AUTOMÓVEISNotícias Várias

Volkswagen We apresenta mais serviços

O automóvel evoluirá para um hub central na Internet das Coisas”. Uma verdadeira cloud para ligar carros e clientes que beneficiarão de serviços como a partilha de automóveis.

(auto.look2010@gmail.com)

A Volkswagen está em profunda transformação. A marca está a acelerar o processo de desenvolvimento do seu ecossistema na área do software, através da plataforma We – que teve presença num stand próprio durante o recente Web Summit em Lisboa – com know-how próprio ou em conjunto com parceiros externos.

O investimento da Volkswagen ronda os 3,5 mil milhões de euros até 2025 e será focado no desenvolvimento de empresas e produtos digitais, assentes na plataforma We, alojada numa cloud que permite ligar veículos e consumidores oferecendo serviços como o car-sharing ou a entrega de encomendas no carro. Parte desse investimento será canalizado para a finalização de um sistema operativo a introduzir nos modelos eléctricos da Volkswagen a partir de 2020.

“WE SHARE”: ELÉCTRICOS E PARTILHADOS

No âmbito da sua ofensiva digital, a Volkswagen anunciou que lançará um novo serviço de partilha de carros totalmente eléctricos, com a marca “We Share”. A primeira frota de veículos será lançada na capital alemã, Berlim, e incluirá 1.500 e-Golf quando o serviço começar a operar no segundo trimestre de 2019, a que se juntarão posteriormente 500 e-up! Estes veículos serão gradualmente substituídos pelos primeiros modelos da nova família Volkswagen I.D. em 2020.

MAIS DE 2,6 MILHÕES DE UTILIZADORES

Cerca de 2,6 milhões de condutores da Volkswagen já estão actualmente online via “Volkswagen Car-Net”. Um sistema que transforma cada modelo da Volkswagen num verdadeiro amigo para o dia-a-dia.

Pode fornecer instruções ao longo de cada deslocação, divertir o condutor ou pedir ajuda em caso de emergência. É a ligação ao mundo a partir de um modelo Volkswagen equipado com sistema de navegação.

O CarNet estabelece uma ligação aos modelos da Volkswagen, e está acessível a partir do portal online Car-Net, do sistema de infotainment do próprio carro ou da app Volkswagen Car-Net. Os serviços estão agrupados em Security & Service, Guide & Inform e App Connect.

INFORMAÇÕES E SERVIÇOS VIA SMARTPHONE

Com o “Volkswagen Connect” o condutor de um Volkswagen com menos de 10 anos pode aceder às informações mais importantes do automóvel, ao resumo digital dos percursos e a outras funcionalidades directamente no seu smartphone.

Quer saber onde está estacionado o seu automóvel? Qual o custo da sua última viagem? Ou quando está prevista a próxima marcação de serviço? Basta ligar o seu smartphone ao DataPlug do carro via Bluetooth e registar-se na app.

ESTACIONAMENTO PAGO PELO TELEMÓVEL

O serviço “We Park” mostra como é fácil o novo “Volkswagen We”, encontrando-se por enquanto em fase experimental nas cidades alemãs de Augsburg, Berlim, Hamburgo, Colónia, Potsdam e Wolfsburg.

É apenas necessário fazer o “download” da app “We Park” através da Apple Store ou da Google Play Store. Depois terá de se registar nesta app ou em park.we-vw.com. A app identifica a sua localização via GPS e indica automaticamente o preço para o estacionamento nas zonas em questão.

O montante a cobrar será referente ao tempo em que o carro está estacionado, sendo iniciado e terminado com um clique na app. Um pequeno autocolante no pára-brisas (que pode obter da internet) indica que já aderiu ao sistema de estacionamento com “We Park”.

ENCOMENDAS DIRECTAMENTE NA VIATURA

O serviço “We Deliver” permitirá que os veículos se tornem “moradas móveis” para a entrega de encomendas. O comprador de um produto online, poderá indicar onde está o seu veículo e dar autorização à empresa de transportes para o abrir e deixar a respectiva encomenda.

A abertura será realizada com a prévia solicitação da transportadora de forma a que o proprietário do veículo possa dar acesso ao mesmo através de uma chave digital enviada pelo telemóvel. Este serviço está neste momento numa fase experimental em Berlim. O “We Deliver” também permite que sejam efectuadas devoluções

Os modelos da Volkswagen serão cada vez mais como dispositivos digitais sobre rodas. Em 2025, estima-se que 80 milhões de utilizadores irão recorrer aos serviços da “Volkswagen We”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *