AUTOMÓVEISNotícias Várias

Volvo e Luminar avançam na condução autónoma

Marca sueca e a start-up especializada no desenvolvimento de sensores para veículos autónomos, revelam os sensores LiDAR e as capacidades de percepção mais avançadas da indústria.

(auto.look2010@gmail.com)

A Volvo Cars e a Luminar estão a exibir, no Salão Automóvel de Los Angeles (Automobility LA), os seus mais recentes avanços tecnológicos em matéria de condução autónoma. O desenvolvimento em curso da tecnologia LiDAR, que utiliza a emissão de impulsos de luz para detectar objectos, é um elemento crucial no desenvolvimento de automóveis com condução autónoma mais seguros.

Os automóveis equipados com esta tecnologia conseguem circular, de uma forma segura e mais rápida, em ambientes de elevada complexidade rodoviária, pois possuem melhores capacidades de percepção a longo alcance.

A tecnologia LiDAR poderá ajudar a concretizar a visão da Volvo Cars para a condução autónoma. O seu desenvolvimento e a melhoria das capacidades de percepção são alguns dos muitos caminhos que a Volvo Cars e os seus parceiros estão a seguir com vista à introdução de veículos totalmente autónomos.

Estas novas capacidades perceptivas tornam possível detectar as formas humanas com um nível de detalhe superior e que não é possível para os sensores actuais. Adicionalmente, esta nova tecnologia permite ainda detectar objectos a uma distância até 250 metros, um alcance bastante superior ao da tecnologia LiDAR actual.

«A tecnologia de condução autónoma irá elevar a segurança automóvel a outro nível. Este princípio é a razão pela qual a Volvo Cars deseja ser líder neste capítulo. Em última análise, a tecnologia irá criar vantagens para os nossos clientes e para a sociedade como um todo. A Luminar partilha desta nossa visão e de tentar tornar reais estes benefícios. Esta nova tecnologia de percepção representa um passo importante nesse processo», sublinhou Henrik Green, vice-presidente do Departamento de Pesquisa da Volvo Cars.

A Volvo Cars está fortemente empenhada no estabelecimento de parcerias estratégicas que acelerem a introdução de novas tecnologias no âmbito da disrupção actualmente existente na indústria automóvel.

No início deste ano, a Volvo Cars adquiriu, através do Volvo Cars Tech Fund, uma parte da Luminar naquele que constituiu o primeiro investimento deste fundo destinado a investir nas tendências tecnológicas estratégicas que estão actualmente a transformar a indústria automóvel.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *