C3, 100% elétrico, surpreende e encanta com um vasto portefólio de equipamentos e soluções inteligentes que complementam a preocupação sem cedências com o conforto.

O C-Zen Lounge, equipado com Citroën Head-Up Display e um volante compacto, no que é uma abordagem inteligente para reinventar o painel de instrumentos e substituir o cluster tradicional, proporciona um acesso fácil a todas as informações essenciais, sem ter de se tirar os olhos da estrada.

Suporte para smartphone incorporado, permitindo ao condutor abrir, automaticamente, uma App dedicada, utilizando a tecnologia sem fios NFC (Near Field Communication) para o infotainment. Ampla gama de soluções Citroën de assistência ao condutor agora integradas em todas as versões, oferecendo conforto, segurança e apoio.

Assegurar um conforto líder na sua classe e um ambiente sereno para todos a bordo foram prioridades para as equipas de design e engenharia do 100% elétrico ë-C3. No entanto, isto é apenas o início da história, pois foi igualmente importante dotar este hatchback do segmento B, de conceção e construção europeias, com um conjunto surpreendentemente abrangente de equipamentos e soluções inteligentes, que visam satisfazer todas as necessidades dos clientes.

CONECTIVIDADE SEM FALHAS

Apesar de ser um automóvel relativamente compacto, o novo ë-C3 100% elétrico dá grande importância às opções conectadas de infotainment, todas elas centradas na facilidade de utilização pelos ocupantes, e no acesso rápido a funcionalidades inteligentes e úteis de que os clientes necessitam para viajar facilmente e viver as suas vidas conectadas sem falhas.

Os comandos instintivos no volante e um botão “Home” em todas as versões asseguram uma experiência sem preocupação para o condutor quando está ao volante.  Estão disponíveis dois níveis de sistema de infotainment:

Os clientes podem aderir a um ou ambos os níveis das subscrições de Serviços Conectados para tirar o máximo partido do seu sistema através da sua conta MyCitroën enquanto utilizam a Internet ou a App MyCitroën. O “Connect One” é gratuito e permite o acesso imediato ao e-Call e ao Citroën Assistance, aos serviços de telemanutenção e o acesso a um manual do proprietário digital.

Por uma mensalidade após um ano de teste gratuito, o “Connect Plus” acrescenta informações de trânsito em tempo real para garantir que os condutores possam escolher a melhor rota para as suas viagens, uma vez que são calculadas e sugeridas alternativas com base nos fluxos de trânsito previstos e nos engarrafamentos ou congestionamentos em curso. O sistema também apresenta informações sobre a cidade em 3D completo (gratuito durante três anos)

As duas versões do novo ë-C3 e os seus respetivos níveis de sistema de infotainment de série – My Citroën Play com Smartphone Station, My Citroën Drive com Touchscreen de 10” – são compatíveis com a aplicação Citroën e-ROUTES,

Com uma autonomia de 320 km, a gama ë-C3 será proposta em muitos mercados da Europa a preços justos, a partir de 23.300 euros(*), numa altura em que a Citroën reforça, agressivamente, a sua missão de tornar a mobilidade totalmente elétrica acessível a todos.

Para os clientes, a simplicidade de escolha é assegurada por uma gama otimizada com duas versões bem equipadas, denominadas You e Max. Um Citroën ë-C3 com 200 km de autonomia irá chegar em 2025 com preços a partir dos 19.900 euros.

(*) O novo ë-C3 será proposto a um preço líquido a partir de 23.300 euros em França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Áustria e Portugal, ao preço convertido em zloty, na Polónia, e a 23.300 euros mais eventuais taxas de registo em Itália e Espanha.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *